Paulo Souza é um escritor e editor nascido e criado no Distrito Federal. Mente sensível e cheio de versatilidade, é um dos nomes que o Portal Conteúdo tem a honra de divulgar.
Paulo Souza nasceu na cidade do Gama e foi criado em Taguatinga/DF. Desde sempre, encontrou na escrita uma ferramenta de escape para fugir dos problemas e compreender a si mesmo. Foi através de seus textos guardados que descobriu que a literatura não é uma atividade exclusiva da elite cultural e social do país; ela pertence a todos e pode ser praticada por todos. Aos dezessete anos, escreveu seu primeiro livro, embora tenha percebido posteriormente que não estava pronto para publicação. A partir dessa constatação, passou a estudar escrita e técnicas narrativas de forma autônoma.
Em 2013, fundou o blog e canal de literatura "Ponto Para Ler", onde compartilhava contos, poesias e resenhas de livros, principalmente de autores e autoras de Brasília. Essa iniciativa culminou em diversos eventos entre 2015 e 2018, como o "Literatura por Mulheres", "Elifante – Encontro de Literatura Fantástica do Cerrado", "Vitrine Literária", "Chuva Poética" e o "Natal dos Leitores". Também colaborou com o SESC-DF e a Feira do Livro de Brasília.
Em 2016, lançou de forma independente seu primeiro livro, um e-book de contos intitulado "Ponto Para Ler Contos", que alcançou posições de destaque nas vendas nas três primeiras semanas após o lançamento. A repercussão desse trabalho levou-o a ser selecionado por André Vianco, renomado autor brasileiro de literatura de terror, para contribuir com o conto "Carrancas" na Antologia Sombria de 2018. No mesmo ano, publicou sua primeira obra física, a novela "Clarice, a Última Araújo", de forma tradicional pela editora Penalux.
Com o crescimento de sua carreira literária, em 2019, decidiu encerrar o blog "Ponto Para Ler" e concentrar-se na criação de conteúdo para promover sua identidade como escritor, originando um canal de vídeos, focado em literatura, escrita e violão. Em 2024, fundou a Feraz Editora, com o propósito de colaborar, fomentar e criar oportunidades para a literatura produzida no Centro-Oeste. Além de seu trabalho como escritor, é ativista e membro do corpo diretivo do Sindicato dos Escritores do DF e membro do coletivo de artistas ATEAR – Ativismo e Arte.
Atualmente, o inquieto pensador produz conteúdo voltado para escrita, literatura e violão no canal "Paulo Souza" no YouTube. Além disso, faz parte do Sindicato dos Escritores do DF e do coletivo de artistas ATEAR. Paulo produz e organiza eventos literários, além de realizar mediação em lançamentos e bate-papos.
ENCONTRE O ESCRITOR NAS REDES
Instagram: https://www.instagram.com/psouza_escritor/
Comments