top of page

"SI BOBIÁ A GENTE PIMBA" EMBARCA PARA CONCURSO DE QUADRILHAS EM MINAS GERAIS

A quadrilha Junina “Si Bobiá a Gente Pimba" ganhou o Concurso Regional do DF pela LINQDFE e representará a capital federal no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas pela CONFEBRAQ (Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas).

Divulgação Pimba

Sediada na cidade de Samambaia/DF, a Pimba mete o pé na estrada para a cidade de Belo Horizonte. A atual campeã com oito títulos regionais conquistados durante os seus 30 anos de história (1992- 2022) busca defender o título para a capital com o tema autoral “Retalhos: Contos, Histórias e Memórias em uma noite de São João”.


ANDANÇAS

O tema escolhido para o espetáculo tem por inspiração sentimentos humanos, contradições do dia a dia e a beleza presente nas ações de quem vive, levanta, cai, vence, é derrotado, se fortalece e recomeça – a síntese da própria quadrilha, que luta para manter viva a força da cultura popular gerada na periferia. No enredo, todos são convidados a VIAJAR na história de uma singela costureira, que, em uma noite de São João, imersa em seu trabalho e suas lembranças, chancela o marcador Cumpadi Martin, na carga de história do seu paletó, a EMENDAR e contar suas memórias e viajar por suas resistências. O espetáculo junino ganha desenho ao contar as memórias de Ticinha de Zé Caicó, de Fatinha, menina sonhadora e de personagens que somam histórias nessas andanças. E é justamente nessas andanças que surgem o desbravador e corajoso Lipe de Socorrinha e do Vei Juracy, que nos coloca em contato com o lado contraditório das nossas dúvidas – personagens que poderiam ser nossos parentes.


A representante do DF irá disputar o título nacional com mais 17 quadrilhas juninas do Brasil. Dentre elas estão representantes do Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, entre outros estados.


O casal de noivos apresenta ao público a beleza e a leveza da ESPERANÇA, DA BONDADE, da não DESISTÊNCIA do outro e de si, afinal, VIVER é verbo, é viagem... e a saudade é nosso pedaço de eternidade, pois somos todos feitos de gente!


30 ANOS DE RESISTÊNCIA

A Quadrilha “Si Bobiá a Gente Pimba” foi fundada no ano de 1992, na cidade de Samambaia/DF, e conta atualmente com participações de brincantes de diversas cidades do Distrito Federal e também do Entorno. Durante toda sua existência buscou a manutenção das tradições juninas e da cultura popular, além de exercer um papel cultural e social importante para o contexto da cultura local, ajudando Samambaia a entrar no hall das cidades mais atuantes no segmento de produção cultural.

Divulgação Pimba

Somente em 2022, já se apresentou pelos principais arraiais de Brasília, como os de Águas Claras, Guará, Clube Naval e CCBB, sem contar nas mais de 30 apresentações em escolas e instituições do DF, como forma de contribuição especial por contar com o apoio do FAC DF para a construção da indumentária. Em comemoração aos seus 30 anos, fez também uma turnê pelo Nordeste, se apresentando no Parque do Povo, dentro da programação do Maior São João do Mundo, de Campina Grande, bem como em João Pessoa- PB e Porto de Galinhas-PE. Após a viagem a Belo Horizonte, a Pimba também tem agenda marcada com o tradicional Maior São João do Cerrado, que está por vir.


O Grupo Folclórico por trás da quadrilha é um dos fundadores da LINQ – DFE. Em 2019, a Pimba tornou-se a única Quadrilha Junina Octacampeã do Distrito Federal e também carrega o inédito título de Quadrilha Campeã Nacional reconhecida por todo o movimento junino do Brasil.


O CONCURSO NACIONAL DE QUADRILHAS JUNINAS É REALIZADO PELA CONFEBRAQ (Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas). A apresentação da Pimba será no sábado, dia 13 de agosto, em Belo Horizonte.


QUER CONHECER MAIS?

INSTAGRAM: @pimbaoficial

(a partir dos 5:00:00 de vídeo)


Comentários


bottom of page