top of page
  • davicdm

MESTRA MARTINHA DO COCO REALIZA INTERCÂMBIO MUSICAL EM BUENOS AIRES

Durante uma semana na capital argentina, a mestra de cultura popular brasileira irá compartilhar saberes e ritmos tradicionais como ciranda, coco e maracatu

Foto: Davi Mello

Mestra Martinha do Coco não para! Saindo do Paranoá, região administrativa do Distrito Federal (Brasil), a dona dos hits “Perfume Dela” e “Coco do Cerrado” irá desembarcar em Buenos Aires, na Argentina, para realizar um intercâmbio cultural entre os dias 9 e 17 de abril de 2023. A viagem é um convite do Instituto Guimarães Rosa - Itamaraty. Durante sua primeira visita à Argentina, a mestra de cultura popular irá realizar três apresentações musicais, duas oficinas de samba de coco e uma roda de conversa.


O projeto “Martinha do Coco e sua Música Ibero-Americana” foi uma das ações contempladas no edital de chamamento público nº 20/2022 – Brasília Capital Ibero-Americana das Culturas – Conexão CIC 2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC), por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).


Mestra Martinha do Coco é uma das principais referências dentro do cenário da cultura popular do DF, do Brasil e do Mundo. Em 2013, recebeu o título de Mestra da Cultura Popular, concedido pelo Ministério da Cultura. Em 2019, foi homenageada na Câmara Legislativa do DF durante celebração ao Dia do Patrimônio Cultural. Em 2021, recebeu o Prêmio Mulher Negra da SECEC, que premiou 30 lideranças femininas pela contribuição sociocultural às comunidades em que atuam. Em 2022, ganhou a Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro, por seus anos de contribuição como mestra griô no Distrito Federal.


Com um estilo inconfundível e original, Martinha do Coco consolidou sua carreira através de composições autênticas que perpassam os ritmos do maracatu, da ciranda e do samba de coco. Com criatividade, une ritmos tradicionais de sua terra natal, Olinda (PE), junto ao regionalismo do Cerrado de Brasília, capital federal onde foi morar aos 17 anos de idade. Sua poética musical foi registrada nos álbuns "Rodas Griô” (2017) e o "Perfume Dela" (2019). Neste ano, a mestra está na fase de pré-produção do seu terceiro disco, o “Coco de Ninar”, voltado para a primeira infância (de 0 a 6 anos).


No intercâmbio em Buenos Aires, Mestra Martinha do Coco irá acompanhada de sete integrantes de sua banda (Ana Paula, Carlos Frazão, Cris Flores, Camila Dark, Isadora Brasil, Heitor Leonardo e Guilherme Luz) e mais três integrantes da equipe de produção (Aline Mendes, Cleudes Pessoa e Rodrigo Werneck). Na programação em terras argentinas, estão shows, oficinas e rodas de conversa no Instituto Guimarães Rosa, no Grupo Nzinga Capoeira Angola - Núcleo Buenos Aires e no Centro Cultural Comunitário El Bondi, em Ing. Maschwitz.


MAIS SOBRE A MESTRA

Martinha do Coco (Marta Leonardo de Oliveira) nasceu em 11 de junho de 1961. É mestra de cultura popular, cantora, compositora, brincante e militante. Nascida em Olinda (PE) e migrou para Brasília (DF) com 17 anos de idade, onde trabalhou como empregada doméstica e gari para ajudar no sustento da família. Em uma dessas experiências, teve contato com uma musicista que reconheceu o seu talento artístico e lhe ajudou a retomar seu amor pela música. Ainda na época em que trabalhou como gari, realizou o seu primeiro experimento musical com uma banda de instrumentos reciclados. Há 45 anos, Martinha habita a região administrativa do Paranoá, aos arredores de Brasília, onde firmou seus caminhos artísticos, iniciou diversos aprendizes e foi reconhecida como mestra. Compartilha sua arte relacionada ao coco de roda, ao maracatu e à ciranda por todo o DF, criando o autêntico “Coco do Cerrado''.

PROGRAMAÇÃO

“Martinha do Coco e sua Música Ibero-Americana” - Buenos Aires (ARG) - 09/04 (12h): Chegada em Buenos Aires

- 11/04 (15h às 17h): Oficina de Samba de Coco - Instituto Guimarães Rosa

- 13/04 (15h às 17h): Roda de Conversa - Instituto Guimarães Rosa

- 14/04 (16h às 21h): Oficina e Pocket Show - Sede do Grupo Nzinga Capoeira Angola Núcleo Buenos Aires

- 15/04 (18h às 19h): Show Musical - Instituto Guimarães Rosa

- 16/04 (19h Às 21h): Show no Festival de Música Popular - Centro Cultural Comunitário El Bondi, Ing. Maschwitz

Comments


bottom of page