top of page

PROJETO DISCUTE QUESTÃO RACIAL POR MEIO DE FILMES

Cinema em Preto e Preto tem exibições e debates sobre longas metragens sobre personagens negros , com sessões gratuitas em Taguatinga.

Discutir a questão racial por meio do cinema é a proposta da mostra Cinema em Preto e Preto, apresentada de 23 de agosto a 25 de outubro. A cada semana um filme, com protagonistas negros em sua narrativa, é apresentado e, em seguida, é formada uma roda de conversa sob o comando de três debatedores que se revezam durante o período da mostra. As sessões são sempre às terças-feiras, no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga.


A mostra Cinema em Preto e Preto, tem curadoria da professora, documentarista e pesquisadora Edileuza Penha de Souza e do psicanalista e fundador do Vídeo:Verso Cineclube Luiz Buff. Quem conduz os debates, além de Edileuza, são o produtor e roteirista Marcus Azevedo e a documentarista e produtora cultural Marisol Kadiegi.


Na seleção de dez filmes, foram escolhidas obras como Pantera Negra, Doutor Gama e Infiltrado na Klan, todos que trazem a questão racial. Como recorte para a escolha das obras, a curadoria selecionou produções lançadas dos anos 2000 em diante. São longas-metragens produzidos no Brasil, África e Estados Unidos. Escolas

Além de receber o público em geral, o projeto foi concebido para receber alunos do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. Para Miriam Virna, que idealizou o projeto em parceria com Luiz Buff, levar os estudantes para as sessões da mostra é o grande motivador do projeto.


Programação de filmes

23 de agosto - Pantera Negra

30 de agosto - Café com Canela

13 de setembro - Rafiki

20 de setembro - Kirikou - Os Homens e as Mulheres

20 de setembro - Doutor Gama

27 de setembro - Nha Fala

4 de outubro - Moolaadé

11 de outubro - Selma: Uma Luta pela Igualdade

18 de outubro - Se a Rua Beale Falasse

25 de outubro - Infiltrado na Klan


PROGRAME-SE Cinema em Preto e Preto

De 23 de agosto a 25 de outubro, sempre às terças

Acompanhe os horários de cada sessão: instagram.com/cinemaempretoepreto

No Teatro Sesc Paulo Autran (CNB 12 - Área Especial 2/3, Taguatinga Norte)

Entrada gratuita

Classificação indicativa: 14 anos

Comments


bottom of page