top of page
  • davicdm

MESTRE SIVUQUINHA DE BRASÍLIA REALIZA CURSO LIVRE DE SANFONA

Inscrições estão abertas até o dia 17 de agosto. As aulas serão gratuitas e ocuparão a Casa do Cantador, em Ceilândia, visando a formação da primeira Orquestra Sanfônica de Brasília

De 10 a 17 de agosto, estão abertas as inscrições para o Curso Livre de Sanfona, ministrado pelo Mestre Sivuquinha de Brasília. As aulas serão realizadas na Casa do Cantador, em Ceilândia, cidade-residência do mestre. São oferecidas apenas 10 vagas, incluindo estudantes iniciantes e avançados. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário online disponível nas redes sociais @sanfonicadf. Os selecionados serão informados mediante contato por e-mail, até o dia 19 de agosto.


O Curso Livre de Sanfona terá a duração de oito meses, distribuídos entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023. Sivuquinha de Brasília é o mestre regente do curso, que também conta com apoio pedagógico e orquestração do músico brasiliense Daniel Pitanga. Ocupando a tradicional Casa do Cantador, as aulas semanais terão a duração de duas horas e serão ministradas toda segunda-feira, das 20h às 22h. Para participar do curso, é necessário levar o seu próprio instrumento.


"A música nos une de uma maneira muito pura", afirma Gonçalo de Aquino Cardoso, conhecido como Sivuquinha de Brasília. Piauiense nascido em Regeneração, é radicado no DF desde 1974. Um mestre sanfoneiro que é memória viva e colaborador direto para o desenvolvimento do forró brasiliense. Com a realização do Curso Livre de Sanfona, Sivuquinha pretende iniciar novos acordeonistas e aprimorar sanfoneiros já iniciados para realizar seu antigo sonho: formar a primeira Orquestra Sanfônica de Brasília. Ao final do curso, serão realizadas duas apresentações com os alunos participantes na cidade de Ceilândia, com a presença de artistas convidados.


Sivuquinha dá aulas particulares e foi professor nos Cursos Pontuais da Escola de Música de Brasília e na Escola de Choro Raphael Rabello. Para seguir ensinando, recentemente concluiu o ensino médio e agora estuda Licenciatura em Música. “Esse curso livre nasce para reavivar e realizar o sonho do nosso mestre de formar sua Orquestra Sanfônica. Sivuquinha tem um coração muito grande e uma metodologia que consegue juntar pessoas aprendizes com músicos já experientes”, comenta Naira Carneiro, coordenadora do projeto, atriz e sanfoneira iniciada pelo mestre.


Mais sobre Sivuquinha

Além de sanfoneiro, Sivuquinha de Brasília é pianista, com mais de 50 anos de carreira artística. Nascido em uma tradicional família de músicos do Piauí, iniciou-se profissionalmente aos 15 anos, tocando banjo e depois sanfona quando morava no estado do Maranhão. Já em Brasília, por anos integrou o trio Estrela do Norte, junto aos seus irmãos Gregório e Joaquim. Seguindo em carreira solo, consagrou-se como mestre de diversos sanfoneiros, gravou discos e DVD e tocou ao lado de grandes nomes da música. É também convidado frequente em programas de rádio e TV e já se apresentou em palcos de todo o Brasil.


PROGRAME-SE

Curso Livre de Sanfona - com Mestre Sivuquinha de Brasília

Inscrições Abertas: de 10 a 17 de agosto

Resultado: 19 de agosto, mediante contato por e-mail

Formulário de inscrição: https://bit.ly/formulariosanfonicadf

Dúvidas e informações: sanfonicadf@gmail.com ou 61 9.9664.8970


Curso

Início das aulas: 22 de agosto

Quando: toda segunda-feira, das 20h às 22h

Local: Casa do Cantador – Ceilândia Sul

Comments


bottom of page