PEÇA "DEPOIS DA GUERRA" ESTREIA NA INTERNET

Monólogo narra, de forma cativante, a trajetória de uma mulher em busca de liberdade. A obra está disponível no YouTube.

Fotos: Thiago Sabino e Daniel Sabino

De autoria do pesquisador, escritor e dramaturgo Maurício Melo Júnior, Depois da Guerra traz uma reflexão sobre a vida da baiana e heroína de guerra Maria Quitéria. Interpretado pela atriz Liduína Bartholo, o texto conduz o espectador através das memórias desta mulher, que, em 1822 disfarçada de soldado Medeiros, foi à luta pela Independência do Brasil no seu estado de origem. A última fronteira ainda sob comando dos portugueses.

Mesmo filha de um rico fazendeiro, Quitéria morreu pobre, depois de ser deserdada por ter se casado com um lavrador, segundo relatos de historiadores. Seus últimos anos de vida foram em um pequeno casebre, retratado no espetáculo e que serve de cenário para contar sua história.

A redação do texto para espetáculo foi uma encomenda Liduína a Maurício, e partiu de seu desejo em retornar aos palcos. “Ela me pediu a história de uma mulher forte e de imediato lembrei de Maria Quitéria, que volta para uma vida pacata depois de lutas”, recorda o autor, que revela ter sido desafiador “fazer um balanço da vida heroica de uma mulher no século XVIII”.

De acordo com Liduína, trilhar o caminho humano de uma personagem em cima de um texto literalmente complexo, “foi igualmente desafiador, ainda mais ao precisar refletir as emoções de uma pessoa muito forte relegada à vida doméstica, já no final de sua vida”, assume a atriz.

Erguido em meio ao confinamento imposto pela pandemia de Covid-19, o espetáculo foi concebido para sessões on-line, com transmissão gratuita em canal no YouTube. Neste espaço virtual, visitantes poderão assistir ao espetáculo, com ou sem legenda, conferir um bate-papo entre os e as criadores/as, com tradução simultânea para Libras, bem como depoimentos individuais das/os envolvidas/os na produção da obra. A trilha sonora original também está disponível.

O cenário, projetado por Laíse Frazão, traz uma visão minimalista do quarto de Quitéria. E os elementos de cena se fundem a projeções em vídeo mapping, criadas por Thiago Sabino e Daniel Sabino, também responsáveis pela filmagem do espetáculo. Já a iluminação, por Manu Queiróz, emoldura os sentimentos da personagem.

Acentuando as emoções retratadas pela atriz em cena, a trilha sonora original, composta pelo multi-instrumentista Felipe Barão, é um elemento que se mescla ao texto. O espetáculo também é conta com inserções de texto em off, promovendo uma dinâmica especial.

QUEM FAZ

Depois da Guerra, Maria Quitéria

Autor: Maurício Melo Júnior

Atuação: Liduína Bartholo

Direção cênica: Eli Moura

Direção artística: Tuka Villa-Lobos

Cenografia: Laíse Frazão

Vídeo mapping: Thiago Sabino e Daniel Sabino

Registro audiovisual e fotos: Thiago Sabino e Daniel Sabino

Iluminação: Manu Queiróz

Trilha sonora original: Felipe Barão

Gestão de mídias sociais: Zizi Villa-Lobos

Design gráfico: Gabriel Fioretti

Assessoria de imprensa: Território Comunicação - Rodrigo Machado

PROGRAME-SE

Depois da Guerra, Maria Quitéria

Transmissão:


Duração: 41 minutos

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

Ingressos: acesso gratuito

Mais informações: instagram.com/depois.da.guerra ou

facebook.com/depoisdaguerra.arte

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...