SAÍDA DE EMERGÊNCIA - UMA SÉRIE EM ÁUDIO

Produção feita inteiramente on-line uniu artistas de Brasília, Teresina, São Paulo, Recife e passou até pelo Canadá.

Fotos: Jackson Marinho e Junior Andrade

Lado a lado em um avião, um casal começa uma conversa despreocupada que progressivamente revela um enredo de mistério. Ele é um espião e ela é uma prostituta. Ambos parecem envolvidos em uma rede de assassinatos, mas só parecem. A trama, que pode parecer vir de um filme de ação é, na verdade, de uma série de comédia — e uma série em áudio.


Na “podsérie” Saída de Emergência, nada é como se espera, mas tudo é amarrado com bom humor. Criada pelos escritores Bruno Bucis e Ítalo Damasceno, a série acaba de apresentar, em pré-estreia, seu piloto em diversas plataformas de streaming de áudio, como o Spotify (https://open.spotify.com/show/3eguVrRFf9R7kgOZ0Pg0WD — e disponível também no Anchor, Google Podcasts e mais, confira a lista completa de links em https://www.instagram.com/saidadeemergenciapodcast/ ).


No dia 16, sexta-feira, escolhido para a estreia oficial da trama, também será aberta uma campanha de financiamento coletivo. Os ouvintes interessados na trama poderão contribuir para o financiamento de novos episódios da série através da plataforma Benfeitoria (acesse o link para a campanha em https://benfeitoria.com/podcast-saida-de-emergencia-obp ).


O que é uma podsérie?

Apesar de ter sucessos no exterior (Homecoming e Marvel’s, por exemplo), o formato de “podsérie” foi pouco explorado no Brasil. Entre as poucas iniciativas, a mais conhecida é a “podsérie” Sofia, do próprio Spotify, que estreou em 2020 com astros como Monica Iozzi e Otaviano Costa no elenco.

Neste cenário, Saída de Emergência inova por ser um projeto independente, financiado exclusivamente pelos ouvintes, mas sem abrir mão da qualidade, como prova o primeiro episódio. A trama é protagonizada pela cantora e atriz Gabby Malta (It’ Okay), pelo ator e bailarino Zé Reis (Frango) e grande elenco. A edição de áudio de Thiago Magialis (Radio Oslo) cria uma ambientação que transporta o ouvinte direto para o voo 4327.


Produzida entre o final do ano passado e o início de 2021, a série deve contar com 10 episódios de até 15 minutos, para se encaixar na rotina do ouvinte e será lançada em “formato Netflix”, todos os episódios publicados simultaneamente para dar controle total da trama ao ouvinte.


Para que os 10 episódios sejam finalizados com o mesmo rigor técnico da estreia, entretanto, é necessário um investimento que será custeado com o que for arrecadado no financiamento coletivo pelo Benfeitoria.


O futuro de Saída de Emergência

O objetivo é arrecadar um total de R$ 4.400,00 para que os envolvidos no desenvolvimento de Saída de Emergência sejam pagos e para ajudar na divulgação da série. Caso o mínimo de R$ 3.200,00 não seja alcançado, todo o dinheiro será devolvido aos benfeitores.


Quem participar da arrecadação contará ainda com várias recompensas, mas a principal delas é que todos receberão em primeira-mão o episódio dois da trama — e que, prometem os criadores, torna ainda mais absurda a revelação final do primeiro.


As faixas de recompensa envolvem uma diversidade de bonificações incluindo, na faixa de contribuição máxima, edições autografadas dos primeiros livros dos autores da “podsérie” — Noites de Sol (2017), de Bruno Bucis, e O Falso Francês (2020), de Ítalo Damasceno —, além de uma edição numerada e assinada do roteiro completo do programa.


Produção independente e internacional

A produção inteira da série foi feita remotamente, não só por conta do isolamento social característico da pandemia, como também pelos distintos pontos geográficos de onde vem cada um dos envolvidos na criação de Saída de Emergência. Envolvendo uma equipe esparzida por Brasília, Teresina, São Paulo e Recife, no Brasil, além de Vancouver, no Canadá. Como a maior parte do elenco e os criadores já moraram na capital do país em alguma ocasião, a série decidiu brincar com os estereótipos relacionados à cidade, mas com uma surpreendente reviravolta que revela a humanidade dos personagens ali retratados.


Saída de Emergência é uma “podsérie” criada por Bruno Bucis e Ítalo Damasceno. Com Gabby Malta, como Morgana. Zé Reis, como Calvin. E vozes adicionais de Suelaine Anjos, Flavy Medeiros, Thiago Magialis, Ítalo Damasceno e Bruno Bucis. A edição de áudio é de Thiago Magialis.


QUEM FAZ

Bruno Bucis é escritor, jornalista e mestrando em literatura latino-americana pela Universidade de Buenos Aires. Seu primeiro romance foi Noites de Sol, de 2017. Foi premiado pelo Ministério da Cultura em 2018 com a novela Brigue como um morto e em 2020 pelo Itaú Cultural e pela Universidade de Salamanca por seus contos.


Ítalo Damasceno tem contos publicados em coletâneas e já escreveu sobre cultura para portais de notícias de Brasília. Estudou roteiro para audiovisual foi selecionado para um curso com Aguinaldo Silva (novelista). É autor de O falso francês, de 2020.


PROGRAME-SE

16/04 - Estreia oficial do piloto de Saída de Emergência, no Spotify e em outras plataformas de áudio, e também da campanha de financiamento da série de áudio no Benfeitoria.