• Editor

PRODUÇÃO CULTURAL NA REAL E NA LATA

Se profissionais de diferentes áreas bebem da fonte da criatividade dos artistas, por que tantos artistas passam por necessidades financeiras? O Projeto Via de Troca ajuda a responder...

Ilustração: Thiago de Paula

O projeto Via de Troca foi lançado oficialmente e durante uma semana, vídeos explicativos sobre as grandes dúvidas de artistas serão disponibilizados em formato de websérie. Ao todo, oito episódios produzidos pela Fábrica de Teatro e Aguiar Produções, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, dão luz aos entusiastas da produção cultural.


Os vídeos, super didáticos, criativos e numa estética animada falam das mazelas, das dúvidas e, principalmente, das potências que os artistas empreendedores podem ter em seus ofícios. Para conferir, é muito simples: Basta seguir o projeto @viadetroca no Instagram ou acessar o Canal da Fábrica de Teatro no Youtube. Até o dia 30, o público poderá acompanhar toda noite um novo episódio, que ficará disponibilizado pra sempre nas redes. Dois, de cada episódio, serão apresentados por um profissional diferente de Brasília com reconhecida trajetória sobre o tema. Confira:


Os dois primeiros episódios são apresentados por Tássia Aguiar, produtora e gestora cultural com vinte anos de carreira. Atualmente, ela é diretora executiva da Associação Imaginário Cultural e sócia proprietária da Fábrica de Teatro e Aguiar Produções Artísicas.

23/11 - Empreendedorismo Criativo

24/11 - Produção Cultural


Os episódios 3 e 4 são apresentados por Alan Mariano, dançarino, produtor cultural e estudante do curso de licenciatura em dança pelo Instituto Federal de Brasília – IFB. Atualmente, Alan integra a equipe de coordenação do Espaço Imaginário Cultural e também atua como professor de dança com foco nas danças populares brasileiras.

25/11 - Como organizar um grupo de teatro

26/11 - Planejamento Estratégico

Arte: Thiago de Paula

Os episódios 5 e 6 são apresentados por Rafael Soul, diretor, produtor cultural e professor licenciado pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes em Brasília (2010). Rafael é especialista em Direção Teatral, com formação Lato Sensu na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2011) e Mestre em Práticas e Processos de Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (2014).

27/11 - Marketing pessoal e de grupo

28/11 - Organização de Portfólio


Os últimos episódios do Via de Troca são apresentados por Josuel Junior, ator, arte-educador, comunicador e produtor cultural brasiliense com foco nas áreas de teatro, cinema, fotografia e televisão. Colunista de cultura de Brasília, Josuel é um dos nomes ativos na difusão da produção artística local. Ao longo dos anos, foi produtor da Mostra Dulcina, do Brasília Cênica e do Festival Cena Contemporânea.

29/11 - Casting para atores e figurantes

30/11 - festivais nacionais e internacionais


Disponibilizar o formato Fábrica de Teatro de trabalhar e fomentar a discussão sobre como se organizar, planejar estratégias, manter disciplina e foco, elaborar marketing de grupo e pessoal para o desenvolvimento de artistas cada vez mais aptos a manterem seus potenciais criativos, sem perder o entusiasmo devido a empecilhos financeiros, é o grande mote do Via de Troca.

QUEM FAZ

Realização: Cia. Fábrica de Teatro e Aguiar Produções

Apoio: Imaginário Cultural e Cantinho de Caburé Ateliê Culinário

Coordenadora Geral, apresentadora e palestrante: Tássia Aguiar

Produtor Executivo e apresentador: Alan Mariano

Coordenador administrativo e apresentador: Rafael Soul

Assessor de Comunicação, mídia social e apresentador: Josuel Junior

Designer Gráfico: Caio Almeida

Vídeos: Ara Filmes

Desenho: Thiago de Paula

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal

1/5

© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com