PERESCRITA - ATELIÊ DE ESCRITA COM LEONARDO SHAMAH

Entre os meses de janeiro e fevereiro, o multiartista Leonardo Shamah conduzirá uma oficina em forma de ateliê criativo sobre a escrita e o corpo. Conheça e participe do projeto "Perescrita"!

Leonardo Shamah é artista da cena e performer e está sempre se ocupando em escrever, recortar e colar, caminhar, mapear e conversar. Agora, entre janeiro e fevereiro, estará à frente de uma oficina para entusiastas na arte das palavras e do corpo.


Escrita é movimento.

Do prefixo 'per' a noção daquilo que é através, ou o ato de atravessar. nesse caso específico, a escrita.

atravessar a escrita com a ideia de movimento.

Apontar o caminho de escrever como um modo de se deslocar, de dançar e de agir no mundo.


Nesse ateliê criativo, Leonardo Shamah propõe um jogo de aproximação e distanciamento entre os atos de escrever e de movimentar para sugerir estímulos ao corpo, à imaginação e à criação na travessia desse tempo atual.


"Escrever é uma atitude para despistar o desespero e inventar um mundo particular que nos livra das doenças e do autoritarismo. Perescrita é uma palavra que não encontramos facilmente na língua portuguesa, mas é, sem dúvida, uma palavra latina. Talvez seja um neologismo. Talvez seja um modo antigo de dizer algo. Não vamos nos deter por enquanto na etimologia, mas experimentar a fenomenologia da palavra.", provoca o artista.


Licenciado em Artes Cênicas pela UnB, Shamah se aventura numa ponte entre Brasília e São Paulo, onde reside atualmente. Na capital do país, integrou a Andaime Cia de Teatro como performer, ator, diretor e produtor (onde pesquisou e criou dramaturgias coletivas) e escreveu o prefácio do livro "Ovelha Dolly & Zoológico a céu aberto", do dramaturgo e diretor Fernando de Carvalho, publicado pela editora Javali. Ao longo dos anos, escreveu críticas imediatas à Revista Antropositivo (SP) no Festival Cena Contemporânea de 2017. Já na edição de 2018, fez parte da equipe de críticos do festival), além de contribuir para projetos e desdobramentos da cena artística local.


Em São Paulo, foi artista-parceiro do estudiofitacrepesp (2015-2020), colaborou como artista-caminhante em "A Cozinha Performática" (2019), com Marcos Moraes e Natalia Barros, e nas equipes de produção do Teatro Oficina (2019-20), da Cia Brasileira de Teatro (PR) (2020) e da atriz Denise Fraga (2019-20).

Na segunda edição desse ateliê de escrita o convite é é feito a todas as pessoas interessadas a experimentar intersecções/encontros entre escrita e movimento, apontando para temas como: - anatomia da letra; - corpo da palavra; - coreografia do texto; - mover e escrever. Os encontros acontecem por meio de atividades práticas de criação, através da internet.

PROGRAME-SE Perescrita - Ateliê de Escrita com Leonardo Shamah

Dias 28/01 e 04,11 e 18/02/2021 Sempre às Quintas-feiras - das 20h às 22h Via zoom R$60,00

Inscrições e informações pelo e-mail: perescrita@gmail.com *Para conhecer mais o artista, acesse uma reportagem especial sobre ele feita pelo Portal Conteúdo, CLICANDO AQUI!

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...