OCUP(A)ÇÃO ARTE EDUCAÇÃO: SÉRIE DE DIÁLOGOS DO SESC

Ocup(A)ção Arte Educação: Projeto nacional do Sesc inicia no dia 30/06. Série de diálogos virtuais passará por diferentes estados brasileiros.

Gustavo Deon, Crédito da imagem - Gabz para o projeto Sertrans

Uma série de diálogos virtuais com educadores, artistas e pesquisadores de todo o país proposta pelo Departamento Nacional do Sesc levantará o debate sobre as práticas culturais que levam à reflexão de temas relevantes para a sociedade. O projeto Ocup(A)ção Arte Educação terá sua abertura no dia 30 de junho, no Youtube do Sesc Brasil (www.youtube.com/user/SescBrasil) e, a cada semana, será abordado um dos eixos que conduzirá as discussões - acessibilidade, diversidade, geracionalidade e territorialidade - sempre das 16h às 17h (Horário de Brasília). Educadores gaúchos conduzirão um dos debates em julho.


Na primeira semana de julho, a temática Diversidade será desdobrada em diversos canais Youtube do Sesc. No dia 1º, o Sesc Pará abordará a Diversidade e a Territorialidade nos Processos Identitários das Drags/Demônias. No dia seguinte, será a vez do Sesc Paraíba falar sobre Juventudes, Periferia e Formação Cultural. Dia 03, o Sesc Santa Catarina trata de Artivismo negro e LGBTQIA+ em Santa Catarina: formas diversas de pensar a arte educação. Em 05/07, o Sesc São Paulo debate sobre Identidade e diversidade na educação musical, seguido pelo Sesc Espírito Santo, no dia 06, com a reflexão Repensando: A arte e a cultura como ferramenta de transformação humana e social, e pelo Sesc Alagoas, no dia 07, com o tema NJÒ AIGBORAN: Dança, Educação e epistemes afrocentradas para uma prática artística-pedagógica antirracista.


No Rio Grande do Sul, o projeto acontecerá no dia 08 de julho, com o bate-papo Diversidade na docência: Arte e Educação LGBTQIA+ no RS, com a professora e pesquisadora de artes visuais Marina Reidel e o ator e educador Gustavo Deon. O evento será transmitido pelo canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs). Os convidados, naturais do Rio Grande do Sul, têm uma trajetória reconhecida nas áreas da arte educação, da sexualidade e das relações de gênero. A conversa convidará a comunidade gaúcha a pensar sobre os desafios que educadores transexuais enfrentam ao ocuparem diferentes espaços educativos, além de discutir como o assunto vem sendo articulado nos currículos e debates promovidos pelas escolas. A mediação da conversa será feita pelo analista de Arte Educação do Sesc/RS, Diewerson Nascimento, e um intérprete de Libras proporcionará mais acessibilidade ao diálogo.


Ocup(A)ção Arte Educação


O QUE É: Espaço de compartilhamento de experiências e escuta expandida sobre o que o Brasil tem realizado no campo da mediação cultural. De norte a sul, do nordeste ao centro oeste e com o sudeste nesta geografia das práticas educativo-culturais, a partir de eixos conceituais, tais como: diversidade, acessibilidade, geracionalidade e territorialidade; educadores, artistas, pesquisadores e profissionais da cultura apresentarão suas dinâmicas, abordagens e metodologias, centradas na Arte Educação.


OBJETIVO: Democratizar o acesso a experiências mediadas pelas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, arte educação, biblioteca, patrimônio, artes visuais e literatura, em suas variadas expressões. Por meio da Política Cultural do Sesc, que rege as intencionalidades e as diretrizes das ações de formação, fruição, difusão e fomento, promovidas pelo Programa Cultura em consonância com objetivos institucionais, direitos culturais e diversidade cultural, a equipe tem desenvolvido, por meio da arte, dinâmicas do âmbito da crítica, reflexão e da criação. A arte educação é um caminho de mediação de saberes, experiências e conhecimentos. De modo horizontal, o Sesc quer compreender como as pessoas se relacionam com a arte. Nesse percurso, o exercício dialógico se faz presente. O ponto principal desse trabalho é, portanto, exercitar a concepção de mediação como objeto de formação educativo-artístico-cultural.


Ocup(A)ção Arte Educação – Primeira semana


Playlist do projeto no Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLY_QtDGHt8ShI3MXi-zXJxxTJvnC0o8dr

Horário das lives: 16 às 17h


30/06 (quarta-feira)

Sesc Brasil

Abertura com Leonardo Moraes (Departamento Nacional do Sesc), Maira Jeannyse (Polo Sociocultural Sesc Paraty), Ludmila dos Santos Teixeira (Polo Educacional Sesc) e Josenira Fernandes (Polo Socioambiental Sesc Pantanal)


01/07 (quinta-feira)

Sesc Pará

Diversidade e a Territorialidade nos Processos Identitários das Drags/Demônias - Juliano Bentes


02/07 (sexta-feira)

Sesc Paraíba

Juventudes, Periferia e Formação Cultural – José Marcos Batista Moraes e Amanda de Andrade Viana


03/07 (sábado)

Sesc Santa Catarina

Diversidade Cultural em Santa Catarina e a Invisibilidade Negra e LGBTQIA+ - Sérgio Adriano H e Elaine Sallas


05/07 (segunda-feira)

Sesc São Paulo

Identidade e Diversidade na Educação Musical – Teca Alencar e Salloma Salomão


06/07 (terça-feira)

Sesc Espírito Santo

Repensando: A arte e a cultura como ferramenta de transformação humana e social - Carlos Abelhão e Karenn Amorim


07/07 (quarta-feira)

Sesc Alagoas

NJÒ AIGBORAN: Dança, educação e epistemes afrocentradas para uma prática artística pedagógica antirracista - Jadiel Ferreira e Sirlene Gomes


08/07 (quinta-feira)

Sesc Rio Grande do Sul

Diversidade na docência: Arte e Educação LGBTQIA+ no RS - Marina Reidel e Gustavo Deon