"O PAU NO DIVÃ" - SÉRIE DISCUTE A MASCULINIDADE CONTEMPORÂNEA

O ator Felipe Barros, protagonista e idealizador da série, que discute a construção da masculinidade na sociedade contemporânea.

Foto: Fabio Audi

O Pau no Divã é uma websérie de ficção em 5 episódios criada e protagonizada pelo ator Felipe Barros, que estreia no dia 29 de junho, às 20h, pelo Youtube e pelo canal do Instagram do ator @fefobarros. A série busca discutir sexualidade e masculinidade a partir da ótica de Potira Jandara, uma mulher à frente de seu tempo, que através da escuta, empatia, do amor e boas doses de sarcasmo, coloca no divã os comportamentos dos homens que circulam sua vida.


Em meados de 2019, como projeto artístico e pessoal, o ator Felipe Barros decidiu investigar a sua masculinidade e os conceitos/pessoas/ideias que o fizeram ser aquele homem, performando aquele tipo de masculinidade. Após pesquisas, estudos e muitas sessões de terapia, onde Felipe buscou entender os caminhos da sexualidade no processo de construção da masculinidade na nossa sociedade, nasce O Pau no Divã.


Após uma temporada de vídeos no seu canal no Youtube, a vontade de criar e desenvolver uma nova linguagem audiovisual para continuar falando sobre os temas de suas pesquisas, fez Felipe buscar novas narrativas. Aproveitando a finalização de um curso de Roteiro, onde precisava desenvolver um projeto de conclusão, Felipe uniu suas pesquisas sobre o tema “Sexualidade e Masculinidade” com a vontade latente de atuar e produzir um conteúdo mais autoral e artístico, e assim escreveu a websérie O Pau no Divã.


Toda a produção, figurino e direção de arte foi feita pelo próprio ator nas semanas que antecederam as filmagens. O trabalho de construção dos personagens e preparação do ator para a série, foi feita pelo profissional Sergio Spina, assistente da preparadora de elenco Fatima Toledo.


Felipe Barros é um ator/criador paulistano, de 32 anos. Começou ainda criança e desde então não parou mais de sonhar, de imaginar, de criar, de desenvolver o seu olhar e fazer artístico, tanto no teatro, quanto nos últimos anos no audiovisual. Felipe busca olhar a vida sempre atras de inspiração, de boas histórias, boas pessoas, bons momentos.


Trabalha profissionalmente com teatro desde os 15 anos, somando mais de 20 espetáculos teatrais, entre eles Salomé, Vereda da Salvação, Noite de Reis e Boca de Ouro. Em 2012, foi indicado ao prêmio Femsa, como melhor ator coadjuvante, pelo infantil Rapunzel do Grupo Gattu. Interpretou Jesus Cristo na opera Cavalleria Rusticana, em 2014 Theatro Municipal de SP. Participou das séries Zé do Caixão, Ainda 70 e Rio Heroes. No cinema, atuou em mais de 10 curtas metragens, entre eles os premiados RG, Valsa para Ronana e Passagem, e protagoniza o longa Todos Nós 5 milhões (disponivel no youtube). Atualmente trabalha como apresentador de conteúdos educacionais e produz o projeto O Pau no Divã, no youtube.


Pela sua página no Instagram (@fefobarros), o ator Felipe Barros promoverá interações com seu público, interpretando a protagonista Potira Jandara e ampliando o debate trazido através dos temas abordados em cada episódio. Cada sexta feira que antecede o episódio, Potira vai soltar alguns spoilers sobre os assuntos do episódio da semana e sobre o homem em questão que visitará sua casa.


Após o lançamento dos 5 episódios, a partir de 3 de agosto, o ator Felipe Barros, dentro de sua página no instagram (@fefobarros) apresentará 5 lives com convidados a serem definidos para debater sobre masculinidade, sexualidade e sobre O Pau no Divã. Paralelo a isso, Felipe vai apresentar o projeto para outras produtoras e distribuidoras e participar de festivais de web séries pelo Brasil e o Mundo. Começando com o RioWebFest 2021, maior festival de web séries do Brasil.


PROGRAME-SE


Episódio 1 – Pedro: O Vizinho do Lado – Dia 29/06/2021 – às 20h

Quando Potira está prestes a relaxar, Pedro invade sua casa para falar do seu final de semana. Incomodada com algumas atitudes de Pedro após sua separação, Potira decide falar algumas verdades para seu vizinho do lado.


Temas abordados: Masculinidade Toxica; Separação; Comportamentos infantis; Monogamia.


Episódio 2 – Guilherme: O Sobrinho – Dia 06/07/2021 – às 20h

Depois de três dias abrigando seu sobrinho que fugiu de casa, Potira resolve ter uma conversa franca com o menino. Guilherme decide revelar seus segredos mais escondidos e deixa Potira perplexa.


Temas abordados: Relação Mãe e Filho; Virgindade; Pornografia na Web; Sexualidade.


Episódio 3 – Luiz Claudio: O Vizinho de Cima – 13/07/2021 – às 20h

Incomodada com as brigas constantes que escuta vindo do andar de cima, Potira resolve tomar uma atitude drástica. Mas o que Potira não esperava, era ser confrontada por seu vizinho.

Temas abordados: Violência Doméstica; Machismo; Discursos de Ódio; Homofobia.


Episódio 4 – Marinho: O Irmão – 20/07/2021 – às 20h

Quando seu irmão aparece na sua casa logo de manhã, Potira sente que vem bomba. Num papo franco, Marinho conta sobre sua última aventura e Potira descobre os dilemas de seu irmão.


Temas abordados: Casamento; Familia; Bisexualidade; Fetiches.


Episódio 5 – Júlio: O entregador – 27/07/2021 – às 20h

Quando Julio vem fazer uma entrega para Potira, ele conta para ela uma novidade. Numa conversa dura, Julio abre seu coração e deixa Potira emocionada.


Temas abordados: Paternidade; Justiça Social.


Sobre a veiculação e os próximos passos

Os episódios da série serão disponibilizados às terças feiras, às 20 horas, no IGTV do ator Felipe Barros @fefobarros e no canal O Pau no Divã, no Youtube. https://www.youtube.com/channel/UCOWPxN4DlHadSQH9b20UCSQ