• Editor

SESSÃO ESPECIAL "CENTENÁRIO DE CLARICE" NESTA QUINTA-FEIRA NO CCBB

O espetáculo "Na Sala com Clarice", com Odilon Esteves, terá apresentação especial nesta quinta (10/12) em comemoração ao centenário de Clarice Lispector. A peça segue em cartaz neste ano pelo CCBB On-line até o dia 20.

"Na sala com Clarice" é uma peça literária on-line em que o público escolhe, a partir de um cardápio de textos da autora, quais gostaria de ouvir naquela sessão. O solo de Odilon Esteves estreou na semana na plataforma Zoom. A sessão de hoje é especial, pois a data marca o centenário de Clarice Lispector.


Os espectadores escolhem, ao longo da sessão, por enquete eletrônica, a partir das opções preparadas pelo ator, os textos que gostariam de ouvir interpretados. A transmissão é feita da sala do ator para a sala do espectador.


O projeto patrocinado pelo Banco do Brasil segue os moldes de um acontecimento gastronômico, oferecendo ao público um "cardápio literário" com entrada, prato principal e sobremesa, representados pelos contos e crônicas da autora. Serão oferecidas 15 opções para cinco serem escolhidas e apresentadas na sequência. A peça tem duração de 60 a 90 minutos, variando em função das escolhas do dia.


PALESTRA COM NÁDIA BATTELA

Além da peça, o projeto propõe um ciclo de palestras que aprofundam a leitura e a análise da obra de Clarice. A primeira delas, acontecerá na próxima segunda-feira, às 19h, através de transmissão aberta pelo canal http://www.youtube.com/OdilonEsteves


Nádia Battella Gotlib é mestra, doutora e professora livre-docente pela USP, onde atuou, desde 1970, como professora e pesquisadora nas áreas de Literatura Portuguesa e Literatura Brasileira. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Autora de, entre outros livros, "Clarice, uma vida que se conta" (1995), atualmente na 7ª edição pela Edusp; e de "Clarice Fotobiografia" (2008), atualmente na 3ª edição também pela Edusp/Imesp. Os dois foram traduzidos para o espanhol, respectivamente, na Argentina e no México.


PROGRAME-SE

Apresentações: 06 a 20 de dezembro

09 a 31 de janeiro | sábados às 20h e domingos às 19h

Sessão especial "Centenário de Clarice": 10/12 (quinta-feira) às 20h


FICHA TÉCNICA

Textos: Clarice Lispector. Concepção e atuação: Odilon Esteves. Codireção e direção de arte: Fernando Badharó. Trilha sonora: Barulhista. Iluminação:Lucas Pradino. Intérprete de Libras: Marcella Alves de Sousa. Produção Executiva: Ricelli Piva. Direção de produção: Juliana Sevaybricker. Produção: Agentz Produções

Duração: de 60 a 90 minutos (dependendo das escolhas do público)

Classificação etária: 12 anos

Ingressos gratuitos pelo site: https://www.sympla.com.br/nasalacomclarice

Lotação: 995 pessoas