top of page

PAISAGEM NATURAL - PROJETO FOTOGRÁFICO DE NU ARTÍSTICO

O fotógrafo César Ferreira desenvolve trabalhos que mostram a interação dos corpos com a natureza. As imagens estão disponibilizadas no perfil @paisagem.natural_ do Instagram.

César Ferreira é professor e artista visual, morador de Valparaíso de Goiás. Desde 2017 vem pesquisando a fotografia de corpos nus na natureza, buscando criar retratos que causem alguma sensação, do estranhamento à admiração. A maior parte dos modelos é composta por pessoas comuns.


As fotos que compõem o Instagram @paisagem.natural_ revelam a simplicidade da nudez. O olhar poético sobre a interação dos modelos com a natureza potencializa os cliques.


No instagram, as fotos sofrem algumas correções para que as postagens não sejam denunciadas, porém, o fotógrafo César Ferreira também produz peças para instalações, brincando com as impressões e dando novo significado à elas.


"Pessoas nuas na natureza remetem sempre ao natural, ao que deveríamos ser. Por que nos cobrimos quando na natureza, se é justamente nesse ambiente que deveríamos nos permitir sentir a sensação de liberdade de não precisar vestir máscaras em forma de roupas? Nus, crus, somos mais nós mesmo, sem artifícios para esconder quem somos. Somos muito mais nós mesmos quando expomos nossas peles pelo simples fato de sermos só nós mesmos", explica César.

No Instagram, preza-se a narrativa do contato com a natureza; na instalação, as fotos são apresentadas em potes de vidro ou coladas nas paredes em tamanho reduzido, fazendo com que os visitantes se aproximem das obras tão perto quanto 1 cm para verificação dos detalhes. Essa aproximação revela ainda cheiros e outras sensações, gerando vontade e interesse de também estar e fazer parte da natureza.


Como o país está em período de quarentena, o fotógrafo está usando o tempo livre para refinar algumas peças e criando outras novas. A ideia é realizar uma nova exposição totalmente independente no segundo semestre.


bottom of page