"PROJETO BALEIA" - AÇÃO ARTÍSTICA SERÁ REALIZADA NA 506 SUL

A ação que mapeia, publica e premia mulheres artistas visuais no Distrito Federal e entorno fará projeção dos trabalhos vencedores nas paredes da Comunidade Criativa.

Heranças Deslembradas é o tema da Baleia – projeto de mapeamento, publicação e premiação de mulheres artistas visuais no Distrito Federal e entorno, que apresentará os trabalhos finalistas da 2ª edição, por meio de projeções, nas paredes internas e externas da Infinu, Comunidade Criativa presente na quadra 506 da W3 Sul.


A ação acontece no sábado (09), a partir das 19h, e contará com a presença das participantes. Os 20 trabalhos elencados compõem uma publicação impressa em formato de zine, que será distribuída gratuitamente em todo o DF. Além desses, os trabalhos vencedores da primeira edição também serão expostos na ocasião.


Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), o projeto tem o objetivo de dar visibilidade ao trabalho das artistas e contribuir para a diminuição das desigualdades de gênero nas artes. A primeira seletiva propôs o tema Tempo Circular, para que as artistas pudessem mostrar como têm habitado o cotidiano nesse momento de pandemia.


Foram mais de 100 inscrições, 500 cópias da publicação distribuídas por todo o DF e mais de 1.700 votos na fase de votação popular. “Nossas expectativas já eram altas, mas ainda assim ficamos surpresas com o engajamento das artistas inscritas e com o envolvimento da comunidade na divulgação e na votação: é uma confirmação do quão pertinente e necessário é esse movimento de conexão e valorização das artistas mulheres”, afirma Beatriz Chaves, coordenadora geral da Baleia.


Imagem & som, luz & movimento

Mesclando o virtual e o presencial, a produtora independente Craudi convida 5 DJs diferentes para performances ao vivo, com transmissão on-line, em live realizada no Twitch. Cada artista, com seu respectivo estilo musical, transforma os sábados da comunidade criativa em um mini-festival periódico.


Para a edição deste final de semana da Craudi Social Club, a convidada especial é a DJ Aisha Mbikila, modelo e expoente da música eletrônica que se destaca nas redes sociais por empoderar mulheres negras. Ela foi capa da revista Forbes Under 30, selecionada na categoria Estilo.

A modelo, intérprete, atriz e DJ que nasceu em Brasília, mas vive em São Paulo, promete altas doses de música afro-brasileira. Figura recorrente nos videoclipes de grandes artistas brasileiros como Xênia França, Karol Conka e Elza Soares, Aisha divide sua vida entre sessões de fotos, direção artística e o trabalho como DJ circulando pelo país e o mundo.


Em ordem, os DJs que se apresentarão na ocasião são: 12h – Karla F | 14h – Rod | 16h – Pucci | 18h – Calixx | 20h – Aisha Mbikila. A transmissão acontecerá via twitch e poderá ser acessado pelo link: twitch.tv/infinubsb


PROGRAME-SE

INFINU APRESENTA PROJETO BALEIA + LIVE CRAUDI SOCIAL CLUB LOCAL: Infinu – W3 Sul, 506, Bloco A, loja 67 – Entrada pela praça DIA: Sábado, 09 de janeiro, a partir das 18 horas TRANSMISSÃO ONLINE: TWITCH.TV/INFINUBSB HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 10h às 22h ENTRADA: Gratuita CLASSIFICAÇÃO: LIVRE CONTATO: (61) 98292-8194