top of page
  • davicdm

MESTRA MARTINHA DO COCO CELEBRA ANIVERSÁRIO COM FESTA NO PARANOÁ

Arte Circense é tema da 10ª Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá. Evento chega à sua décima edição no segundo fim de semana de junho, comemorando também o aniversário de 62 anos da Mestra Martinha do Coco

Foto: Davi Mello

A tradicional Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá está de volta! Nos dias 09, 10 e 11 de junho, o evento volta a ocupar a Praça da Quadra 28 numa edição triplamente celebrativa: comemorando 10 edições, o aniversário de 62 anos da Mestra Martinha do Coco e a temporada de festejos juninos. Para alegrar ainda mais a festa, a mostra deste ano traz como tema as Artes Circenses, reunindo artistas emergentes e diversos do Paranoá e do Itapoã. Toda a programação é gratuita e contempla oficinas, shows, espetáculos, exibições de vídeos e rodas de conversa.


A Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá é idealizada pela Mestra Martinha do Coco e realizada por agentes culturais do território. Um projeto consagrado pela diversidade, onde diferentes gerações e linguagens artísticas se reúnem para dialogar e transformar a praça em um espaço festivo e acolhedor para todes. Celebrar os 10 anos de realização do evento é valorizar o legado de Mestra Martinha e da comunidade artística da região que, assim como todo o Distrito Federal, agrega pessoas e manifestações culturais vindas de diferentes regiões do país.


Festiva, circense e junina, esta décima edição da mostra traz três dias de diversidade artística sem fronteiras, integrando bandas de rock e de forró, discotecagens, quadrilha junina, fanfarra carnavalesca, espetáculos circenses, videodocumentários e roda de conversa sobre ‘Palhaçaria e Dissidências’. A atração mais aguardada do evento é o show de Mestra Martinha do Coco e Banda, que toma o palco da praça no domingo, 11 de junho, dia do aniversário da mestra. Toda a programação contará com Interpretação em Libras e acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.


A curadoria desta edição circense é realizada por Manu Castelo Branco (Palhaça Matusquella), artista que também traz para o evento a lona multicultural da Circa Brasilina, transformando a Praça da Quadra 20 em um brincante picadeiro. Além da Circa, as atrações se distribuem em mais três espaços: o Palco Diversidade, o Cine Coco e a Praça Pé de Vento. Parte dos artistas que compoẽm a programação foram selecionados via convocatória e participaram de uma residência artística que deu vida ao Cabaré da Diversidade, show de variedades inédito dirigido pelo Circo Grock e que será apresentado na noite do sábado (10). A dramaturgia foi inspirada em histórias vivenciadas no território do Paranoá e do Itapoã.


Catálogo: dez anos de história documentados

A história da Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá vem de longa data, 2008, iniciada por Dona Josefa Leonardo de Oliveira (in memorian), mãe da Mestra Martinha do Coco. A continuidade do festejo se dá pela preservação da tradição envolta aos festejos juninos e à comemoração do aniversário de Martinha, no dia 11 de junho. Trata-se de um espaço afetivo de confraternização construído com a comunidade e a ancestralidade. Somando mais de 70 atrações artísticas em seu histórico, o evento é referência para o cenário cultural do DF, onde são valorizados os saberes tradicionais da cultura afro-índigena brasileira, o Cerrado, as manifestações periféricas, a igualdade de gênero, a luta antirracista e a diversidade sexual.


Como forma de registrar e salvaguardar todo esse legado sociocultural, a realização da 10ª mostra irá culminar na publicação de um catálogo comemorativo. O documento está em fase de finalização de pesquisa e trará um registro histórico das 10 edições realizadas, homenageando a Mestra Martinha do Coco e a comunidade artística que mantêm a tradição do evento pulsante e viva. O catálogo será publicado em agosto e distribuído na Rede Pública de Ensino do Paranoá-Itapoã, promovendo a valorização da riqueza cultural da comunidade entre as novas gerações.


Mestra Martinha do Coco

Martinha do Coco (Marta Leonardo de Oliveira) nasceu em 11 de junho de 1961. É mestra de cultura popular, cantora, compositora, brincante e militante. Nascida em Olinda (PE), migrou para Brasília com 17 anos de idade, enraizando-se no Paranoá. Com um estilo inconfundível, consolidou sua carreira através de composições autênticas, que perpassam os ritmos do maracatu, ciranda e samba de coco. Gravou dois discos, "Rodas Griô” (2017) e o "Perfume Dela" (2019), e está na fase de pré-produção do terceiro álbum, “Coco de Ninar”. Considerada uma das principais referências no cenário cultural do DF, foi premiada por instituições como Ministério da Cultura (2019), Câmara Legislativa e Secretaria de Cultura do DF (Prêmio Mulher Negra e Medalha do Mérito Distrital da Cultura Seu Teodoro 2022).


Patrocínio A 10ª Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (SECEC-DF).


PROGRAMAÇÃO

09 de junho (sexta)

Mestra de cerimônia: Cleudes Pessoa 18h30: DJ Presença - Palco Diversidade

19h30: Fanfarra Maluvidas - Praça Pé de Vento

20h30: Cerimônia de Abertura - Circa Brasilina

21h: Quadrilha Arrocha o Nó - Praça Pé de Vento

22h: The Same Band (rock) - Palco Diversidade


10 de junho (sábado)

Mestra de cerimônia: Nega Cruz 16h: Pedaços de Maria (teatro) - Circa Brasilina

17h: Invasão do Riso (saída de encantamento com artistas do DF) - Praça Pé de Vento

18h: Exibição de ‘Pedras da Vila Paranoá’ e ‘Coco Café’ - Cine Coco

19h: Cabaré da Diversidade (circo) - Circa Brasilina


11 de junho (domingo)

Mestra de cerimônia: Ana Paula Coutinho 16h: Cabaré Gargalhadas Tradicionais do Circo Grock - Circa Brasilina

17h: Roda de Conversa ‘Fala Palhaça’ - Cine Coco

17h30: Exibição de ‘Palhaças do Mundo BsB’ - Cine Coco 18h: Orquestra Alada Trovão da Mata - Praça Pé de vento

19h: Martinha do Coco e Banda - Palco Diversidade

20h: DJ Dub Rasta - Palco Diversidade

20h:30: Forró Red Light - Palco Diversidade


PROGRAME-SE

10ª Mostra de Diversidade e Cultura Popular do Paranoá

QUANDO: 09, 10 e 11 de junho de 2023

ONDE: Praça da Quadra 28 - Paranoá

ENTRADA: Franca

CLASSIFICAÇÃO: Livre

コメント


bottom of page