RePENSA FESTIVAL TEM DEBATE COM ATORES DA COMÉDIA DRÁMÁTICA "ANGUSTIA-ME"

Os atores Fábio Ventura e Rogério Garcia, que dividem a cena na comédia dramática “Angustia-me!”, estarão juntos, neste sábado (29/05), no RePensa Festival, como apresentadores da mesa de debates Políticas Raciais.

Angustia-me! - Rogério Garcia (esq) e Fábio Ventura Foto de Alyrio Traczenko

Os atores Fábio Ventura e Rogério Garcia, que dividem a cena na comédia dramática “Angustia-me!”, estarão juntos, neste sábado, no RePensa Festival, como apresentadores da mesa de debates Políticas Raciais (das 18h à meia-noite). Na ocasião, performers e pensadores negros vão refletir sobre a luta contra o racismo estrutural do país. O evento, dedicado à diversidade e inclusão, estreia sua primeira edição on-line, com retirada de ingressos gratuitos pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/repensa-festival-a-sexualidade-de-hoje__1225806).


Desde o mês passado, a dupla também está no elenco da comédia dramática “Angustia-me”, com texto de Julia Spadaccini e Marcia Brasil e direção de Alexandre Mello. Na trama, eles interpretam dois atores que se conhecem em um set de pornô gay. O mais experiente, vivido por Rogério Garcia, dá conselhos para o colega (Fábio Ventura), que está iniciando na profissão. A peça-filme está em temporada virtual no Youtube até 30/06, com retirada de ingressos gratuitos pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/angustia-me).


SOBRE A PEÇA

Com direção de Alexandre Mello, a comédia dramática mergulha na angústia de seis personagens em situações inusitadas, que compartilham seus desejos, neuroses, pequenas vitórias e derrotas. A temporada exibe uma filmagem inédita do espetáculo, com bate-papo nos dias 07/05 e 09/05. O projeto tem patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.


A trama se divide em três momentos. Começa com o encontro entre um vendedor de uma loja de roupa masculina, em torno de 40 anos, e uma balconista de uma loja de fast-food, entre 45 e 50 anos, no fumódromo de um shopping. A cena seguinte acompanha uma necromaquiadora, que sonhava em maquiar a Liz Taylor, trabalhar no corpo de uma operária que morreu numa queda acidental da janela do refeitório ao passar seu batom vermelho. A terceira história se passa em um set de filmagem, quando um jovem ator pornô, em sua primeira participação num filme gay, conversa com um ator veterano, apaixonado por poesia, enquanto aguardam o início das filmagens. No elenco, estão Fábio Ventura, Leandro Baumgratz, Maria Adélia, Noemia Oliveira, Raquel Rocha e Rogério Garcia.


Com uma linguagem que mistura teatro e cinema, “Angustia-me” repete a parceria bem-sucedida do diretor Alexandre Mello e da autora Julia Spadaccini iniciada há 20 anos. A primeira peça encenada de autoria de Julia foi “Na Geladeira”, que estreou, em 2001, na Sala Multiuso do Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, com atuação e produção de Alexandre Mello. Em março de 2012, os dois se reencontraram na montagem de “Quebra Ossos”, um grande sucesso indicado ao Prêmio Shell de melhor texto, no Rio de Janeiro. A peça foi produzida por Rogerio Garcia, que, a partir de então, uniu-se à dupla. Em 2015, mais um sucesso do trio.



PROGRAME-SE

Temporada: 30/4 a 30/6

Ingressos: O espetáculo está disponível gratuitamente no Youtube, com ingressos retirados pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/angustia-me

Bate-papos:

07/05 (20h) – Bate-papo com o elenco

09/05 (20h) – Bate-papo com os produtores Rogério Garcia e Anna Sant’Ana e com a cenógrafa Julia Deccache