top of page
  • davicdm

PROJETO CINEMA É RALAÇÃO DISPONIBILIZA OFICINAS DE AUDIOVISUAL ONLINE

Criado por cineastas periféricos do DF, o curso é ministrado por premiados profissionais do setor. São 60 horas de conteúdo com acessibilidade em Libras, aberto ao público até o mês de setembro

Foto: Gabriela Daldegan

Durante o mês de março, o Curso Cinema é Ralação realizou quatro oficinas gratuitas para jovens de periferia do Distrito Federal. Agora, o projeto lança sua versão online para compartilhar conhecimentos técnicos da área cinematográfica com o público em geral. O curso ficará disponível somente até o mês de setembro no canal da produtora Cinese Audiovisual, com acessibilidade em Libras e legendas closed caption. As aulas abrangem quatro áreas técnicas: Maquinária e Elétrica, Som Direto, Operação de Som e Operação e Assistência de Câmera.


O conteúdo das oficinas, que somam ao todo 60 horas-aula, foi gravado durante o formato presencial do curso, realizado entre os dias 04 e 30 de março de 2023, em quatro RAs do DF: Ceilândia, Recanto das Emas, SIA e Plano Piloto. O conteúdo também foi transmitido ao vivo, atingindo mais de 320 pessoas em oito estados brasileiros. As mesmas aulas ministradas presencialmente estão agora disponíveis na internet, durante seis meses, com alta qualidade de imagem e de som. Coisa de Cinema!


A ideia central do projeto Cinema é Ralação é acessibilizar conhecimentos técnicos e profissionalizantes para ampliar a diversidade de produtores/as audiovisuais. Com aulas facilitadas por renomados/as profissionais do setor, o curso apresenta uma introdução prática às principais operações e equipamentos técnicos, mostrando que contar histórias por meio do Cinema requer criatividade, mas também estudo e muito trabalho. É ralação!

Cinema para todes e feito por todes

Cinema é Ralação é uma iniciativa da Cinese Audiovisual, produtora independente fundada em 2014 a partir do trabalho de Alice Lira e Leomon, dois jovens cineastas criados nas periferias do DF. Dessa forma, o projeto surge como um desdobramento das vivências profissionais da produtora, que tem como pilares de atuação a diversidade e a equidade racial e de gênero, desde a formação de sua equipe de trabalho até a democratização da produção audiovisual e de conhecimentos técnicos.


A metodologia do projeto é pautada na troca de experiências e no diálogo sobre as novas possibilidades de se fazer Cinema a partir de uma visão de mercado. Para isso, traz uma diversidade de facilitadores ativos, premiados e de grande relevância na área do Cinema, oriundos do DF, de Goiás e de Cuba: Messias (DF), na Oficina de Maquinária e Elétrica; Olívia Hernandez (Cuba), na Oficina de Som Direto; Novinho (DF), na Oficina de Operação de Som; e Bruna Chamelet (GO), na Oficina de Operação e Assistência de Câmera.


O projeto é realizado através da parceria entre a Cinese Audiovisual e a Candiá Produções e conta com patrocínio da Neoenergia Brasília e do Instituto Neoenergia - Edital Transformando Energia em Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-DF).


Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ONU

Desde o critério de seleção dos participantes presenciais às estratégias de sustentabilidade e de ampliação de público, o projeto Cinema é Ralação se pautou em sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU): erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, redução da desigualdade, trabalho decente e crescimento econômico, vida terrestre, consumo e produção responsáveis.


Para tanto, o formato presencial e via transmissão ao vivo disponibilizou 50% de suas vagas para moradores de regiões periféricas, mulheres, pessoas negras, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência auditiva. Os participantes presenciais receberam uma muda de planta do Cerrado, crachá e um copo reutilizável. Dos selecionados, 10 pessoas estão sendo acompanhadas por dois meses e irão compor um minidocumentário sobre as experiências vivenciadas no curso, com lançamento previsto para o mês de julho.


PROGRAME-SE

Curso Cinema é Ralação - Oficinas Online e Gratuitas

QUANDO: disponível online até setembro de 2023

Redes sociais: @cineseaudiovisual

Comentários


bottom of page