Idealizador do Acha Brasília, o comunicador e ativista artístico contribuiu significativamente para a difusão de obras culturais do DF ao longo das últimas décadas.
Assessor de imprensa, artista visual, curador, digital influencer, jornalista cultural e marchand, Renato Acha morreu na manhã desta sexta-feira em Brasília. A notícia surpreendendeu a classe artística e jornalística do DF.
Formado em Artes Visuais pela universidade de Brasília, Renato fez pós-graduação em Jornalismo Cultural (UFRN) e atuou em programas educativos de exposições em Brasília desde 2011, com passagens pelo CCBB, FAAP, Caixa Cultural e outras instituições.
Em 2006, ganhou o Prêmio Buddy Bear da Embaixada da Alemanha e iniciou uma série de cinco curadorias de mostras coletivas realizadas em espaços alternativos, como residências, clubes, escolas e casas de festa. Em 2010, fundou o site www.achabrasilia.com, onde passou a veicular informações sobre arte e cultura na capital do país, sempre contribuindo para a difusão de trabalhos artísticos nascidos na capital, em especial aos que tinham potencial força e engajamento.
Em 2012, foi o co-curador do Galeria Aberta - I Festival de Land Art de Brasília, que ocupou o Jardim Botânico e CCBB, quando inicia também suas atividades em assessoria de imprensa em cultura. Em 2013, foi convidado para ser curador do movimento HotSpot em Brasília. Em 2014, ficou responsável pela curadoria a mostra de abertura do projeto Retrato Brasília, no CCBB. Virou embaixador do Retrato Brasília e Novo Pioneiro em Arte. Em 2015, realizou curadorias para a Galeria Cookers Cozinha Criativa e deu início à preparação de um livro sobre a cena de Artes Visuais na capital do país.
A notícia da sua morte passou a circular em Grupos e Fóruns de Cultura e Jornalismo do DF. A família emitiu uma breve nota:
"Não queria ter que dar essa notícia, mas é com muita dor no coração que eu informo a vocês que o meu irmão descansou. Foram dias de muita dor e muita aflição, mas agora o Renato está em paz. Deus sabe de todas as coisas. Muito obrigada pelo carinho de cada um de vocês. Espero que o Nato possa ter sentido todo esse amor enquanto estava aqui. Ainda vamos cuidar dos trâmites e quando tivermos notícias do velório aviso vocês aqui".
NOTA DO EDITOR
Ainda quando estudante do Teatro Dulcina, criei coragem de enviar um release para Renato e perguntei se peças acadêmicas tinham chance de divulgação em seu recente site. Não apenas ele acolheu a solicitação, como também fez coberturas gratuitas de nossas turnês pela América Latina - a generosidade de quem tinha consciência da dificuldade que artistas em início de carreira têm no acesso aos veículos de comunicação. Aprendemos muito sobre estrutura de release e sobre a importância de estar em constante divulgação para a consolidação de uma ideia, de uma marca.
O Portal Conteúdo é um pouco do que aprendi com as coberturas do Acha Brasília. Hoje, nos solidarizamos com os familiares e amigos de Renato Acha e agradecemos pelo empenho e dedicação dele para com a arte e a comunicação do DF.
Josuel Junior - Editor do Portal Conteúdo
留言