top of page

PARA MARATONAR: CAVERNA NO DRAGÃO DISPONÍVEL NO YOUTUBE

O Portal Conteúdo assistiu a todos os episódios da série clássica coproduzida pela Marvel Productions, TSR e Toei Animation. Antes de você perguntar se existe um final, dê um clique e confira as curiosidades.

O desenho animado "Dungeons & Dragons", rebatizado no Brasil como "Caverna do Dragão", foi produzido em três temporadas, entre 1983 e 1985. A primeira temporada (1983-1984) teve 13 episódios; a segunda temporada (1984-1985) teve 09 episódios e a terceira temporada (1985-1986) apenas 06 episódios, totalizando 27.


Quem assistiu na década de 1980, assistiu no programa "Xou da Xuxa", que passava pela manhã. No "Xou da Xuxa", só foram exibidas as duas primeiras temporadas, ou seja, apenas 21 episódios que foram reprisados por mais de seis anos. O que acontece... Os episódios foram produzidos de tal maneira que pouco relevava a ordem de exibição. No entanto, quem assiste na ordem, percebe uma certa coerência no enredo e até presume um possível desfecho.


O público alvo do "Xou da Xuxa" cresceu e foi deixando de ver televisão. Até que em 1993 estreou um novo programa infantil chamado "TV Colosso", que ficou no ar até 1996. Na "TV Colosso", o desenho continuou a ser exibido e, em 1994, a Globo comprou os novos episódios. Muita gente que só o viu na Xuxa não viu a terceira temporada da Caverna. Aí o desenho saía do ar, anos depois voltava... e assim foi até a época da TV Globinho, que acabou em 2012. Mas calma, vamos aos poucos...


"Caverna do Dragão" conta a história de seis jovens que estavam num parque de diversões e que desapareceram após entrarem no "Dungeons & Dragons", uma espécie de montanha russa. Havia uma abertura que explicava a história. Curiosamente, só foi exibida em algumas edições bem antigas do "Xou da Xuxa". Essa introdução, que era bem literal, mostrava as crianças no parque, o brinquedo quebrando, elas caindo em outra dimensão e conhecendo o Mestre dos Magos, a unicórnio Uni, o dragão Tiamat e o temido Vingador. Nesse reino desconhecido, as crianças ganham armas do poder e enfrentam desafios que os impedem de voltar para a casa. A cobiça do Vingador por suas armas é o grande conflito da história. Ele precisa deles para ser mais forte. Confira a vinheta:

As aventuras de Diana, Sheila, Bob, Eric, Presto, Hanki e a unicórnio Uni conquistaram os fãs. O desenho tinha um tom sombrio, que muito lembrava o universo dos jogos RPG que inspiraram seus criadores. As figuras do Vingador, do Mestre dos Magos, do Demônio das Sombras e do Dragão (ou dragoa) Tiamat geravam um clima de tensão muito diferente das habituais produções televisivas da época. He-man e She-Ra se assemelhavam um pouco a esse clima misterioso.


No Brasil, o desenho é sucesso e se tornou cult. Já nos Estados Unidos, a série foi cancelada porque a marca Dungeons & Dragons Corporation (que já existia antes do desenho) fechou e a CBS, emissora que produzia e transmitia a série da Marvel decidiram não continuar mais com o projeto. A nova temporada que seria criada deixou então de existir. Foi aí que surgiram os boatos e teorias da conspiração sobre roteiros que não foram gravados, ligações de inferno, purgatório... Só que na prática, foi o cancelamento de um projeto, como tantos outros que vemos hoje na Netflix, por exemplo. Quando a terceira temporada foi dublada, algumas vozes mudaram. Orlando Drummond, ator e dublador, só dublou o Vingador nas duas primeiras.


*A Saban Entertainment Inc. detinha os direitos da série quando, em 1996, uniu-se à Fox Children's Productions, criando a Fox Kids Worldwide. Em 2001, o grupo foi absorvido pela The Walt Disney Company, nomeando-o "BVS Entertainment" e, consequentemente, adquirindo os direitos de "Caverna do Dragão". Anos atrás, a Mill Creek Entertainment comprou os direitos da série. É tanto desdobramento que nem dá pra saber se direito a quem pertence e se um dia haverá nova produção.


Na primeira e na segunda temporadas, o líder do grupo é o arqueiro Hank. Já na terceira temporada, o covarde Eric tem uma mudança na personalidade e passa a comandar o grupo. Há uma diferença gritante entre os episódios da primeira e da segunda temporadas com os da terceira. Na terceira, além da dublagem da Herbert Richers ser outra, o desenho é mais moderno e o diálogo tem mais sarcasmo adolescente. Novas personagens surgem fora do Reino, o ambiente ganha mais cor e, com isso, perde também um pouco do clima sombrio característico do desenho.


Assistindo a todos os episódios na ordem e em maratona, pude perceber que as teorias da conspiração têm sim um leve sentido. Porém, o desenho, por si só, deixa subentendido que eles voltarão para casa. Fiz questão de analisar bem com um olhar adulto todos os episódios e selecionei algumas curiosidades.


EPISÓDIO 1 - A NOITE SEM AMANHÃ

No episódio inicial, Mestre dos Magos diz aos garotos que eles poderão identificar a presença do Vingador através de algo branco. Logo, descobre-se que o Mago Merlin possui um coelho branco e que, na verdade, é o Vingador disfarçado, pois Merlin já havia morrido. Uni não pode subir até o castelo do feiticeiro. A partir dessa questão, muitos telespectadores passaram a associar que a não ida de Uni ao castelo pode ser uma mensagem subliminar e, por ela também ser branca, poderiiiia a presença viva do Vingador perto das crianças por todos os outros episódios, os impedindo de voltar. Nada é comprovado sobre isso nos episódios seguintes.


EPISÓDIO 11 - A CAIXA

Esse é um dos mais empolgantes episódios. Nele, finalmente, os garotos voltam para o Parque de Diversões de onde sumiram através de da Caixa de Zandora que, se posicionada num ponto certo, abre portal para outra dimensão. O problema é que o Vingador chega a tempo e também entra no Planeta Terra, ameaçando destruí-lo caso os guerreiros não lhe entreguem suas armas do poder. Para não estragar o futuro da humanidade e do Reino, eles voltam à Caverna do Dragão.


EPISÓDIO 14 - O SONHO

Na verdade, esse episódio chama-se "The Girl Who Dreamed Tomorrow" - "A Garota que sonhou o amanhã". Nele, os garotos encontram um carrinho de montanha russa que parece ser o mesmo que os levou ao Reino. Logo eles encontram Terri, uma garota perdida da Terra e capturada por homens-lagartos do Vingador. Após libertar Terri, os pupilos do Mestre dos Magos descobrem que ela pode sonhar com o futuro... e tudo que ela sonha torna-se real .Para enviar a garota de volta para casa eles precisam atravessar o Labirinto das Trevas do Vingador. Durante a jornada Terri tem um último e esperançoso sonho. Ela não conta a eles, apenas nós (telespectadores), o Mestre dos Magos e o Bob sabemos. No sonho, ela encontra Bob no Planeta Terra meses depois. Ele entrega para ela uma medalha que ela deu a ele no Reino, deixando implícito que os meninos um dia voltarão. É emocionante!


EPISÓDIO 15 - O TESOURO DE TARDOS

Eis um episódio que também dá margem para as mais diversas teorias da conspiração. Nele, o Vingador cria o maligno Demo-Dragão, mas quando a criatura com superpoderes captura as armas dos garotos, ela sai do controle do vilão. O Mestre dos Magos explica a seus pupilos que se o Demo-Dragão destruir o Reino eles nunca mais voltarão para casa. Os garotos precisam formar uma aliança nada amistosa com o Vingador para derrotar a poderosíssima criatura. O Vingador, de fato, os ensina a como derrotar do Demo-Dragão. Ao final, a trégua chega ao fim e Mestre dos Magos assiste a tudo com lágrima nos olhos e diz sozinho: "Houve bondade uma vez no Vingador. Todos comete, erro... O Vingador foi o meu erro". Curioso isso...


EPISODIO 16 - A CIDADE À MARGEM DA MEIA-NOITE

Outro episódio super enigmático e triste até. O Mestre dos Magos informa a seus pupilos que eles precisam achar a Cidade à Margem da Meia-noite, onde crianças do Reino e da Terra são mantidas prisioneiras. Aliando-se ao rei Rahmud, os garotos fazem a jornada para a cidade de forma a libertar as crianças e a filha de Rahmud, mas eles precisam primeiro confrontar a Fera da Noite. Ao final batalha, as crianças prisioneiras são libertas do feitiço da Fera da Noite e os garotos encontram um colega de escola da Terra - Jimmy Whittaker. Quando o reconhecem, todos imploram a ele que avisem aos seus pais que estão perdidos no Reino. O garoto debocha deles e diz: "Vocês estão malucos? Hoje é noite de domingo. Vocês foram pro parque de diversões e eu não pude porque tinha o dever de casa. Eu estou dormindo agora e isso é apenas um sonho. Eu vejo vocês amanhã na escola, tá ok?" - E volta para o mundo real.


EPISÓDIO 20 - O CEMITÉRIO DOS DRAGÕES

Os garotos estão prestes a cruzar um portal para casa quando o Vingador o destrói. A frustração é terrível para os pupilos do Mestre dos Magos e eles decidem enfrentar o Vingador e derrotá-lo de uma vez por todas. Buscando ajuda em Tiamat (o dragão-dragoa), eles descobrem que suas armas são mais poderosas que o Vingador, desde que usadas no Cemitério dos Dragões. Quando o Vingador chega ao Cemitério para enfrentar os pupilos, Hank precisa fazer a escolha mais dura e importante de sua vida. Ele poupa o Vingador da morte. O Mestre dos Magos interfere e ajuda o Vingador, que se encontra ajoelhado e derrotado perante todos. Ele diz ao vilão: "Levante-se, meu filho". Ao seguir, envia Vingador para outro plano, garantindo aos garotos que agora sim deram o primeiro passo para voltarem pra casa.


EPISÓDIO 22 - O PORTAL DO AMANHECER

Neste episódio começamos a ver uma mudança estrutural de narrativa. É o primeiro episódio da terceira temporada... Aquela que só chegou ao Brasil em 1994. O diálogo é mais ácido e adolescente, Eric passa a ter postura de liderança e o Mestre dos Magos, pela primeira vez, expressa medo, raiva e valentia. A dublagem também é outra. Mestre dos Magos passa a chamar os garotos de discípulos. No episódio, a curiosidade de Eric por uma caixa aparentemente inofensiva provoca o retorno do mais poderoso e maligno inimigo que os garotos já enfrentaram. Aquele-Cujo-Nome-Não-Pode-Ser-Pronunciado. Com o Vingador e o Mestre dos Magos drenados de suas forças após um confronto quase fatal, a corrida é para ver quem consegue se recarregar no anel de energia do Portal do Amanhecer primeiro, antes que Aquele-Cujo-Nome-Não-Pode-Ser-Pronunciado aniquile todo o Reino.  Foi esse episódio que deu margem o pensamento de que lá é o inferno ou purgatório e que Aquele-Cujo-Nome-Não-Pode-Ser-Pronunciado é o próprio Diabo.


EPISÓDIO 23 - APAGANDO-SE O TEMPO

Sem dúvida, um dos episódios mais estranhos. O Vingador tem uma nova ideia para eliminar seus jovens inimigos e usa o Cristal de Cronos e um piloto de guerra nazista da Segunda Guerra Mundial que cai com seu avião Stuka no Reino para arquitetar um plano futurista. O Vingador pretende enviar o piloto Josef Müeller de volta à Terra para vencer a Guerra para a Alemanha, de modo a alterar a linha temporal naquela realidade e prevenir que os garotos sequer venham a nascer, quanto mais parar no Reino. Tem até uma réplica da suástica utilizada dentro do desenho. É estranho mesmo. Mistura elementos como pirâmides e tecnologias. Ao final, fica a sugestão de que a Alemanha Nazista cairia um dia. Os roteiristas deviam estar cansados já.


EPISÓDIO 25 - A CIDADELA DAS SOMBRAS

Ansiosa para provar seu valor após um trabalho fracassado, Sheila torna-se amiga de Kareena, uma jovem que é muito mais do que aparenta ser. Logo os garotos descobrem que estão no meio de uma grande e complicada briga familiar... Ela é irmã do Vingador e tão má quanto ele. No entanto, se ela é irmã do Vingador, o Mestre dos Magos seria o pai dela também? Esse episódio faz cair por terra a teoria de que o Mestre é pai do Vingador.


EPISÓDIO 27 - A NÉVOA DA ESCURIDÃO

O último episódio produzido é como qualquer outro da série. Não tem indício de final. Nele, o Darkling, uma criatura esquelética da escuridão, sequestra Hank. Os garotos têm de convencer a bondosa Martha a ajudá-los a resgatar seu líder, antes que Darkling faça sua vítima final e sua Névoa da Escuridão destrua toda a luz do Reino. Mas Martha já foi muito machucada e perseguida pela criatura e não quer saber desta jornada. Ao final, Eric pergunta ao Mestre se um dia voltarão pra casa. Enigmático, o baixinho diz que "ouviu falar de um grande mágico chamado Grimm que um dia poderia levá-los pra casa". E acaba o desenho.


Há ainda um escopo do que seria o episódio final (e que não necessariamente seria o EPISÓDIO 28). Chamado de REQUIEM e que, dependendo do contexto, poderia ser traduzido como o Descanso, como o Repouso Final, o episódio sugere que os garotos finalmente teriam uma nova chance de voltar para casa, porém lança o desafio: Valeria a pena o risco? Este episódio, de acordo com algumas fontes, foi escrito pelo roteirista original da série, Michael Reaves, mas nunca foi produzido para a TV. Michael Reaves discutiu o episódio e publicou o roteiro original em seu site pessoal anos atrás.


Nele acontece tudo que todo mundo diz por aí... Que o Vingador coloca os garotos à prova, que ele e o Mestre dos Magos fazem uma aposta pra ver se os jovens conseguem escapar de armadilhas e que, ao final, Hank descobre que a missão deles era redimir o Vingador, e não derrotá-lo. Aí vira o dramalhão... Mestre dos Magos chega, Vingador chama ele de pai e o baixinho agradece aos garotos, pois sem eles jamais poderia trazer o seu filho de volta. Todos se surpreendem com a declaração de que o Vingador é o filho do Mestre dos Magos. O Vingador, por sua vez, esteve, de acordo com esse roteiro, esteve aprisionado há milhares de anos quando decidiu seguir outro mestre, aquele "Cujo Nome Não Pode Ser Dito" (no original, The Nameless One, revelado no episódio n° 22). O Mestre puxa então mais um raio de luz da porta e assim faz aparecer um portal para o mundo dos garotos, dizendo que eles estavam livres para voltar para casa. A cena terminaria com as crianças e Uni felizes em frente ao portal, prestes a tomarem sua decisão, com o Mestre dos Magos de um lado do portal e o redimido Vingador do outro. Da até pra passar no SBT numa dessas novelas açúcaradas.


Bem, eu particularmente, não acredito que um roteiro não produzido seja algo a ser levado a sério. É como se um autor de uma novela dissesse ao público que tem outro final para ela depois de já ter ido ao ar e substituída por outra. Entende? Por mais que o autor tenha criado um roteiro novo, ele já não é em si o produto cultural e artístico ao qual pertencia. Imagina se João Emanuel Carneiro (autor brasileiro) publica nas redes sociais a notícia de que há um roteiro em que a Carminha de Avenida Brasil continua má, mas isso não foi mostrado no último capítulo... Percebe que não cola mais? A obra já acabou, já repetiu e o que fica no imaginário é justamente a dúvida se eles voltam ou não. Com certeza, se esse final existisse... o desenho perderia metade do encanto que tem entre os fãs de diferentes gerações. O mistério fez a obra ser eternizada.


Quer assistir? No youtube é possível acompanhar na ordem os 27 episódios. São 8 horas, ao todo. Dá pra ver uma temporada por dia - https://www.youtube.com/watch?v=fElPC7K4cQk&list=PLB1A72466C32A694B


"O lar é o reflexo do coração. O reflexo que estão começando a entender"

DOS MAGOS, Mestre


*Algumas informações do parágrafo carecem de fontes oficiais, sendo, em sua maioria, encontradas em matérias sobre a série.



bottom of page