Os dez finalistas se apresentarão ao vivo durante o pôr do sol mais bonito da capital. Após anúncio dos vencedores, o bloco Eduardo e Mônica encerra o festival com um grande show
A edição 2024 do Brasília Independente, projeto reconhecido por promover o trabalho de artistas independentes do Distrito Federal e entorno, chega à sua etapa final. Os vencedores deste ano serão conhecidos durante grande evento no sábado, 28/09, com a Carreta Palco SESC montada na Feira de Artesanato da Torre de TV, a partir das 15h.
A programação começa com a apresentação ao vivo dos 10 finalistas que foram escolhidos pelo júri após duas eliminatórias, realizadas no SESC Gama e no SESC Taguatinga: Brazilian Blues Band, Juan Parada, Lady B, Máximo Mansur, Patacori, Prince Belofá, Saraní, Sozinho no Sótão, Tonhão Nunes e Xavosa. Em seguida, serão anunciados os três vencedores que receberão troféus e prêmios em dinheiro, 10 mil, 5 mil e 3 mil reais, respectivamente. Também será revelado o ganhador do prêmio Especial Brasília Capital do Rock, que recebe 2 mil reais. E haverá ainda troféu para o aclamado pelo voto popular. A votação na internet estará aberta de 23 a 28 de setembro para a escolha do público por meio deste link.
O júri técnico avaliou os clipes dos shows dos 10 finalistas, no Espaço Cultural Renato Russo, no dia 27 de agosto. Eles assistiram aos vídeos, e deram nota para a letra da música, a melodia e a performance. A seleção de jurados foi composta por: Anna Moura, vencedora do Brasília Independente (BI) 2022, Claudio Cohen, maestro da Orquestra Sinfônica de Brasília, Daniela Firme, cantora e finalista do festival em 2016, Diego Marx, curador do Coma e do SESC, Dhi Ribeiro, cantora, Fabiano Andrade, âncora do DF1 e músico, Flor Furacão, cantora e vice campeã do festival em 2022, Mário Sartorello, Dj e jornalista cultural da Rádio Nacional, Philippe Seabra, vocalista da Plebe Rude e produtor musical, patrono da edição 2024, Raffa Santoro, DJ e produtor musical e Rubens Duarte, editor da Globo e músico.
O resultado do júri será divulgado na grande festa da final. A noite será encerrada com super show do bloco Eduardo e Mônica, que vem conquistando plateias de Brasília e do Brasil desde sua estreia no Carnaval de 2017.
O Brasília Independente este ano está em novo formato. Independente, segue sob coordenação geral da jornalista cultural, Márcia Witczak, e mantém o apoio e parceria com a Programação da TV Globo para exibição das bandas na televisão. Witczak, que também apresentou as duas eliminatórias, afirmou que as apresentações contaram com músicas de excelente nível e que a diversidade deu o tom. “O DF continua fazendo música muito boa. É bom lembrar foram incritas 400 músicas, que já demonstravam qualidade. Ou seja, foi um trabalho difícil para o júri fazer a seleção”, conclui.
Eduardo e Mônica – O Bloco Eduardo e Mônica O Bloco Eduardo e Mônica estreou no Carnaval de Brasília em 2017. Formado por Marquinho Vital, Rony Meolly e Diogo Villar o grupo toca grandes sucessos do rock brasileiro em ritmo de batucada de Carnaval, a exemplo dos hits de Legião Urbana, Raimundos, Plebe Rude, Cássia Eller, Capital Inicial, além de reggaes do Natiruts. A ideia é promover diversão com doses de nostalgia para fazer todo mundo dançar. Ao longo de sua trajetória, Eduardo e Mônica já conquistou foliões de Brasília e de outros lugares do Brasil, dentro e fora do Carnaval. No ano passado, o Eduardo e Mônica lançou seu segundo projeto audiovisual, intitulado “Carnaval nas Alturas”. Gravado no heliponto do Brasil 21, bem no centro da Capital, sendo lançado nacional e internacionalmente pelo Globoplay.
Brasília Independente – Desde sua criação, o Brasília Independente tem desempenhado um papel fundamental na cena cultural do Distrito Federal, divulgando e incentivando a cena autoral da música local. Mais de 120 bandas de todos os estilos já participaram do concurso, tendo suas performances exibidas pela TV Globo Brasília.
O projeto continua a beneficiar os artistas independentes, mantendo sua essência e objetivos originais, mas traz algumas novidades. Uma delas é que 2024, o Brasília Independente presta uma homenagem ao Rock de Brasília, marcando pontos turísticos da cidade com a trilha sonora que conta a história desse estilo musical na capital. Além disso, institui-se o prêmio “Rota Brasília Capital do Rock” de música independente, reconhecendo a contribuição das bandas para a cena musical da cidade.
O Brasília Independente é aberto a todos os estilos musicais, mantendo a homenagem como uma reverência ao estilo que colocou Brasília no mapa da música brasileira como a Capital do Rock, destacando-se como uma produtora de música de alta qualidade.
O festival é uma realização da Lente Cultural com produção da Kalimba Produções. O evento tem apoio da TV Globo e Sesc DF, além do fomento da Secretaria de Turismo.
SIGA O PROJETO NAS REDES:
CONFIRA TAMBÉM: BRASÍLIA INDEPENDENTE ESTÁ DE VOLTA... E MÁRCIA WITCZAK TAMBÉM
Comments