© 2019 - Conteúdo - Portal de Cultura e Arte de Brasília e do Brasil

 Editado por Josuel Junior e colaboradores       I     Web Designer: Caio Almeida

  • Instagram B&W

Para sugestão de pauta, envie release o e-mail:

falecomportalconteudo@gmail.com

  • Josuel Junior - Editoria

O PIROTECNICO ZARARIAS, DO GRUPO GIRAMUNDO, EM CARTAZ NO CCBB

Espetáculo O Pirotécnico Zacarias traz inovações pela mistura de linguagens do cinema e do teatro , com bonecos máscaras e projeções para encenar contos do mineiro Murilo Rubião, um dos pioneiros da literatura fantástica no Brasil.


O Centro Cultural Banco do Brasil recebe, de 10 a 27 de outubro, o espetáculo “O Pirotécnico Zacarias”, do consagrado Grupo Giramundo. A montagem dialoga e experimenta as linguagens do teatro e do cinema, apresentando 5 adaptações de contos de Murilo Rubião, considerado um dos mais significativos escritores da literatura fantástica no Brasil.


O espetáculo é resultado da nova vertente de trabalho do grupo mineiro, que após mais de 30 anos atuando especificamente como um grupo de teatro passa a promover ações como a formação de um núcleo multimídia experimentador de uma cena de animação, convivendo com bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, música, dança e artes plásticas que originaram neste mais recente espetáculo do grupo, poderá ser visto no trabalho inédito na Capital.

A dramaturgia foi construída a partir da costura dos contos “O Pirotécnico Zacarias”, “O Ex-Mágico da Taberna Minhota”, “Teleco, o Coelhinho”, “O Bloqueio”, “Os Comensais”, todos interligados pela figura central de Zacarias, protagonista do espetáculo.


O Giramundo foi criado em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. O grupo montou 34 espetáculos teatrais, construindo acervo próximo de 1500 bonecos e objetos de cena. Suas montagens experimentaram o boneco em múltiplas formas, criando um variado panorama técnico e expressivo do teatro de bonecos. Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artística de seus fundadores imprimiu no grupo o rigor metodológico e atenção estética no planejamento de seus bonecos e espetáculos. Hoje, o Giramundo se transforma: a ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cede espaço para um núcleo multimídia, experimentador de uma cena de animação variada, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais.


PROGRAME-SE

PRODUTO: O Pirotécnico Zacarias

GÊNERO: Teatro de Bonecos

ONDE SERÁ: Teatro I – Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB)

QUANDO: 10 a 27 de outubro de 2019

HORÁRIO: Quinta a sábado, às 20h / Domingo, às 19h30

QUANTO: Ingressos* para espetáculos no Teatro: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia entrada e clientes BB com Ourocard) Vendas na bilheteria do CCBB e também no site www.eventim.com.br

CLASSIFICAÇÃO: 16 anos


QUEM FAZ

Patrocínio: Banco do Brasil Realização: Ministério da Cidadania e Centro Cultural Banco do Brasil Direção geral e roteiro adaptado: Marcos Malafaia Assistência de direção: André Martins Coordenação de produção: Carluccia Carrazza Direção de atores: Epaminondas Reis Atores marionetistas: Antônio Rodrigues, Beto Militani, Camila Polatscheck e Fabíola Rosa Trilha sonora: Gabriel Guedes, Max Lehmann e Andre Martins Cenografia: Marcos Malafaia e Daniel Bowie Luminotécnica digital: Bruno Cerezoli e Tom Alonso Design de iluminação: Marcos Malafaia e Rodrigo Cordeiro Assessoria de comunicação: A Dupla Informação Assessoria de imprensa local: Tato Comunicação Cantoras: Laura Catarina, Mariana Cavanellas e Coral Sampaio Vozes: André Martins, Antônio Alonso, Antônio Rodrigues, Epaminondas Reis, Isabella Michelline, Lis Malafaia, Marcos Malafaia, Mário Apocalypse e Ulisses Tavares Cenotécnica: Rodrigo Cordeiro, Alexandre Figueiredo e Alexandre Galvão


OPINIÃO DO EDITOR

"Quem conhece a obra e a trajetória do Grupo Giramundo sabe que o esmero toma conta da encenação, quase que como uma viagem alucinante pelo universo do Teatro de Bonecos"