"QUASE DE VERDADE" - ESPETÁCULO BASEADO NA OBRA DE CLARICE LISPECTOR

A peça tem direção compartilhada entre GpeteanH, Marco Lima, Petrônio Gontijo e as duas atrizes. O espetáculo acontece de forma on line no youtube de teatros e centros culturais da prefeitura, de 14 de agosto a 12 de setembro.

Quase de Verdade é um espetáculo criado por essa trupe no quintal da casa de Débora, para que as atrizes tivessem a segurança de estar ao ar livre, a pandemia determinou um procedimento, mas tal circunstância serviu como inspiração, já que toda a história se passa no quintal do vizinho. É um encontro cuidadoso entre o artesanal e o tecnológico. Filmada no palco do Teatro Faap pelo premiado diretor de cinema Toni Venturi (“Cabra Cega””Latitude Zero”, “Dentro da Minha Pele”, entre outros), a peça é um grande jogo cênico entre as atrizes (que fazem toda a contra regragem em cena, cantam, encenam e dão voz aos diversos personagens da peça),e os bonecos e cenário, confeccionados por Marco Lima. Antes de cada apresentação, haverá uma palestra com o idealizador e diretor GpeteanH, chamada Claricear.


Mais de quarenta anos depois de sua morte, Clarice Lispector continua a ocupar um lugar único na literatura brasileira, marcando gerações de novos leitores e novos escritores. Ainda hoje, a leitura da sua obra revela uma autora capaz de iluminar, intrigar, comover e surpreender a todos que sensorialmente se entregam para suas palavras. Em um mundo marcado pela crise de instituições e sistemas de pensamento, a recriação para o palco das obras de Clarice dedicadas ao universo da infância e juventude é cada vez mais relevante. A Cia Los Lobos Bobos já tem em seu repertório dois espetáculos inspirados nos livros infanto juvenis de Clarice, são eles: A vida íntima de Laura e A mulher que matou os peixes com o nome de Pescadora de Ilusão. Com a estreia de Quase de Verdade, a tão sonhada trilogia clariceana se concretiza.


Grande parte da cena de Quase de Verdade acontece em cima de uma mesa/palco com cenografia e objetos, criados por Marco Lima, tendo como cenotécnico Marcelo Andrade. Nesse quintal Carol e Débora dão vida aos animais e elementos da natureza que protagonizam essa fábula. A trilha original e a direção musical é assinada por Marcelo Pellegrini, o desenho de luz é de Aline Santini e os figurinos foram criados por Carol Badra e Débora Duboc.


Quase de Verdade discute de forma fantástica aspectos cruciais da vida em sociedade, como inveja, luta de classes, autoritarismo, opressão, exploração da força de trabalho, o coletivo e o indivíduo, união e coragem e a origem da vida. O resultado é uma peça cheia de elementos sofisticados e originalmente criados, mas que passa a sensação de ser uma grande e deliciosa brincadeira de encenar. O espetáculo também nos leva a refletir sobre o próprio tempo que vivemos para que façamos a nós a pergunta: Qual quintal queremos para nós?

QUEM FAZ

Idealização: GpeteanH & Marcelo RaffaH Elenco: Débora Duboc e Carol Badra. Direção Artística: Carol Badra, Débora Duboc, GpeteanH, Petrônio Gontijo, Marco Lima. Direção de Arte, Cenografia e Dramaturgia: Marco Lima. Direção Musical e Música Original: Marcelo Pellegrini. Desenho de luz: Aline Santini. Assistência e operação de luz: Clara Caramez. Direção Técnica: Arnaldo D’Ávila. Figurinos: Carol Badra e Débora Duboc. Cenotécnico: Marcelo Andrade. Produção Executiva e Social Mídia: Franz Granja. Direção de Produção: Marcelo RaffaH. Designer Gráfico: Edu Reyes. Assessoria de Imprensa: Pombo Correio.


Equipe filmagem Olhar Imaginário: Direção: Toni Venturi. Produtor Executivo: Tiago Berti. Diretor de fotografia: Otávio Puppo. Câmera: Vinicius Nevire. Técnico de som: Leonardo Bruno. Assistente de Câmera: Demétrius Oliveira. Produtora: Olhar Imaginário. Criação: Los Lobos Bobos.


PROGRAME-SE

Plataforma do you tube de cada um dos teatros


TEATRO ARTHUR AZEVEDO

DIAS: 14 e 15 de agosto de 2021

HORÁRIO: Sábado e domingo às 16h

VALOR DO INGRESSO: Gratuito - Online


TEATRO PAULO EIRÓ

DIAS: 21 e 22 de agosto de 2021

HORÁRIO: Sábado e domingo às 16h

VALOR DO INGRESSO: Gratuito - Online


TEATRO ALFREDO MESQUITA

DIAS: 28 e 29 de agosto de 2021

HORÁRIO: Sábado e domingo às 16h

VALOR DO INGRESSO: Gratuito - Online


TEATRO CACILDA BECKER

DIAS: 04 e 05 de setembro de 2021

HORÁRIO: Sábado e domingo às 16h

VALOR DO INGRESSO: Gratuito - Online


TEATRO JOÃO CAETANO

DIAS: 11 e 12 de setembro de 2021

HORÁRIO: sábado e domingo às 16h

VALOR DO INGRESSO: Gratuito – Online


Programação Centro Culturais:

Centro Cultural Tendal da Lapa

Dias: 18 e 24 de agosto de 2021

Horário – quarta e terça às 16h

VALOR DO INGRESSO: Gratuito – Online


Centro Cultural Penha

Dias: 25, 26 e 27 de agosto de 2021

Horário – quarta, quinta e sexta às 16h

VALOR DO INGRESSO: Gratuito – Online


Centro Cultural Vila Formosa

02 e 03 de setembro de 2021

Horário – quinta e sexta às 16h

VALOR DO INGRESSO: Gratuito – Online


Centro Cultural Grajaú

Dias: 08, 09 e 10 de setembro de 2021

Horário – quarta, quinta e sexta às 16h

VALOR DO INGRESSO: Gratuito – Online

1/3