Em sua 3ª edição, o projeto se apresenta a alunos de escolas do DF, levando o melhor da poesia popular local para estudantes
A poesia popular faz parte das raízes culturais do Distrito Federal. Ela chega nos primórdios da cidade, com seus construtores, em maioria oriundos do Nordeste. São cordéis, repentes, poesias, cantorias e causos, contados e cantados pelo nosso povo, pela nossa gente. Hoje todo esse universo da poesia popular é firmado e se reinventa, levando seus encantos a todos os cantos do DF. Seguindo nessa trilha, está acontecendo a 3ª edição do O Cordel e suas Cantorias. O projeto tem realizado apresentações em escolas da Rede Pública do DF, levando grandes nomes da cultura popular local. O primeiro pouso do projeto foi no Guará, no mês de junho, e agora segue para Taguatinga.
No dia 09/08, sexta-feira, às 14h, a poesia chega ao Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte, com os cordéis de Cumpadi Ancelmo, Donzílio Luiz, Valdenor de Almeida e Carlos Augusto Cacá, além das cantorias de Paulo Matricó e Cacau Alencar. E no dia 10/08, sábado, às 16h30, o projeto vai ao CEMAB, e conta com os cordelistas Edinaldo Lima, Chico de Assis, Paulo Matricó e Lília Diniz, e também com as cantorias e repentes de Valdenor de Almeida e Donzílio Luiz. Tudo sempre com Pintura ao Vivo, com Hamilton Zen, e com as intervenções poéticas e brincadas da Mestra de Cerimônia, Jirlene Pascoal.
A Poesia Popular na Educação
Tanto o cordel quanto as cantorias são manifestações da nossa cultura popular brasileira, sendo parte do nosso imaginário popular, gerando identidade e encantamento. O projeto visa chegar com essas ricas tradições nas escolas do DF, agregando uma série de valores educacionais, como patrimônio, memória, história, artes e entendimento lúdico da língua portuguesa. São culturas arraigadas no DF pela ação de imigrantes nordestinos, cujo deslocamento geográfico trouxe junto a identidade desse povo. Estão na alma e no coração da nossa gente. A poesia está em muitas memórias, emoções e diversões praticadas pelo povo, podendo ser utilizada como elemento lúdico e de ligação de conteúdos escolares, divertindo e encantando os estudantes.
Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
PROGRAME-SE
O Cordel e Suas Cantorias
Escolas da Rede Pública de Taguatinga
QUANDO: 09/08, 14h - CEMTN
10/08, 16h30 - CEMAB
Entrada Franca e Livre
Yorumlar