PROJETO CORPOMANIFESTA CHEGA AO SEU DESFECHO ALCANÇANDO PROFISSIONAIS DA DANÇA E PÚBLICO DO DF
- Da Redação
- 16 de jun.
- 2 min de leitura
A segunda edição do projeto corpoManifesta chega ao seu desfecho após a realização de três residências artísticas com o foco na dança, no corpo como veículo do manifesto de expressão e no desejo, na afirmação de identidades múltiplas.

O projeto CorpoManifesta realizou 03 (três) residências artísticas conduzidas por diferentes mulheres profissionais das artes da cena do Brasil. Ao final de cada residência, houve uma mostra de processos aberta ao público, estimulando e promovendo a sinergia entre artistas e espectadores.
As artistas Jaqueline Elesbao, Moira Braga e Lavínia Bizzotto, por meio de suas trajetórias e generosidade, indiscutivelmente grandiosas, puderam partilhar com mais de 60 movedores do corpo do DF e RIDE-DF processos criativos únicos, para o público de Brasília.

Todas as ações do projeto foram dirigidas ao público jovem e adulto, com faixa etária a partir de 16 anos, atingindo professores, artistas e pesquisadores das artes cênicas, além da comunidade em geral, que foi convidada por meio de oficinas de dança no Varjão, em Planaltina e Samambaia a vivenciar a experiência. Desde modo, foi possível, descentralizar oferta de processo formativos, ampliando assim o alcance desta arte que tanto mobiliza e emociona.
Edson Beserra, idealizador do projeto destaca: “A edição Mulheres Plurais não deixou dúvidas da potência de criação do feminino, cadeia produtiva capaz de mobilizar políticas e afetos como nenhuma.”

A ideia do projeto é estimular a criação coletiva com respeito às individualidades e identidades de cada pessoa, pode ser a potencial ferramenta transformadora dos próximos anos de nossa existência. Residência artística é resistência, é compartilhamento, é reação e manifestação!
Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Comments