top of page

MUSEU DA REPÚBLICA RECEBE HOJE O PROJETO "PLATAFORMA EM EXPANSÃO"

Buscando dialogar com a dança, o improviso e a acessibilidade, o projeto “Plataforma em Expansão” propõe a manutenção da prática e da investigação criativa de um jovem grupo de dança do Distrito Federal.

“Plataforma em Expansão”, elaborado em 2022 com execução iniciada em 2023, está agora em sua reta final, onde serão apresentados ao público resultados das investigações realizadas ao longo do percurso, devolvendo à sociedade uma pesquisa teórica e prática em forma de obra de arte. Sobre os desafios enfrentados na realização do projeto e na devolução dele ao público do DF, o Diretor Artístico João Gabriel comenta:

 

“Manter um trabalho como grupo independente nunca é tarefa fácil, porém a nossa organização em torno de objetivos comuns e uma estrutura que privilegia uma dimensão coletiva, nos deram o suporte para seguir pesquisando e produzindo, mesmo com os desafios da pandemia, quando o grupo foi contemplado pelo prêmio Aldir Blanc de grupos. Em 2022, retomamos as atividades e idealizamos o projeto Plataforma em Expansão, que começamos a executar em 2023”.

 

Entre agosto de 2023 e abril de 2024 o projeto realizou sessões de improvisação em dança para a comunidade do Distrito Federal, oficina de improvisação em dança, compartilhamentos das duas linhas de pesquisa além da conclusão do documentário em forma de longa-metragem, ao fim de todos os eventos do projeto.

 

No auditório 2 do Museu da República, será realizado no dia 06 de julho o evento “Mesa Dançada: Poéticas e Territórios do Improviso” - uma mesa-redonda sobre improvisação na dança e acessibilidade, que contará com a presença dos artistas convidados, e da equipe de acessibilidade do projeto. Além disso, o evento contará com audiodescrição e intérprete de libras. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

 

PROGRAME-SE

Ação: “Mesa-Dançada: Poéticas e territórios do Improviso”

Local: Auditório 2 do Museu Nacional da República

Horário: 15 horas

Entrada Franca

Commentaires


bottom of page