top of page

SÚBITA COMPANHIA ESTREIA ESPETÁCULO "RESSACA"

A peça, que aposta na dramaturgia de destaques da cena contemporânea nacional, faz curta temporada de 11 a 28 de maio, com apresentações de quinta a domingo

Foto: Virginia Benevenuto

O Teatro da CAIXA Cultural Curitiba será palco da estreia de "Ressaca", nova montagem da Súbita Companhia de Teatro com direção de Maíra Lour, a partir do dia 11 de maio. A peça, contemplada no Edital Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2002, ficará em cartaz até o dia 28 de maio, com apresentações de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes de cada apresentação.

No espetáculo, três pessoas estão numa sala em uma manhã de 1º de janeiro de um ano qualquer. Quem são elas? Sobre o que discutem? Do que lembram? Por que estão ali? A peça explora as infinitas possibilidades que este enredo oferece, a partir de três textos curtos inéditos, escritos pelas dramaturgas Camila Bauer (RS) e Carla Kinzo (SP) e pelo dramaturgo Vinícius de Souza (MG). Sob a direção de Maíra Lour, o elenco é formado por Cássia Damasceno, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano.

A peça aposta na diversidade da criação dramatúrgica brasileira ao combinar diferentes texturas e estilos de escrita, proporcionando à plateia múltiplas possibilidades a partir de um mesmo ponto de partida, como reforça Maíra Lour. “Este encontro com três textos tão singulares de propostas dramatúrgicas contrastantes tem sido um exercício importante para pensar a encenação e interpretação que nos interessa hoje na Companhia”.

“Ressaca” conecta artistas de diferentes regiões do país com o objetivo de compartilhar interesses e conhecimentos sobre a criação teatral contemporânea. A Companhia curitibana convida artistas de São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio Grande do Sul para comporem juntos esta nova montagem.

O projeto ainda oferece três oficinas gratuitas de dramaturgia: “Diálogo”, com Vinícius de Souza; “A escrita, o confinamento e as imagens de amplidão: criação de textos curtos para a cena”, com Carla Kinzo; e “Iniciação à escrita dramatúrgica”, com Camila Bauer, também na CAIXA Cultural Curitiba, para o público interessado. As inscrições podem ser feitas pelo link https://linktr.ee/flutuaproducoes.

Sobre a Súbita Companhia A Súbita Companhia de Teatro é um coletivo de artistas com sede na cidade de Curitiba/PR, que cria espetáculos, produtos audiovisuais, publicações e ações formativas desde 2007. A companhia desenvolve uma pesquisa continuada em encenação e dramaturgia contemporâneas com foco no estudo do corpo e do movimento, com interesse em estabelecer um lugar de criação e experimentação com outros artistas e companhias nacionais e internacionais. A trajetória da Súbita conta com 15 espetáculos, 3 cenas curtas, 8 curta metragens, 8 publicações em dramaturgia, 1 evento internacional de formação artística, inúmeros workshops, residências, temporadas, circulações e participações em eventos culturais e festivais. Em 2023 a Súbita completa 16 anos de atuação no cenário cultural e se destaca pela continuidade e qualidade do trabalho artístico em produções e ações de formação e fomento às artes cênicas. Mais informações em www.subitacompanhia.com.br

PROGRAME-SE Espetáculo “Ressaca” De 11 a 28 de maio (quinta a domingo) Quinta a sábado, às 20h; Domingo, às 19h Teatro da CAIXA Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280 - Centro, Curitiba - PR, 80060-100) Entrada gratuita - ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações Classificação: 14 anos Oficina “Diálogo”, com Vinícius de Souza Dia 13 de maio (sábado), das 14h às 18h Sinopse: Como escrever um diálogo? Esta é a pergunta que norteia a oficina, com foco no estudo e na criação de diálogos para a cena teatral. Nela, os participantes vão conhecer e conversar sobre algumas estruturas, formas e funcionamentos do diálogo, a partir de uma visão dramatúrgica aberta e inventiva, além de experimentar um breve exercício prático. Inscrições de 01/05 a 07/05 através do link: https://linktr.ee/flutuaproducoes Divulgação dos selecionados: até 10/05 Oficina “A escrita, o confinamento e as imagens de amplidão: criação de textos curtos para a cena”, com Carla Kinzo Dia 27 de maio (sábado), das 14h às 18h Sinopse: Na oficina, serão discutidos alguns textos breves de ficção, entre contos curtos, poemas e cenas breves de dramaturgia. A ideia é que, a partir dessas leituras e discussões, sejam produzidas cenas próprias, para no máximo duas personagens, em um espaço fechado. O desafio do trabalho será pensar o confinamento em fricção com imagens poéticas amplas – como o mar, o deserto e a floresta.

Inscrições de 01/05 a 21/05 através do link: https://linktr.ee/flutuaproducoes Divulgação dos selecionados: até 24/05

Oficina “Iniciação à escrita dramatúrgica”, com Camila Bauer Dia 28 de maio (domingo), das 14h às 18h Sinopse: Oficina de iniciação à escrita dramatúrgica, com exercícios práticos de composição que enfatizem a hibridização do gênero dramático. Será trabalhada a construção de fragmentos de textos que transitem entre diferentes gêneros literários presentes na dramaturgia contemporânea, buscando explorar uma pluralidade de linguagens. Inscrições de 01/05 a 21/05 através do link: https://linktr.ee/flutuaproducoes Divulgação dos selecionados: até 24/05 Mais informações: www.instagram.com/subitacompanhia / www.instagram.com/flutuaproducoes

QUEM FAZ Direção: Maíra Lour Dramaturgia: Camila Bauer, Carla Kinzo e Vinícius de Souza Elenco: Cassia Damasceno, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano Direção de produção: Gilmar Kaminski Assistência de direção: Dafne Viola Assistência de produção: Anna Wantuch e Záire Osório Preparação corporal: Kenia Dias Cenografia: Guenia Lemos e Ana Kummer Iluminação: Beto Bruel Sonoplastia: Álvaro Antonio Figurinos: Isbella Brasileiro Design gráfico: Pablito Kucarz Registro audiovisual: Bruna Pena Registro fotográfico: Bruna Pena e Virginia Benevenuto Assessoria de imprensa e gerenciamento de anúncios: Platea Comunicação e Arte Realização: Súbita Companhia de Teatro e Flutua Produções Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro – 2022.

Commentaires


bottom of page