REABERTURA TEATRAL - "O INSPETOR GERAL" ENTRA EM CARTAZ COM SESSÕES PRESENCIAIS

Após um longo período sem atividades teatrais ao vivo, o Teatro dos Ventos fará temporada presencial de "O Inspetor Geral", clássico de Nicolai Gogol, na cidade de Águas Claras/DF.

Elenco - Foto: Humberto Araújo

"O Inspetor Geral" é um daqueles clássicos que estão sempre em diálogo com a contemporaneidade. Trata-se de uma comédia sobre poder, ética e corrupção e foi escrita pelo russo Nicolai Gogol, em 1836. A obra já serviu de inspirção para filmes e novelas, como "Que Rei Sou Eu?", de 1989. Em Brasília, uma das últimas montagens do texto foi há 10 anos no Teatro Dulcina, sob direção de Hugo Rodas. Agora, a peça retorna aos palcos através do Teatro dos Ventos - Confraria Artística. A direção e a adaptação dramatúrgica são de Fernando Martins.


A tradução do texto original russo ao português é assinada por Augusto Boal e Gianfracesco Guarnieri, dois expoentes do Teatro Político Brasileiro, que assinam a primeira montagem no Brasil, em 1966, no Teatro de Arena, em São Paulo.


No enredo, um acontecimento em uma pequena cidade do interior que fica alarmada com a súbita chegada de um inspetor que vem da capital para fiscalizar a administração pública local. As autoridades e seus habitantes confundem um aventureiro, sem dinheiro e passando fome (que por acaso passa pela cidade), com o temido oficial do estado. Isso conduz as autoridades e comerciantes locais à tentativa de escaparem da inspeção por meio de corrupção e pagamentos de propina. Por outro lado, este aventureiro tira proveito das boas condições oferecidas e das regalias a ele direcionadas.


"O Inspetor Geral" aponta, entre outros temas, a possibilidade de manipulação política sobre uma sociedade mal informada e desarticulada e, apesar de escrito em 1836, a obra surpreende pela atualidade de fatos (que se repetem historicamente) e pelo frescor da linguagem, que é extremamente acessível, engraçada e direta. É inevitável rir.


TEATRO DOS VENTOS - CONFRARIA ARTÍSTICA


O grupo brasiliense é integrado por Catherine Zilá, Camilla Goulart, Dogi Lima, Fernando Martins, Iury Persan, Isa Schmidt Bravo, Laura Rose, Maria Clara Farias, Roberta Arcoverde, Rodrigo Bezerra e Thiago Ramos. A Confraria Artística existe desde 2011 e alimenta um discurso sobre a arte e seu papel na sociedade contemporânea como um lugar de poder. A produção artística do grupo se sustenta a partir de discursos sobre a experiência da palavra e da musicalidade em cena, com foco na teatralidade como ferramenta de leitura e crítica de mundo.


Nesta proposta, a peça ganha uma mordaz e brilhante direção de Fernando Martins, vencedor do Prêmio Nacional Myriam Muniz de Teatro em 2014, numa dinâmica de cena onde os 11 atores desempenham os papeis de personagens, mas também são sonoplastas, iluminadores e contrarregras da cena. O jogo frenético da cena é eletrizante.

Thiago Ramos como Klestacov - Foto de Humberto Martins

QUEM É QUEM

Thiago Ramos como Klestacov

Iury Persan como Ossip e Stepan

Isa Schmidt Bravo como Bobdinski e Avdótia

Laura Rose como Dobdinski e sonoplasta

Catherine Zilá como Luka e Criada

Rodrigo Bezerra como Ivan e contrarregra

Dogi Lima como Amos e sonoplasta

Micael Alves como Dr. Cristian e contrarregra

Camilla Goulart como Ana

Maria Clara Farias como Machenka

Fernando Martins como Anton, o governador

PROGRAME-SE

Local: Teatro dos Ventos

Endereço: Rua 19 norte – Águas Claras, a 300 metros da estação de metrô Águas Claras.

Temporada: De 24 de outubro a 29 de novembro de 2020

Horários: Sábados e domingos, às 20h, sessão extra sempre aos domingos, às 17h

Ingresso: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia entrada)

Os ingressos podem ser adquiridos através do whatsApp do Teatro dos Ventos (61) – 98161.3618 por meio de link de pagamento. Ou através da plataforma SYMPLA no endereço: www.sympla.com.br

Informações: 61 98161.3618 ou 98377.0336

Classificação indicativa: 12 anos.


Site: www.teatrodosventos.com.br

Facebook: Teatro dos Ventos

Twitter: @teatrodosventos

Intagram: @grupoteatrodosventos

1/5

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com