top of page

MESTRA MARTINHA DO COCO LANÇA CATÁLOGO SOBRE MOSTRA DE DIVERSIDADE E CULTURA POPULAR DO PARANOÁ

Publicação celebra os 10 anos do festejo comunitário e marca também a inauguração da Casa de Cultura Popular Martinha do Coco


No dia 27 de abril, sábado, Mestra Martinha do Coco lança o catálogo comemorativo dos 10 anos da “Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá". Publicada pela Avá Editora, a obra nasce para registrar e salvaguardar todo o legado sociocultural e histórico do festejo. A celebração de lançamento do catálogo se integra ao evento de inauguração da Casa de Cultura Popular Martinha do Coco, na Quadra 28 do Paranoá. A programação começa às 17h, com entrada franca.


A Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá foi criada em 2008 por Josefa Leonardo de Oliveira (in memorian), mãe de Martinha do Coco. É sempre realizada de forma comunitária, na Praça da Quadra 28 do Paranoá. A continuidade do evento se dá pela preservação dos festejos juninos e pela comemoração do aniversário da Mestra Martinha, no dia 11 de junho. Somando mais de 70 atrações artísticas em seu histórico, a mostra é referência para o cenário cultural do DF, onde são valorizados o Cerrado, os saberes tradicionais, as manifestações periféricas, a igualdade de gênero, a luta antirracista e a diversidade sexual. 


O catálogo foi concebido pela Mestra Martinha do Coco, com coordenação e textos da produtora cultural e escritora Cleudes Pessoa. A pesquisa, organização, designer gráfico e ilustração são do professor e brincante Alex Oliveira Silva. Em formato impresso, apresenta fotos históricas e depoimentos da mestra e de integrantes da comunidade artística que mantêm a tradição da mostra viva e pulsante. Com o objetivo de promover a valorização da cultura local entre as novas gerações, a obra será distribuída gratuitamente em algumas escolas da rede pública de ensino do Paranoá e do Itapoã. 


O catálogo é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e integra a 10ª Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá, promovida em 2023. 


Casa de Cultura Popular Martinha do Coco

O lançamento do catálogo marca também a esperada inauguração da Casa de Cultura Popular Martinha do Coco. A cerimônia de inauguração do espaço contará com a participação da deputada federal Erika Kokay, do deputado distrital Fábio Félix e da produtora cultural Stéffanie Oliveira, finalizando com show acústico de Mestra Martinha do Coco e Banda. 


Nascida em Olinda (PE), Martinha mora no Distrito Federal desde o final da década de 70, onde projetou sua consolidada carreira como cantora, compositora e brincante. Reconhecida mestra por seus aprendizes, por toda a comunidade e pelo Ministério da Cultura, é considerada uma das principais referências no cenário cultural do DF. Sua autêntica musicalidade perpassa os ritmos do Coco, da Ciranda e do Maracatu. Tem dois discos gravados e prepara o terceiro álbum. 


PROGRAME-SE

Lançamento do Catálogo - Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá

QUANDO: 27 de abril, Sábado, das 17h às 20h

ONDE: Casa de Cultura Popular Martinha do Coco - Quadra 28 do Paranoá

ENTRADA: Franca

CLASSIFICAÇÃO: Livre

Comentários


bottom of page