NÚCLEO TEATRO DE IMERSÃO APRESENTA ESPETÁCULO PELO ZOOM
A temporada digital acontece pela plataforma Zoom entre os dias 18 de julho e 30 de agosto, com sessões aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 20h. Os ingressos custam R$ 20.

Sucesso de público na Casa das Rosas, o espetáculo imersivo “As Palavras da Nossa Casa”, do Núcleo Teatro de Imersão, teve sua temporada interrompida por conta da pandemia de Covid-19. Por isso, o grupo decidiu reambientar o texto e explorar os recursos oferecidos pela internet para criar uma versão online e bem diferente da peça.
A dramaturgia da peça foi escrita por Adriana Câmara, que também assina a direção, e Glau Gurgel a partir de vários filmes do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007). “A principal referência é ‘Sonata de Outono’ (1978), mas também fazemos referências a ‘Através de um Espelho’ (1961), ‘Gritos e Sussurros’ (1972), ‘Morangos Silvestres’ (1957) e ‘Face a Face’ (1976)”, revela a diretora.
Com a proposta de criar uma experiência que fosse a mais imersiva possível para quem assiste pela plataforma de conferências Zoom, foram feitas algumas mudanças na trama: a história, que anteriormente era ambientada nos anos de 1960, passou a ser situada nos dias de hoje; o figurino também ganhou ares contemporâneos; e a pandemia do novo coronavírus se tornou parte da narrativa.
Na trama, o espectador acompanha uma reunião virtual no próprio Zoom entre a famosa cantora lírica Charlote (interpretada pela atriz Gizelle Menon), sua filha única Eva (Adriana Câmara) e seu genro Victor (Glau Gurgel). As duas não se veem há muito tempo e guardam muitas mágoas do passado, como o fato de Eva ter precisado lidar com a perda de seu único filho sem o apoio de Charlote, que tentava administrar as demandas de sua carreira internacional.
Sobre o Núcleo Teatro de Imersão
Criado em 2014, o Núcleo Teatro de Imersão está voltado para o estudo, o ensino, a pesquisa e a montagem de espetáculos que proponham novas relações entre ator e espectador, ao inserir o público no espaço de representação, em meio à cena representada. O primeiro trabalho do grupo é “Tio Ivan” (2017-2019), uma adaptação imersiva para o texto “O Tio Vania”, do escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904). A peça já foi apresentada na Casa das Rosas e na Oficina Cultural Oswald de Andrade. “As Palavras da Nossa Casa”, livremente inspirada na obra de Ingmar Bergman, é o segundo espetáculo do grupo, que teve todos os ingressos esgotados na Casa das Rosas entre janeiro e março de 2020.
QUEM FAZ
Realização: Núcleo Teatro de Imersão
Direção: Adriana Câmara
Texto: Adriana Câmara e Glau Gurgel, inspirado na obra de Ingmar Bergman
Produção executiva: Adriana Câmara
Cenografia, figurino e produção de arte: Adriana Câmara, Gizelle Menon e Glau Gurgel
Elenco: Adriana Câmara (Eva), Gizelle Menon (Charlote), Glau Gurgel (Victor)
Programação visual: Hernani Rocha
Fotografias: Hernani Rocha
Assessoria de imprensa: Bruno Motta e Verônica Domingues (Agência Fática)
Produção: Menina dos Olhos do Brasil
PROGRAME-SE
AS PALAVRAS DA NOSSA CASA, DO NÚCLEO TEATRO DE IMERSÃO
Temporada: de 18 de julho a 30 de agosto de 2020
Aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 20h
Ingressos: R$ 20
Vendas online: www.sympla.com.br/nucleoteatrodeimersao
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Gênero: Drama Imersivo
Site: https://www.nucleoteatrodeimersao.com/
Redes sociais: @nucleoteatrodeimersao