top of page

O SUCESSO DO PORTAL "ATORES DA DEPRESSÃO"

O Portal Conteúdo conversou com o “Atores da Depressão”, que alia bom humor, criatividade e alta fidelidade de público na internet.



Conheci o Portal pela internet curtindo memes e brincadeiras com o mundo das artes. Pouco a pouco, fui entendendo o quanto essa ideia é relevante para as artes cênicas do Brasil. São mais de 200 mil seguidores pelas redes sociais e risada e informação garantidas.

O Atores surgiu como uma brincadeira entre amigos de curso livre de teatro. É um canal segmentado focado em pessoas ligadas a economia criativa e as artes performáticas, compartilhando experiências e novidades do mundo cultural.



Idealizado pelo ator e psicólogo Juliano Bonfim em 2012, o Portal deixou de ser somente uma página de humor e se tornou uma referência para atores, diretores, produtores, escolas e grupos em todo o Brasil. A página é destinada a todos que vestem a camisa dessa profissão tão difícil e gratificante. A maior parte o público é formada por artistas (cerca de 80%) e a menor parte (os 20%) pelo público em geral, consumidores de arte ou simpatizantes. Na parcela dos artistas, há seguidores da área da música, dança e também as equipes técnicas das produções. Um dos grandes desafios, no entanto, é sustentar essa boa ideia em tempos em que as artes são hostilizadas por alguns setores da sociedade. Para divulgações no portal, a gestão cobra um valor, afinal, 200 mil pessoas são 200 mil pessoas. Porém, muitas pessoas não acham justo pagar por divulgações (o que denota um não entendimento do funcionamento da máquina cultural em internet), pois é através de divulgações em portais como o “Atores da Depressão” que muitos projetos são substancialmente difundidos. Há também divulgação gratuita de trabalhos, porém, esses devem conquistar o coração da linha editorial para merecerem destaque nas redes. Com o tempo, o público começou a pedir outros tipos de conteúdo, além do humor e a linha editorial passou então a fazer pesquisa de dicas culturais, curiosidades e outras coisas que seria de interesse dos seguidores.

Numa de minhas primeiras tentativas de contato com Juliano Bonfim, tive a feliz surpresa de ter um produto do qual eu fazia parte veiculado nas redes do “Atores da Depressão”. Foi uma ação de fotografia de nudez artística coletiva em Brasília – a FOTONA – clicada por Kazuo Okubo dentro do Festival Cena Contemporânea. A abordagem fez diferença sim. Conseguimos boa adesão de modelos voluntários que toparam se despir na Esplanada dos Ministérios. Sucesso!


Juliano pontua que embora os memes ainda sejam o carro-chefe do portal, o conteúdo informativo tem crescido muito, tanto que foi criado o canal no YouTube, pois o perfil dos seguidores pedia algo mais direto, mais visual e formativo, preferindo a plataforma do que um site com uma matéria escrita. O canal já alcançou diversos seguidores, reforçando a teoria do que o público prefere. Dicas de como tirar o DRT, entrevistas com atores e diretores e informações do mundo teatral são os temas dos episódios.


O status que o “Atores da Depressão” alcançou é grande. Por dia, o movimento cibernético não para, pois o recebimento de mensagens de pessoas que ficam completamente em êxtase quando aparecem na página ou quando Juliano Bonfim curte algo delas pelo perfil do Portal é constante. O idealizador procura sempre deixar a página mais próxima possível do público, respondendo às mensagens diretas e os comentários oriundos das publicações.


“Confesso que me divirto bastante fazendo os memes, mas gosto muito de fazer postagens e matérias mais desafiadoras, coisas que preciso pesquisar, confirmar, investigar… Quando essas postagens fazem sucesso, é muito bom.”

Juliano Bonfim – Criador do Atores da Depressão


Quer conhecer? Não perca tempo! Confira as plataformas onde é possível se deliciar com as publicações bem humoradas e formativas do Portal Atores da Depressão:

bottom of page