Artistas de Brasília disponibilizam os links de suas obras para o público. A proposta é nova e o retorno ainda é incerto, porém, é uma das medidas adotadas do período de quarentena.
Uma coisa é certa: Nossa rotina mudou consideravelmente com a pandemia do Coronavírus e a paralisação das atividades de trabalho em todo o país. O setor cultural tem passado por dificuldades recorrentes desde o final do governo Temer. A situação ficou ainda mais desfavorável com a chegada de Bolsonaro ao poder.
Em Brasília, após a exoneração do Secretário de Cultura e Economia Criativa Adão Cândido, que travou uma luta ideológica com trabalhadores do setor, Bartolomeu Rodrigues assumiu a pasta e representou uma certa esperança para a classe artística.
O edital FAC Áreas Culturais de 2018, antes cancelado, retornou, o que representou alívio para muitos agentes culturais. Já o Edital FAC OCUPAÇÃO está mais adiantado e alguns artistas até conseguiram assinar o Termo de Ajuste de seus projetos. Alguns já iriam retornar as atividades quando a pandemia do Coronavírus surgiu, mudando tudo o que estava pré-programado.
É importante entender como é o passo-a-passo de um edital como o FAC para explicar a aflição dos artistas locais:
1 - O EDITAL É LANÇADO;
2 - OS ARTISTAS ESCREVEM PROJETOS PARA AVALIAÇÃO;
3 - O RESULTADO PARCIAL É DIVULGADO;
4 - É ABERTO O PERÍODO DE RECURSO PARA QUEM NÃO FOI APROVADO;
5 - ANÁLISE DE RECURSOS;
6 - DEFINIÇÃO DOS CONTEMPLADOS;
7 - O RESULTADO FINAL É DIVULGADO NO SITE DA SECRETARIA;
8 - O RESULTADO FINAL É DIVULGADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO;
9 - OS PROPONENTES EMITEM CERTIDÕES NEGATIVAS E DECLARAÇÕES;
10 - ANÁLISE DOCUMENTAL;
11 - PROPONENTE É CONVOCADO PARA ASSINAR O TERMO DE AJUSTE
(Somente a partir desta etapa é que o projeto pode começar a ser executado em sua pré-produção. Isso significa que os profissionais já podem montar suas equipes e frentes de trabalho dentro do cronograma de execução);
12 - PROPONENTE RECEBE OFÍCIO PARA ABRIR CONTA NO BRB;
13 - A CONTA NO BRB É ABERTA;
14 - COMEÇA A FASE DE EMPENHO
(A fase de empenho é o período em que a conta do BRB é aberta, podendo receber o valor total do projeto. Às vezes, dura uma semana... Às vezes, dura meses. Muitos artistas e proponentes, encontram-se nesta etapa atualmente, aguardando o depósito para começarem a gerar a economia criativa do setor);
15 - AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO EM CONTA PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL;
16 - PROPONENTE/TITULAR DA CONTA PEDE TALÃO DE CHEQUE OU OPTA POR SERVIÇO DE DÉBITO AUTOMÁTICO;
17 - EXECUÇÃO DE PRÉ-PRODUÇÃO COM PAGAMENTO DE EQUIPE
18 - REALIZAÇÃO DO PROJETO;
19 - ENVIO DE RELATÓRIOS MENSAIS, BIMESTRAIS OU QUADRIMESTRAIS AO FAC;
20 - PRESTAÇÃO DE CONTAS;
21 - APRECIAÇÃO DE DOCUMENTOS PELA EQUIPE DO FAC
22 - ENCERRAMENTO DE CONTA BANCÁRIA;
23 - DELIBERAÇÕES FINAIS DO PROJETO.
Uma carta com sugestões e demandas urgentes da classe artística está sendo elaborada e será enviada ao Secretário Bartolomeu Rodrigues e à imprensa.
Como cortes de verbas públicas estão sendo realizados, há um incógnita na vida dos artistas do DF. Alguns grupos e coletivos, numa tentativa de diálogo com o público e até mesmo de uma possível arrecadação paliativa, passaram a disponibilizar links de seus espetáculos teatrais para quem quiser ver em casa. Aí vem outra questão...
A maioria das peças é gravada com uma única câmera (conforme exigido por muitos festivais de teatro). Grupos como Tripé e Liquidificador já inovam numa edição linear que conta com diferentes ângulos. Isso é um atrativo pra não deixar a exibição monótona.
Quem faz teatro, geralmente não gosta de ver a peça em vídeo... Perde-se o tônus e a vivacidade do conteúdo passado ao vivo. No entanto, essa alternativa, ainda que inicial e experimental, é positiva. Pode ser que nos ensine a pensar melhor na captação e edição de nossos espetáculos no futuro.
O QUE TEM SIDO FEITO?
O Grupo Tripé disponibilizou todo seu repertório de espetáculos de graça:
*Entre Quartos;
*O Novo Espetáculo (Tudo está à venda);
*Todo mundo perde alguma coisa aos oito anos.
Para acessar, clique em https://www.youtube.com/user/VIDEOSTRIPE
A Trupe Trabalhe Essa ideia disponibilizou uma de suas peças:
*Você Volta Amanhã?
Para acessar, entre em contato: https://www.instagram.com/trabalheessaideia/
O Coletivo Amigos Artistas disponibilizou vários espetáculos da cidade:
*Adoráveis ex-namoradas (apoiadores desse espetáculo ganharão uma cortesia para a próxima temporada); *Bistrô; *Livro do Desassossego;
*Medeia - A Neta do Sol;
*Aquela Peça de Shakespeare.
Para quem tiver interesse, basta entrar em contato com o coletivo, que irá disponibilizar os links mediante uma quantia justa.
Whats (61) 981029003 - Marcos Davi/ (61) 984227194 - Marina Olivier
O ator e contador de histórias Jorge Marinho, da Coletiva Teatro, tem feito transmitido contos infantis pelo IGTV e Youtube. Os pais, mães, tios e tias que quiserem apresentar o conteúdo aos filhos têm duas alternativas:
Instagram - https://www.instagram.com/jorgemarinho/
O comunicador Davi Mello tem publicado Pílulas Cordelísticas no Facebook e Instagram. A brincadeira é a seguinte... Os internautas enviam temas que viram estrofes e versos para serem postados e trazerem mais poesia nas redes. Os temas podem ser livres, sem limites para a imaginação. Basta seguir o profissional pelas redes:
Instagram:
Novas iniciativas irão surgir. Estejamos atentos, firmes e fortes para manter a arte do DF!
Comments