PROJETO 10 POLEGADAS LANÇA WEBSÉRIE COM BANDAS BRASILIENSES

A banda Black Rio se une às brasilienses Muntchako, Saci Werè e Passo Largo em projeto que valoriza a performance ao vivo.

Banda Black Rio. Crédito: 10 Polegadas

Quem é apaixonado por música costuma valorizar registros em alta fidelidade e boas performances. Em uma época dominada pelos streamings – que apesar da praticidade e acessibilidade, deixam a desejar no quesito de fidelidade sonora - plataformas antigas, mas sólidas, voltam a ganhar cada vez mais importância.

Foi pensando em unir essas paixões – boas performances ao vivo e alta fidelidade – e suprir essas lacunas que foi concebido o 10 Polegadas, um projeto de fãs para fãs. O nome alude ao formato de discos de vinil intermediário entre os compactos (conhecidos como singles por comportar apenas uma música de cada lado) e os LPs (long plays, em que cabe um álbum inteiro). O vinil de 10 polegadas comporta, em média, duas faixas por lado, e dão origem ao termo EP (extended play, ou seja, um formato mais extenso do que o single).

Registros das bandas Black Rio, Muntchako, Saci Werè e Passo Largo formam produzidos ao vivo, em estúdio, de forma que, o público poderá ainda assistir às performances da banda no exato momento em que as gravações foram feitas, em vídeos produzidos por uma equipe competente e captação de ponta do áudio e do vídeo. A WebSérie será disponibilizada no canal do projeto no YouTube e as músicas também estarão disponíveis nas principais plataformas de streaming.

Além disso, o projeto fará chegar ao mercado um vinil duplo 10 Polegadas, que reúne as bandas, cada qual ocupando um lado dos discos com dois registros inéditos. O lançamento será prensado pela Vinil Brasil, fábrica responsável pelo retorno do formato ao mercado brasileiro e que vem produzindo alguns dos vinis de melhor qualidade no mundo, com grandes artistas no catálogo.

As referências para a realização deste projeto vieram de programas internacionais como Tiny Desk Concert, Jam In The Van, Sofar Sounds e The Fastest Records. O diferencial, “está nas peças em audiovisual cinematográfico e na prensagem da coletânea de EPs, com faixas inéditas, em vinil”, comenta Lucas Formiga, produtor executivo e diretor de arte do 10 Polegadas.

Com o projeto, “buscamos humanizar a produção musical, mostrar que ela tem alma e executada por pessoas”, comenta Lucas, que acentua “fugimos da automatização e dos excessos de edição”, e cita crítica de Chico Science à produção dos anos 90 na música Computadores Fazem Arte, sobre a marcante presença de edições em detrimento das execuções ao vivo.

Passado e presente de norte a sul

O elenco do projeto reuniu três das melhores bandas da nova safra independente de Brasília, duas delas instrumentais, e a banda carioca Black Rio, também instrumental. A Black Rio carrega o nome de um dos mais importantes movimentos culturais brasileiros, iniciado nos anos 1970, e que colocou a música, a cultura, a política e a intelectualidade negra sob os holofotes do País Tropical. Deste movimento, saíram artistas como Tim Maia, Sandra de Sá, Tony Tornado, Gerson King Combo e Cassiano (que morreu em maio).

A Black Rio é uma das bandas mais representativas desse movimento e surgiu em 1976, liderada por Oberdan Magalhães. Ao longo da primeira fase da trajetória, gravou três álbuns icônicos, Maria Fumaça (1977), Gafieira Universal (1978) e Saci Pererê (1980), gravou com artistas como Raul Seixas e Tim Maia e serviu de banda de apoio para Caetano Veloso. A banda encerrou as atividades em 1986, após a morte de Oberdan, mas foi retomada em 2001 pelo filho dele, William Magalhães, com uma nova formação.

As quatro bandas têm em comum a sofisticação dos arranjos instrumentais e o cosmopolitismo das composições, que fazem uma fusão de diversos estilos de música brasileira, latino-americana, afro e norte-americana, em um caldeirão multicultural de ritmos dançantes e, em geral, festivos.

Os episódios serão lançados no Youtube no dia 23 de maio as 20h, através da Plataforma www.youtube.com/c/TubodeEnsaioCanal, com os respectivos EPs virtuais nas plataformas de streaming em parceria com a Tratore. O vinil duplo será lançado em 2022, posteriormente, através do Selo Vinil Brasil.

PROGRAME-SE

Evento de lançamento:

Exibição dos episódios com as bandas @muntchako, @passolargorock, @saciwere e @bandablackriooficial

Local: @espacolahook e estúdio @34valendo, nova sede do Museu do Vinil de Brasília

Dia e horário: 21 de maio, a partir das 20h. Entrada gratuita Evento sujeito a lotação Reservas: 61 9.8324-7589, com Aline; ou 61 9.8656-4252, com Lucas

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos

Lançamento nas plataformas digitais:

Programa 10 Polegadas

Dia: 23 de maio de 2022

Horário: 20h

Canal de exibição: www.youtube.com/c/TubodeEnsaioCanal

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Mais informações: www.10polegadas.com.br

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...