top of page

SERENATA DO SEU ZECA - MORADOR DE CEILÂNDIA GRAVA MÚSICAS EM ESTÚDIO

Seu Zeca tinha um sonho: gravar as músicas que compôs ao longo da vida... E coloca vida longa nisso! Aos 77 anos, ele conheceu um estúdio de verdade e gravou algumas canções de seu repertório.

José Ribamar Borges - o Seu Zeca

Nascido no Piauí, e com muito orgulho, ele já trabalhou em fazenda de desembargador, já pegou na mão de Juscelino Kubitschek, já enfrentou o frio intenso de junho nos primeiros anos de Brasília, trabalhou em farmácia e já ajudou muita gente vinda de sua terra para tentar a sorte na capital do país. Seu Zeca é aquela figura simpática que divide o tempo entre a vendinha na varanda de casa, a família e o bom e velho violão. Agora, aos 77 anos, se aventurou a realizar um sonho antigo: gravar algumas de suas músicas... e como nunca é tarde pra sonhar, lá foi ele de Ceilândia para a Asa Sul para experimentar os bastidores de um estúdio.


Hoje nós sabemos que o LP e o CD já não são mais artigos tão populares. Ainda que comprados por colecionadores de músicas que fazem questão de um objeto físico para ouvir música, a onda do momento é a internet. Pensando nisso, foram escolhidas cinco músicas do repertório criado por Seu Zeca para gravação em estúdio. Após a avaliação do material gravado e editado, uma delas será escolhida para virar um videoclipe. Assim, os amigos e parentes de Brasília e do Piauí vão saber o que esse senhor de fala mansa e olhar atento anda aprontando na melhor fase da vida.


COMO A IDEIA SURGIU?


Seu Zeca e sua esposa, Dona Ana Maria, estão juntos há muitos anos. O violão sempre fez parte de momentos em família e pouco a pouco ele mesmo passou a compor suas canções, que sequer tinham nome. Autodidata, ele nunca teve aula de violão, mas aprendeu os acordes e, entre erros e acertos, foi montando seu repertório. E é assim que ele recebe alguns amigos e familiares... com uma música gostosa que tem algo de Amado Batista, de Odair José, Alípio Martins e tantos outros que um dia ele ouviu.


Na casa de Seu Zeca e Dona Ana sempre passou muita gente! Além dos filhos do casal, Ana Jacqueline e José Ribamar, sobrinhos, irmãos, primos e netos fizeram com que o local parecesse uma grande república. Era assim que nos anos 70, 80 e 90 eles tentavam ajudar os parentes distantes, para que também tentassem a vida em Brasília. A maioria dos agregados conseguiu se instalar definitivamente em Brasília. Por isso, hoje a família é grande e até difícil de contar. Num desses encontros, um dos afilhados do casal, o ator e produtor brasiliense Josuel Junior, ouviu a cantoria de Seu Zeca e, com o auxílio de parceiros, tocou o projeto de gravação das músicas e do videoclipe. A pretensão é pequena, mas vale pelo registro do que foi feito. Com a força do youtube e do whatsapp, muita gente da família vai poder ver e ouvir o lado cantor de Seu Zeca.


As gravações das músicas ocorreram no Hi-Fi Studio, da 503 Sul, e o videoclipe está previsto para ser gravado ainda neste mês em locação externa pela equipe da produtora 3º Andar. Entre a fase de gravação e os produtos finais ainda leva um tempinho, até porque é preciso masterizar, mixar, editar e finalizar tudo. Por enquanto, o que foi disponibilizado é um vídeo com os bastidores da gravação em estúdio em registros crus (sem tratamento).


Confira o vídeo dos bastidores:


CONHEÇA HI-FI STUDIO - 503 SUL

Instagram: @hifistudio503sul

Ensaio: 45,00 a hora

Gravação ao vivo: 100,00 a hora

Gravação por canal: 80,00 a hora

Mixagem: 300,00 por música

bottom of page