REDE CARNAVALESCA PROMOVE LIVES SOBRE PATRIMÔNIO

Prosas online e ao vivo com grandes nomes, como Moa, da Aruc e FENASAMBA, e Darlan Rosa, fazem parte da programação.


Dia 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural. Para fortalecer e registrar a importância desta pauta, a Rede Carnavalesca realiza uma programação especial, de entrevistas e reflexões sobre o tema. Na ocasião, as diversas linguagens do Carnaval serão abordadas na perspectiva do Patrimônio. Os convidados das entrevistas são: Moacyr Oliveira e Kaxitu Ricardo Campos, da Federação Nacional das Escolas de Samba -FENASAMBA (dia 17, 21h); Darlan Rosa, artista plástico consagrado no Brasil e mundo (dia 18, 20h); Maestro Fabiano, da Orquestra Marafreboi (dia 19, 21h) e Conceição Freitas, jornalista e dona da Banca da 308 Sul (dia 20, 21h). As lives acontecerão no Instagram da Rede Carnavalesca, com exceção da do Darlan Rosa, que será no Youtube.

Instagram: https://www.instagram.com/carnaval.carnavalesca

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCZK2iKo2d1oLmFKIgrU6AqA Carnaval como Patrimônio Atualmente existe um debate oportuno e contemporâneo para que o Carnaval seja registrado como Patrimônio. A iniciativa busca debater os caminhos para este registro, o poder Executivo e Legislativo, em comum acordo com o artigo 216 da Constituição, têm buscado executar a política de patrimônio do Carnaval. Existem diversas perspectivas, fragilidades e oportunidades de fortalecimento da Cultura Nacional. O frevo, o samba de roda, o maracatu são manifestações culturais registradas. Mestras e Mestres têm sido considerados Patrimônio Vivo. O Carnaval é reconhecido como patrimônio em alguns países (Venezuela, Colômbia, Uruguai, Cuba) e reconhecido pela Unesco como patrimônio apenas o Carnaval de Oruro, na Bolívia.

Em 2018, a nossa Rede Carnavalesca realizou um Seminário para debater o Carnaval, enquanto patrimônio do povo Brasileiro. Link: https://carnavalesca.org/2018/06/23/agenda-carnavalesca-programacao-do-seminario/ E desde então, segue com uma série de reflexões e ações sobre esta pauta.

“O Carnaval é o maior tesouro do povo brasileiro. É necessário garantirmos a liberdade, a diversidade, o rito e todas as benfeitorias e riquezas que o Carnaval proporciona. Compreendermos como funcionam as políticas de Patrimônio Histórico e Cultural é um exercício de cidadania muito relevante, neste momento de tantas transformações sociais e tecnológicas. Acreditamos na perspectiva de transformar o Carnaval, a maior festa do planeta, em Patrimônio Nacional. Trabalhamos para construirmos esta política pública e a certeza de podermos manifestar nossa liberdade, afetos e criatividade de fevereiro a fevereiro”, explica Juliana de Andrade, coordenadora da Rede Carnavalesca. PROGRAME-SE Carnalives - Especial de Patrimônio

- 17.08/terça-feira, 21h – Moacyr Oliveira e Kaxitu Ricardo Campos – FENASAMBA (Instagram @carnaval.carnavalesca)

- 18.08/quarta-feira– Darlan Rosa, 20h – Artísta Plástico (Youtube Rede Carnavalesca)

- 19.08/quinta-feira, 21h – Maestro Fabiano – Orquestra Marafreboi (instagram @carnaval.carnavalesca)

- 20.08/sexta-feira, 21h – Conceição Freitas – Jornalista e Proprietária da Banquinha da Conceição (Instagram @carnaval.carnavalesca)

Gratuitas

Classificação: Livre

1/3