PEÇAS ABORDAM O HORROR E O MUNDO VIRTUAL NO PROJETO "TERÇA ABERTA"

Duas atrizes levam seus trabalhos de teatro para a Terça Aberta no Kasulo, no próximo dia 26 de julho, às 19h.

Priscilla Kruger interpreta a personagem Julia num contexto permeado por relações virtuais em “declaro que li e concordo” e Sofia Maruci traz para a cena imagens de pesadelos recorrentes, em “Monstro - tenho sonhado com homens”. Após as apresentações, as artistas conversam com o público com mediação da atriz Janaina Leite, do Grupo XIX de Teatro, e da bailarina Vanessa Macedo, da Cia Fragmento de Dança, ambas curadoras do projeto.

Em “declaro que li e concordo”, a personagem, num diálogo com uma assistente virtual, percebe que o sistema de seu banco é capaz de detalhar cada passo de seu passado e prever suas decisões futuras. Diante de muitos dilemas, todos decorrentes de um afastamento e substituição do encontro real por interações majoritariamente on-line, ela encontra num grupo de apoio a pessoas solitárias, no WhatsApp, uma forma que se relacionar com o mundo, nesse caso, com o público, que participa da cena por mensagens instantâneas. Ana Evaristo responde pela produção, cenotécnica e operação de som.


Perseguições, assassinatos, decapitações e muito sangue: há alguns anos, Sofia Maruci é atormentada por sonhos envolvendo cenas de violência. Em “Monstro - tenho sonhado com homens”, o público testemunha a sua tentativa de elaborar corporalmente essas experiências aterradoras, fazendo uso de imagens do universo do horror. Assim, mimetizando gestos, expressões e movimentos de uma série de cenas de filmes, alternando entre a figura do monstro e das personagens femininas representadas, ela busca compreender qual o seu papel nesses pesadelos. A direção é de Vicente Antunes Ramos; Matheus Brant faz a luz e operação de vídeo.


Parte do projeto Danças para sonhar, sonhos para existir, realizado pela Cia Fragmento de Dança através do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, a Terça Aberta no Kasulo tem como proposta receber artistas para compartilhamento de trabalhos em processo de criação.


PROGRAME-SE

Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança

26/7 (terça-feira), das 19h às 21h

Com: Priscilla Kruger (“declaro que li e concordo”) e Sofia Maruci (“Monstro - tenho sonhado com homens”).

Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Kasulo - Espaço de Cultura e Arte

(Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro - Linha Vermelha – Tel: 11 3666 7238).

Capacidade: 40 lugares

Ingressos Gratuitos - Retirada antecipada https://www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta .

Duração: 60 min. + bate-papo | Classificação Indicativa: 18 anos

www.ciafragmentodedanca.com.br

www.instagram.com/fragmentodedanca

www.facebook.com/CiaFragmentoDeDanca

www.youtube.com/ciafragmento2


Um pouco das artistas

Graduanda do curso de Arte-Teatro da UNESP e aprendiz de Atuação na SP Escola de Teatro, Priscilla Kruger desenvolve pesquisa em Teatro de Formas Animadas, desde 2019. Construiu a caixa de teatro lambe-lambe “É aqui a entrega?”, cujo tema é a "uberização" do trabalho. Integrou a direção coletiva do espetáculo “Violeta”, que aborda o tema do envelhecimento da mulher.


Sofia Maruci é formada em Artes Cênicas pela ECA - USP e integrou o Núcleo Experimental do SESI - SP. Pesquisa o universo do horror, tendo como foco a relação entre as personagens femininas e os monstros em filmes do gênero. Em 2020, realizou a vídeo-aula "Projeto Monstruoso: uma reflexão sobre as estruturas do gênero do horror", pelo Proac Expresso Lab 42. Desde 2017, integra o Coletivo Karenin.

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...