O disco reúne composições autorais inéditas, concebidas e produzidas por sambistas e artistas do DF e do Brasil. A roda de lançamento será realizada no dia 25, em Taguatinga
Neste mês de fevereiro, a coletiva Samba da Malandra lança o seu primeiro álbum autoral, intitulado ‘Cantautoras’. O disco é protagonizado por mulheres e reúne nove composições inéditas criadas por integrantes da coletiva e por compositoras parceiras. A roda de lançamento do álbum será realizada no dia 25 de fevereiro (domingo), no Sítio Areté, em Taguatinga. A programação começa às 11h e segue até às 16h, com entrada franca. O primeiro single do álbum, a música “Licença pra Chegar”, estará disponível a todos os públicos a partir do dia 23, no Youtube.
Samba da Malandra é uma coletiva de mulheres artistas e periféricas do Distrito Federal, que há quatro anos movimentam a cena musical com rodas que reverenciam as grandes sambistas precursoras. Na roda de lançamento do álbum ‘Cantautoras’, o grupo pretende realizar uma grande festa com participações especiais. Entre as convidadas, estão as artistas Paola Tainã e Prethaís, cantoras e compositoras que assinam duas canções presentes no disco.
‘Cantautoras’ traz a magia, a força e o gingado das mulheres no samba, inspirado em compositoras e mestras pioneiras como Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Dona Dalva, Carolina Maria de Jesus, Clementina de Jesus, Beth Carvalho e Tia Ciata. As canções que integram o álbum foram reunidas durante o período de isolamento social provocado pela pandemia. Produzido em 2023 de forma independente, o disco nasce a partir da história de vida e da poética das integrantes da Samba da Malandra e de compositoras parceiras viventes no DF, dando vida a nove composições inéditas assinadas por Fernanda Fontoura, Haynna, Lirys Catharina, Loba Makua, Prethais, Marina Flores e Paola Tainã.
O disco também marca os cinco anos de existência em movimento do grupo Samba da Malandra e sua trajetória pautada em narrativas contracoloniais e de valorização das mulheres e das diversidades. “Estamos invadidas pela energia de lançar um disco com protagonismo de mulheres do samba, todo feito e tocado com autorias, direção e produção musical de mulheres. Pedimos licença e pisamos o solo sagrado do samba confirmando as pegadas e reverberando a narrativa viva das que vieram antes, das que estão e das que virão! Nada sozinha, tudo sendo muitas, plurais, diversas”, relata Fernanda Fontoura, idealizadora do projeto.
‘Cantautoras’ é um projeto independente realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), com idealização e coordenação de Fernanda Fontoura, produção executiva de Kessy Freire, direção musical de Rhayane Maiara, produção musical de Lirys Catharina e direção artística de Luazi Luango.
Samba da Malandra
Pedindo licença às matriarcas e saudando a malandragem, nasce a Samba da Malandra, uma coletiva de samba com raízes, terra, água, fogo e ventania. Samba autoral, artesanal, produzido e tocado por mulheres que atuam em diversas frentes do fazer artístico no Distrito Federal: Fernanda Fontoura (vocal), Fernanda Monteiro (violão), Fernanda Vitória (percussão), Iza Costa (cavaco e direção musical da banda), Marina Flores (vocal) e Nathália Marques (percussão). O grupo iniciou sua trajetória em 2019, interpretando grandes mulheres sambistas nacionais. Em 2024, lança o seu primeiro álbum autoral, Cantautoras, com canções assinadas por compositoras da cena independente. Samba da Malandra é magia das mulheres no samba! “Salve a malandragem!”.
PROGRAME-SE
Roda de lançamento do disco ‘Cantautoras’ - Samba da Malandra
QUANDO: 25 de fevereiro (domingo), das 11h às 16h
ONDE: Sítio Areté - Núcleo Rural de Taguatinga, Chácara 30
ENTRADA: franca - mediante doação de um 1kg de alimento não perecível
CLASSIFICAÇÃO: livre
Redes sociais: @sambadamalandra - https://instagram.com/sambadamalandra
Informações: 61 9.9807.4310
Comments