MOSTRA RETROSPECTIVA DO FESTIVAL SANTA CRUZ DE CINEMA

Festival realiza exibições presencial e on-line de filmes apresentados em edições anteriores. Evento virtual ocorre de 20 a 31 de agosto.

"O que pode um corpo" - Bruno Polidoro

Em contagem regressiva para o Festival Santa Cruz de Cinema, que ocorrerá de 29 de novembro a 03 de dezembro em formato híbrido, será realizada a Mostra Retrospectiva no mês de agosto. A versão on-line do evento, que exibirá seis filmes selecionados para as edições anteriores do Festival, acontece de 20 a 31 de agosto, no site www.festivalsantacruzdecinema.com.br. Já a exibição presencial será no dia 24 de agosto, às 19h, no Cine Santa Cruz (Shopping Santa Cruz - Av. Sen. Pasqualini, 18). A participação é gratuita, e os interessados devem reservar o lugar previamente pelo telefone (51) 3713-3222. As vagas são limitadas.


Serão exibidos os curtas “O Vestido de Myriam” (RJ) e “Cabelo Bom” (RJ), apresentados no festival de 2018; “Nova Iorque” (PE) e “Amor, só de Mãe” (SP), selecionados para o evento de 2019; e “4 bilhões de infinitos” (MG) e “O que Pode Um Corpo” (RS), que estiveram na mostra da edição de 2020. O 4º Festival Santa Cruz de Cinema é realizado pelo Sesc Santa Cruz do Sul, pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Cursos de Comunicação Social e pela Pé de Coelho Filmes, e conta com o patrocínio da JTI e da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. O Festival tem apoio do Grupo Gazeta, com apoio do Cine Santa Cruz na realização da Mostra Retrospectiva.


Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

PROGRAME-SE

Mostra Retrospectiva - Festival Santa Cruz de Cinema

Evento on-Line

Data: 20 a 31/08

Como acompanhar: no site www.festivalsantacruzdecinema.com.br


Evento presencial

Data: 24/08 (Terça-feira)

Horário: 19h

Local: Cine Santa Cruz, no Shopping Santa Cruz (Av. Sen. Pasqualini, 18)

Como acompanhar: é necessário reservar o lugar previamente, pelo telefone (51) 3713-3222, de forma gratuita


Filmes selecionados


EDIÇÃO DE 2018


O Vestido de Myriam (RJ)

Ficção, 15 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse: Numa casa pacata, um casal de idosos segue a vida em silêncio.


Cabelo Bom (RJ)

Documentário, 15 minutos

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Como as mulheres negras são pressionadas esteticamente para que se enquadrem em padrões pré-estabelecidos? O documentário de curta metragem “Cabelo bom“ propõe fazer um recorte desse universo. O filme dá voz a três personagens que expõem a relação delas e seu cabelo crespo. Elas conseguem contar suas trajetórias de vida, histórias de preconceito e nos mostrar como a autoaceitação de suas raízes, capilares inclusive, foi e é fundamental para se afirmarem como mulheres negras num país como o Brasil.


EDIÇÃO DE 2019


Nova Iorque (PE)

Ficção, 24 min

Classificação Indicativa: 10 anos

Sinopse: Hermila e Leandro querem fugir. Hermila e Leandro querem ficar.


Amor, só de Mãe (SP)

Documentário, 25 min

Classificação Indicativa: 12 anos

Sinopse: Amor só de Mãe conta a história de três mulheres encarceradas que reflete a realidade de um sistema social desigual. Nina, Lea e Elisabette são detentas da Cadeia Pública de Franca, no estado de São Paulo. O documentário acompanha o dia a dia dessas vidas e propõe uma reflexão sobre a dor das mães e filhas enquanto aguardam suas sentenças.


EDIÇÃO DE 2020


4 bilhões de infinitos (MG)

Ficção, 14 min

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Após a morte do pai, uma família vive com a energia de casa cortada. Enquanto a mãe trabalha, seus filhos ficam em casa conversando sobre ter esperança.


O que Pode Um Corpo (RS)

Documentário, 15 min

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes.

1/3