O OVO DA CUCA NA VIRADA SUSTENTÁVEL PORTO ALEGRE
Com máscaras e bonecos alegóricos, Solo da atriz Ana Pessoa estreia em formato on-line e instiga o público a refletir se ainda temos alguma liberdade para criar pensamentos próprios, mesmo diante de tantos monitoramentos, manipulação de notícias e mau uso de ferramentas tecnológicas.

No dia 14 de Novembro de 2020 (sábado), às 13h30, o grupo Desembargadores do Furgão faz uma participação especial na 5ª edição da Virada Sustentável de Porto Alegre com a estreia de um novo espetáculo adaptado para o formato digital. “O Ovo da Cuca” será exibido pela TVE Local e pelo Youtube da Virada Sustentável simultaneamente através do link: https://www.youtube.com/watch?v=i_yMounea-8
Embalada pela trilha sonora de um violoncelo, “O Ovo da Cuca” é uma peça que transita pelas linguagens do Teatro e da Dança, utilizando-se de alegorias para formar uma sequência de imagens que retratam aspectos da liberdade.
O espetáculo que inicialmente foi criado para espaços públicos como parques e praças, ganhou uma versão on-line para ser apresentado durante a Virada Sustentável, convidando o público a refletir sobre tantos processos complexos pelos quais a Humanidade passa na atualidade.
Uma caixa artesanal de madeira e metal colocada em um espaço vazio representa um tipo de portal de nascimento ou passagem para um mundo diverso. Ao emergirem de dentro da caixa diversos seres simbólicos, que a princípio se relacionariam com o público na rua, o espetáculo em sua versão virtual pretende surpreender o público da internet através de imagens e sensações dispostos com recursos de câmera e captação de imagem além de efeitos de edição
Um olho que tudo vigia, Máquinas e Prisões. Um mundo regido pela alta velocidade, pelo consumo de imagens, pessoas, informações. A reprodução de discursos vazios. Imposições, opiniões formadas, preconceitos. Humanos-massa, em massa.
Em um mundo moderno, porém totalmente vigiado e monitorado, qual seria o significado da real liberdade? Diante de um cenário mundial repleto de discursos prontos, opiniões enlatadas, manipulação diária de notícias, robôs produtores de conteúdo e as tão faladas fake news, será que ainda possuímos a capacidade de distinguir verdadeiramente o que é um pensamento nosso e o que nos foi imposto a pensar?
PROGRAME-SE
Quando: 14 de Novembro de 2020 (sábado) - Horário: 13h30 - Duração: 30 minutos
Onde: TVE e Youtube da Virada Sustentável
Link para assistir à obra: https://www.youtube.com/watch?v=i_yMounea-8
Classificação Livre
Grátis
QUEM FAZ
GRUPO: Desembargadores do Furgão | CONCEPÇÃO E ATUAÇÃO: Ana Pessoa | CENOGRAFIA E FIGURINO: Maria Zuquim | CENOTÉCNICA: Marçal e Ana Pessoa | TRILHA SONORA: Rafael Gandolfo | PIANO: Paulo Leoncioni | ASSESSORIA DE IMPRENSA: Luciana Gandelini