top of page
  • davicdm

MESTRE SIVUQUINHA ESTREIA A ORQUESTRA SANFÔNICA DE BRASÍLIA

Grupo é formado por alunas e alunos do Curso Livre de Sanfona, ministrado por Sivuquinha durante o ano de 2022, na Casa do Cantador - Ceilândia

Foto: Davi Mello

Após um ano de vivências e estudos, Mestre Sivuquinha de Brasília lança para o mundo o seu grande sonho, a Orquestra Sanfônica de Brasília. O grupo é formado por instrumentistas com diferentes níveis de experiência musical e com um interesse em comum: a valorização e a prática da sanfona. Serão dois shows de lançamento, nos dias 10 e 11 de junho, sábado e domingo, às 16h, ocupando a Casa do Cantador, em Ceilândia, cidade-residência do mestre. A celebração traz outras duas orquestras como convidadas especiais: a Orquestra Roda de Viola e a Orquestra de Rabecas do Cerrado. A entrada é franca e a classificação livre.


A Orquestra Sanfônica de Brasília é resultado de um projeto idealizado por Sivuquinha e Naira Carneiro e realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. O grupo foi formado a partir de uma convocatória que selecionou instrumentistas com interesse em participar do Curso Livre de Sanfona, em 2022. Durante oito meses, mulheres e homens com idades e histórias de vida diversas receberam aulas gratuitas semanais ministradas por Sivuquinha na Casa do Cantador. Daniel Pitanga, multi-instrumentista e antigo parceiro do mestre, acompanhou todo o processo como auxiliar pedagógico e arranjador.


Gonçalo Aquino Cardoso, mais conhecido como Sivuquinha de Brasília, é piauiense nascido na cidade de Regeneração. Mudou-se para Brasília em 1974 e, desde então, vem atuando intensamente na cena musical do DF. Um mestre sanfoneiro que é memória viva e colaborador direto para o desenvolvimento do forró brasiliense. A sua atuação ao longo desses anos foi fundamental para a formação de dezenas de sanfoneiras e sanfoneiros de todo o Distrito Federal. Para seguir ensinando, recentemente concluiu o ensino médio e agora estuda Licenciatura em Música.


O repertório de lançamento da Orquestra Sanfônica de Brasília trará composições de seu mestre idealizador, de clássicos do cancioneiro popular brasileiro e do forró, além de composições de Sivuca, grande homenageado da orquestra. Nascido em Itabaiana (PB), Sivuca foi sanfoneiro, multi-instrumentista, maestro, compositor e cantor. Uma grande referência para o Mestre Sivuquinha de Brasília, que recebeu seu apelido em referência às semelhanças estéticas e musicais com Sivuca. Ambos são albinos e grandes músicos da sanfona.

Mais sobre Sivuquinha

Além de sanfoneiro, Sivuquinha de Brasília é pianista e compositor, com mais de 50 anos de carreira artística. Nascido em uma tradicional família de músicos, iniciou-se profissionalmente aos 15 anos, tocando banjo e depois sanfona quando morava no estado do Maranhão. Já em Brasília, por anos integrou o trio Estrela do Norte, junto aos seus irmãos Gregório e Joaquim. Seguindo em carreira solo, gravou discos e DVD e tocou ao lado de grandes nomes da música. É também convidado frequente em programas de rádio e TV e já se apresentou em palcos de todo o Brasil. Sivuquinha dá aulas particulares e foi professor em cursos pontuais da Escola de Música de Brasília e na Escola de Choro Raphael Rabello.


PROGRAMAÇÃO

10 de junho (sábado)

16h: Orquestra Roda de Viola

16h30: Orquestra Sanfônica de Brasília


11 de junho (domingo)

16h: Orquestra de Rabecas do Cerrado

16h30: Orquestra Sanfônica de Brasília

Integrantes da Orquestra Sanfônica de Brasília: Sivuquinha de Brasília, Antônia Silva, Beth Araújo, Damião do Acordeon, Daniel Pitanga, Eraldo Martins, João Rosa Sanfoneiro, Lili Alphonsus, Luiz Barbosa, Moacir Quadros, Samuel Maia, Sanfoneiro Miguel e Yunara Venturelli.


Banda Base da Orquestra Sanfônica de Brasília: Fernando Reis (triângulo e percussão), Laura Xavier (zabumba), Mare Sobrinho (baixo).


PROGRAME-SE

Shows de estreia - Orquestra Sanfônica de Brasília

QUANDO: 10 a 11 de junho (sábado e domingo) - 16h

ONDE: Casa do Cantador - Ceilândia

Entrada: Franca

Classificação: Livre para todas as idades

Informações: 61 9.9181-3314 (Daniel Pitanga)


FICHA TÉCNICA

Diretor geral, idealizador e maestro: Sivuquinha de Brasília

Arranjos e maestro assistente: Daniel Pitanga

Concepção e coordenação de produção: Naira Carneiro

Produção executiva: Mirella Dias (Tomada Conexões Artísticas)

Assistência de produção: Larissa do Nascimento e Kellen Vieira

Assessoria de comunicação: Keyane Dias e Davi Mello (Pareia)

Registro fotográfico: Davi Mello

Projeto gráfico: Gabriel Guirá


Diretor artístico Orquestra Roda de Viola: Pedro Vaz

Diretora artística Orquestra de Rabecas do Cerrado: Maísa Arantes

Comments


bottom of page