Projeto ‘Ciranda do Brincar: valorizando a primeira infância’ promove oficinas formativas para professores da rede pública
Nos dias 31 de outubro, 01 e 08 de novembro, o projeto Ciranda do Brincar: valorizando a primeira infância promove oficinas de cunho formativo para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nesta primeira edição, as ações são voltadas para a comunidade escolar do Centro de Educação Infantil 01 de Sobradinho e do Centro de Educação Infantil 01 de Planaltina, com o tema ‘Ciranda de Alecrim e Pedagogia Griô: o brincar, a brincadeira e o brinquedo de tradição oral nas escolas públicas’. Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), Ciranda do Brincar foi concebido a partir da experiência artística e pedagógica dos coletivos Ciranda de Alecrim e Casa Moringa, com fundamentação metodológica da Pedagogia Griô e parceria com a Justa Trama Produções. O projeto tem como principal foco promover a valorização da primeira infância através de vivências com diversos brinquedos e brincadeiras presentes em tradições orais da cultura brasileira. As oficinas para os professores do CEI 01 de Sobradinho e CEI 01 de Planaltina integram uma série de ações gratuitas realizadas nas duas escolas desde o mês de setembro, que também envolveram 800 crianças entre 4 e 5 anos. Com os estudantes, foram realizadas 49 oficinas e quatro apresentações artísticas de teatro de bonecos e palhaçaria, abrangendo duas oficinas adaptadas para crianças com algum tipo de transtorno global de desenvolvimento (TGD). Já as oficinas para professores somam 24 horas-aula e buscam difundir entre os docentes da educação infantil o reconhecimento do brincar e dos folguedos de tradição oral como instrumentos pedagógicos que podem favorecer o desenvolvimento pleno e integral das crianças. “Por isso trabalhamos com o corpo docente por meio da arte e para além da teoria. Buscamos sensibilizar os professores a partir do contato com a sua própria infância e história pessoal para, assim, renovarem a sua atuação em sala de aula”, afirma Rayla Costa, curadora artística e proponente do projeto. No final de novembro, o projeto ainda irá lançar seis vídeos com a cobertura de todas as ações realizadas nas duas escolas, com audiodescrição e legenda descritiva. Os vídeos serão disponibilizados gratuitamente com a ideia de inspirar outras iniciativas culturais e educadores(as) a partir do trabalho realizado.
Cultura das Infâncias e políticas públicas
A ampla diversidade de brincadeiras de rodas, cirandas, cocos, cantigas de ninar, de umbigada e demais folguedos populares brasileiros integram a chamada Cultura das Infâncias. Trata-se de um patrimônio material e imaterial vivo, que na modernidade capitalista tem perdido protagonismo frente a mudanças socioculturais, como a exposição prolongada a telas digitais e o esvaziamento da frequência de crianças nos espaços públicos devido a questões relacionadas à segurança pública. No campo teórico, são recentes os estudos acerca da infância enquanto etapa de vida com especificidades próprias em relação às demais fases humanas. Em termos de práticas culturais enraizadas, o tratamento comunitário, social, familiar e escolar dado às crianças é ainda bastante precário, mesmo com todo o arcabouço jurídico de proteção dos direitos à infância, como o Art. 227 da Constituição Federal, a Convenção sobre os Direitos da Criança (Unicef), o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância (Lei n ° 13.257/2016). É neste cenário que o projeto Ciranda do Brincar: valorizando a primeira infância nasce, unindo-se a outras iniciativas pelo Brasil e pelo mundo que buscam promover a Cultura das Infâncias como ferramenta prática de cuidado, atenção, respeito e valorização das crianças e de todo o seu universo cultural.
Oficina - ‘Ciranda de Alecrim e Pedagogia Griô: o brincar, a brincadeira e o brinquedo de tradição oral nas escolas públicas’ Atividade de caráter formativo (prático e vivencial), com o objetivo de sensibilizar professores e professoras das escolas públicas para a valorização dos conhecimentos de tradição oral presentes no brincar, nos brinquedos e nas brincadeiras do universo cultural das infâncias. A partir da metodologia da Pedagogia Griô, cria-se um ambiente acolhedor para fortalecimento da identidade de cada participante, cuidando dos vínculos comunitários para potencializar as trocas, diálogos e expressões criativas. São vivenciadas brincadeiras de roda, cantigas, danças e sentimentos identitários que possibilitam aprendizagens afetivas e psicomotoras para reencantar o trabalho com a primeira infância. Pedagogia Griô A Pedagogia Griô foi criada pela educadora Líllian Pacheco, a partir da sua prática pedagógica no Grãos de Luz e Griô, em Lençóis, Bahia. É uma metodologia que integra mito, arte, ciência, história de vida e todos os saberes e fazeres de uma comunidade. Coloca como centro do saber a vida, a identidade e a ancestralidade. O processo de elaboração do conhecimento ocorre por meio do encantamento, da vivência, do diálogo e da produção partilhada do conhecimento, tendo como referência princípios e práticas da tradição oral.
PROGRAME-SE Ciranda do Brincar: valorizando a primeira infância - Oficina para professores
QUANDO: 31 de outubro, 01 e 08 de novembro ONDE: CEI 01 de Sobradinho e no CEI 01 de Planaltina REDES: www.instagram.com/cirandadobrincarbsb INFORMAÇÕES: 61 9.9831.8781
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