top of page

PEÇA TEATRAL REVELA TEMÁTICA GAY NAS ENTRELINHAS DE MACHADO DE ASSIS - RJ

Baseado no livro Dom Casmurro, “O Seminarista” aponta possível relacionamento entre Bentinho e Escobar.

A peça “O Seminarista”, que estreou em 2023, retorna aos palcos para mais uma temporada no Rio de Janeiro. Inspirado no clássico “Dom Casmurro”, o espetáculo se apoia no trecho do livro em que o protagonista, Bento Santiago, está preso no seminário por conta de uma promessa feita por sua mãe. O que ele mais almeja é dar adeus à vida de padre e poder voltar para os braços de sua amada Capitu, mas tudo muda de sentido quando o jovem seminarista cria laços mais profundos com seu colega de quarto, Escobar. Teriam os dois seminaristas se apaixonado? O triângulo amoroso mais famoso da literatura nacional ganha novas camadas nesta peça escrita por Cleto Araújo. Através de um recorte do livro que marcou a nossa literatura, temas como sexualidade e gênero se sobressaem e levam o público a novas possibilidades e interpretações.


“Algumas pessoas se surpreendem quando eu digo que não inventamos nada. Tudo que vemos na peça está no livro. De um jeito ou de outro está lá, é só ler com mais atenção. Algumas falas, inclusive, são exatamente como no livro. E então, as pessoas retomam a leitura do romance de Machado de Assis e ficam chocadas de nunca terem percebido determinadas situações.”, afirma Cleto Araújo, idealizador do projeto. 


De maneira dinâmica e ágil, “O Seminarista” mescla momentos de descontração e tensão, que levam à reflexão sobre as consequências de se reprimir sentimentos genuínos. Ao acompanhar parte da juventude de tais personagens, a plateia consegue perceber pontos que podem ser compreendidos como a motivação de ações futuras, encontradas em outros capítulos do livro, e até mesmo do famoso questionamento: traiu ou não traiu? A partir da relação entre Bentinho e Escobar, o enredo do espetáculo toma caminhos surpreendentes e reveladores como por exemplo, um possível romance entre os dois, que fica subentendido em alguns trechos do texto original.    


Além de Cleto Araújo no papel de Bentinho, o elenco ainda conta com Rodrigo Gil e Sofia Monti, que dão vida a Escobar / D. Glória e Capitu / José Dias respectivamente. A peça produzida pela Acorde Produções Artísticas pode ser vista no Espaço Provocações, ao lado do metrô Jardim Oceânico, durante o mês de abril. 


QUEM FAZ

Texto e Direção: Cleto Araújo

Elenco: Cleto Araújo, Rodrigo Gil, Sofia Monti

Realização: Acorde Produções Artísticas 

Assistente de Produção: Ranielli Sardella

Cenografia: Tiago Verissimo

Figurino: Renan Guedes 

Iluminação: Anna Padilha

Fotos: Bianca Oliveira e Rafael Moura


PROGRAME-SE

“O Seminarista” 

06 a 28 de abril.

Sábados às 20h e Domingos às 19h30.

Classificação: 14 anos 

Duração: aprox. 50 minutos

Gênero: Drama; LGBTQIAPN+ 

Espaço Provocações - Shopping Barra Point, ao lado do metrô Jardim Oceânico.


Instagram: @acordeproducoes

Comments


bottom of page