top of page

NESTA SEMANA: NÚCLEO BANDEIRANTE NA TELA DO CINEMA

A “1a MOSTRA SHOW BRASÍLIA NASCEU” exibirá gratuitamente filmes produzidos no Núcleo Bandeirante.

Na próxima quinta-feira, dia 09 de fevereiro de 2023, será realizada no Cine Brasília a “1a MOSTRA SHOW BRASÍLIA NASCEU”, que contará com quatro sessões de exibição audiovisual, além de transmissão simultânea por canal do Youtube.


O projeto tem foco na abordagem e promoção do patrimônio histórico e cultural de Brasília por meio do audiovisual. A iniciativa visa agregarvalores e conhecimentos acerca do legado histórico de Brasília numa mostra com apresentação dos atores Lino Ribeiro e Paula Passos, participação do Mestre Jamelo do Baião, imagens do Arquivo Público do DF, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, participação de pioneiros e exibição de filmes.


A primeira sessão (19h30) começa com uma Homenagem aos Pioneiros com apresentação de Lino Ribeiro e Paula Passos. A segunda sessão (20h30) traz o lançamento do curta-metragem Cidade Livre, do Diretor Fabricio Cezar. Na terceira sessão (20h45) será exibido o filme A História do Núcleo Bandeirante, da grande cineasta de Brasília Maria Coeli. A quarta sessão (21h30) terá a reexibição do curta-metragem Cidade Livre. A Mostra é uma grande celebração à cidade do Núcleo Bandeirante.


Os filmes que serão exibidos foram selecionados pela ligação com o tema proposto e as comunidades abordadas pelo projeto. Além do lançamento em duas sessões do curta-metragem Cidade Livre, do Diretor Fabricio Cezar, o evento também exibirá o documentário A História do Núcleo Bandeirante, da grande cineasta de Brasília Maria Coeli, filme restaurado no intuito de resgatar essa grande obra sobre o nascimento de Brasília.


Filme: CIDADE LIVRE (FIC) – LANÇAMENTO

Metragem: 16 min/ Origem: Brasília

Direção: Fabricio Cezar

Mídia: DCP (1998×1080), 1.85:1, 24FPS, 48.000 KHZ 24 BIT STEREO

A história de Bernardo se mistura à história do Núcleo Bandeirante quando ele passa a acreditar que o papel é o elemento-chave que o prende em uma cidade que deveria ser livre. Na tentativa de “produzir” um mundo crível onde caibam seus delírios, ele situa sua contradição como mais um lance da luta do bem contra o mal, construindo um discurso libertário despejado em pleno Mercadão da cidade. O choque com a realidade finalmente o leva ao estágio mais avançado de sua loucura, um mergulho em seu imaginário. Lá ele se depara com o Padre Roque, a figura do bem, que argumenta contra sua obsessão. Convencido pelo Padre, ele só não contava encontrar com Velho Oscar, um Bluesman que aniquila de vez as suas esperanças, obrigando-o a entregar sua alma para se libertar. O filme foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF


Filme: A HISTÓRIA DO NÚCLEO BANDEIRANTE (FIC/DOC)

Metragem: 40 min / Origem: Brasília

Direção: Maria Coeli

Mídia: DCP (1998×1080), 1.85:1, 24FPS, 48.000 KHZ 24 BIT STEREO

O filme desvenda a história da Cidade Livre. Idealizada por Bernardo Sayão, era um núcleo provisório que funcionava como centro comercial e recreativo para pessoas ligadas diretamente à construção de Brasília. A área onde hoje se localizam o Núcleo Bandeirante, a Candangolândia (Velhacap) e o Museu Vivo da Memória Candanga constituiu um dos principais núcleos anteriores à inauguração de Brasília. Esta área formava um conjunto em que cada local cumpria uma função dentro do contexto da construção da nova capital federal. A Velhacap, posteriormente denominada Candangolândia, tinha função administrativa; o Núcleo Bandeirante, função comercial e o HJKO, função hospitalar. Com participação do próprio filho de Bernardo Sayão interpretando o pai, a obra traz imagens históricas do acervo de José Silva (Alvorada Filmes) e desmistifica a velha discussão sobre onde Brasília nasceu.


FICHA TÉCNICA DA MOSTRA SHOW BRASÍLIA NASCEU

Produção: Abravideo & Portacriativa

Coordenador Administrativo: Geralda Magela Rodrigues

Coordenador De Produção: Lino Ribeiro

Diretor Cinematográfico: Fabricio Cezar

Assistente de Diretor: Ana Luiza Meneses

Assistente de Diretor: Frederico Monteiro De Araujo

Assistente de Produção: Renata Schelb

Apresentação: Paula Passos & Lino Ribeiro

Participação Especial: Jamelo Do Baião

Trilha Sonora: Tomaz Vital Junior

Coordenador Luz/Som: Luis Eduardo Nogueira Dos Santos Silva

Assessoria de Imprensa: Josuel Junior

Designer Gráfico e Mídias Sociais: Thiago Torres

Yorumlar


bottom of page