top of page

MUSEU DE ARTE DE BRASÍLIA RECEBE PROGRAMA EDUCATIVO

Escolas terão acesso a iniciativa que promove experiências com atividades pedagógicas que envolvem a mediação do acervo do museu e de exposições temporárias

A partir deste mês de maio, o Museu de Arte de Brasília (MAB) recebe seu primeiro programa educativo financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura: o MAB Educativo. A iniciativa é realizada pela Mediato e promove experiências por meio de atividades pedagógicas que envolvem a mediação do acervo e das exposições temporárias do museu, além de oficinas.

O programa MAB Educativo contribui para a valorização da cultura brasileira e acontece para estimular a sensibilização e a formação de público, além de fomentar o desenvolvimento profissional de mediadores culturais; proporcionar aos estudantes visitantes atividades práticas de introdução às linguagens artísticas; contribuir com a educação patrimonial e com a democratização do acesso aos equipamentos culturais.

O projeto possui quatro eixos de desenvolvimento: a relação entre a arte brasileira do século XX e o contexto sociocultural; a educação patrimonial; a relação entre o museu, o país e o mundo; e também a formação em práticas artísticas. Cada núcleo se desdobra em ações educativas direcionadas para o público escolar durante a semana e também para o público espontâneo aos finais de semana.

Ao longo de 1 ano, escolas terão acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito, na plataforma https://conecta.mediato.art.br/. A previsão de atendimento é de cerca de 5800 estudantes, destes 1200 receberão o transporte gratuito. A partir de junho o projeto vai oferecer transporte para escolas que não dispõe de recursos, mediante sorteio. Para concorrer a um transporte sem custo, o responsável pelo agendamento (professor/a, coordenador/a, gestor/a) deverá participar de um encontro de formação no Museu.

A experiência contará com visitas mediadas com interpretação em libras mediante agendamento, exemplares do material educativo impressos em braile e o local onde acontece o Educativo está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.

Visitas mediadas

Escolas públicas, particulares e outras instituições que tiverem interesse em levar seus alunos, devem realizar o agendamento da visita mediada pelo site https://conecta.mediato.art.br/. O público em geral que quiser viver a experiência de uma visita aos tesouros do MAB, basta chegar ao museu e aguardar o horário do próximo tour. Aos finais de semana, também serão ministradas oficinas artísticas. Acompanhe a programação e mais informações pelo perfil da Mediato: https://www.instagram.com/mediato.art/.

Acervo de tesouros

O acervo do MAB guarda as mais diversas histórias, é uma coletânea de curiosidades destinada à fruição e ao estudo. A variedade de suas obras é a característica que mais amplia a possibilidade de realizar leituras e releituras de mundo. O equilíbrio e a harmonia desse conjunto de obras se expressa na quantidade de artistas de diferentes regiões do Brasil. Além disso, é possível encontrar também o trabalho de artistas estrangeiros.

Essa coleção possui obras de grandes artistas de diversas gerações, modernos, abstratos, concretistas, populares e contemporâneos capazes de gerar deslocamentos, cruzamentos e paralelismos no olhar do público. O museu proporciona o encontro de perto com obras de grandes nomes como Fayga Ostrower, Rubem Valentim, Frans Krajcberg, Tomie Ohtake.

Sobre o MAB

O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira.

Sobre a Mediato

Mediato é uma iniciativa que atua na área de mediação artística e cultural, colaborando para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e valorização dos bens culturais. Atua no mercado cultural desde 2010 desenvolvendo programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, somando o alcance de mais de 50 mil estudantes do Distrito Federal. Além disso, desde 2014 desenvolve um trabalho inovador de mediação para o teatro, intitulado “Diálogo com Espectadores”.

QUEM FAZ Realização: Mediato Coordenação Geral: Arlene von Sohsten Coordenação Pedagógica: Luênia Guedes Supervisão Pedagógica: Isabela Formiga Mediadoras: Beatriz Nascimento, Canela Batista e Luana Lebazi Produção: Paula Jacobson Gestão: Pedro Caroca Atendimento: Ju Araujo Designer: Nara Oliveira Gestão de Mídias: Julia Bertoli e Carolina Lobo Audiovisual: Isis Aísha e Guy D’Amato Apoio: Museu de Arte de Brasília Financiamento: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

PROGRAME-SE

Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB)

(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)

Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h

Informações: @mediato.art.


Comments


bottom of page