top of page

PEÇA "XS CULPADXS" ABORDA O HORROR FACE AO DESCONHECIDO - SP

Espetáculo faz temporadas gratuitas no TUSP Butantã e no Galpão do Folias entre 31 de agosto e 8 de outubro

Foto: Sergio Santos Miranda

Uma família se muda para uma pequena cidade do interior e é vítima de um massacre após ser acusada de infectar os habitantes daquela localidade com uma doença fatal. Esse é o argumento do novo espetáculo adulto de Carlos Canhameiro, xs CULPADXS, que faz apresentações gratuitas entre agosto e outubro.

A primeira temporada acontece entre os dias 31 de agosto e 17 de setembro, no TUSP Butantã, com sessões às quintas e às sextas, às 20h, e, aos domingos, às 19h. Depois, a peça segue para o Galpão do Folias, de 28 de setembro a 8 de outubro, com apresentações às quintas e às sextas, às 21h, aos sábados, às 18h e às 21h, e, aos domingos, às 18h.

A dramaturgia, assinada por Canhameiro, nasceu em maio de 2020 e foi publicada pela editora Mireveja em 2022. E a boa notícia é que o livro será distribuído gratuitamente para os interessados em todas as sessões. “Minha intenção não era refletir sobre a pandemia de Covid-19, até porque ela ainda estava muito no começo, mas sim escrever uma espécie de thriller sobre o horror do desconhecido e ao mesmo tempo sobre as diversas formas de se fazer teatro, entre o drama, o épico e o pastelão!”, comenta.

Dessa forma, xs CULPADXS mostra a chegada de um casal com 3 filhos em uma cidadezinha, os momentos de tensão vividos por eles quando os vizinhos descobrem que uma das filhas está gripada, uma série de mortes, uma tentativa de apaziguamento dos ânimos e a violência extrema que culmina na morte dos pais e de um dos filhos.

O público acompanha o andamento das investigações e como todos esses acontecimentos impactam os envolvidos e a vida das crianças sobreviventes. Em paralelo, vez por outra os atores assumem um certo papel de ombudsman e fazem comentários sobre as cenas, criticando as estruturas da peça. No elenco estão Daniel Gonzalez, Marilene Grama, Nilcéia Vicente, Yantó, Rui Barossi e Paula Mirhan.

A CULPA

No fim das contas, é um espetáculo centrado na culpa. Canhameiro sente-se culpado por escrever um drama, os policiais procuram um culpado para os assassinatos e os habitantes da cidade buscam um culpado pelas mortes que começam a ocorrer quando os novos vizinhos chegam.

E para embalar tanta culpa a escolha da trilha sonora executada ao vivo é por músicas sertanejas femininas que fazem sucesso desde a década de 1980. Tem canções de As Marcianas, as Irmãs Galvão, Roberta Miranda, Sula Miranda, Marília Mendonça, Simone & Simaria e outras.


QUEM FAZ

Encenação e dramaturgia: Carlos Canhameiro

Elenco: Daniel Gonzalez, Marilene Grama, Nilcéia Vicente, Yantó, Rui Barossi e Paula Mirhan

Trilha Sonora e música ao vivo: Paula Mirhan, Rui Barossi e Yantó

Cenário: José Valdir Albuquerque e Carlos Canhameiro

Figurinos: Bianca Scorza (acervo Godê)

Técnico de som: Pedro Canales

Técnico de luz: Cauê Gouveia

Produção: Corpo Rastreado Assessoria de imprensa: Canal Aberto

Prêmio Zé Renato de Teatro - Prefeitura de São Paulo

PROGRAME-SE xs CULPADXS

Duração: 100 min | Classificação: 14 anos

TUSP BUTANTÃ Data: 31 de agosto a 17 setembro de 2023, às quintas e às sextas, às 20h, e, aos domingos, às 19h Endereço: R. do Anfiteatro, 109 – Campus Butantã - São Paulo - SP Ingressos: gratuitos | Retirada com 1 hora de antecedência


GALPÃO DO FOLIAS

Data: 28 de setembro a 8 de outubro, às quintas e às sextas, às 21h, aos sábados, às 18h e às 21h, e, aos domingos, às 18h Endereço: R. Ana Cintra, 213 - Santa Cecília Ingressos: gratuitos | Retirada com 1 hora de antecedência

Comments


bottom of page