MEDIATO LEVA ESCOLAS PÚBLICAS AO TEATRO NO GAMA

Projeto atenderá 2 mil estudantes de escolas públicas, apresentando a releitura Sonho de Uma Noite de Verão, do grupo Celeiro das Antas. As sessões serão no Teatro Paulo Gracindo, no SESC Gama, com acessibilidade em libras.

Foto: Tati Reis

Em junho e julho, a nona edição do projeto Mediato Diálogo com Espectadores irá proporcionar uma experiência teatral para cerca de 2 mil estudantes de escolas públicas do Gama e de Santa Maria. O projeto vai apresentar oito sessões gratuitas da peça Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, no Teatro Paulo Gracindo do SESC Gama. A releitura do clássico é produzida pelo prestigiado grupo brasiliense Celeiro das Antas.

As apresentações serão realizadas nos dias 3, 8 e 24 de junho e no dia 6 de julho, em horários especiais, às 9h30 e às 15h. Todas as sessões terão tradução em libras. O público será formado pelas escolas contempladas pelo projeto, mas também haverá ingressos disponíveis para a comunidade em geral, disponibilizados na bilheteria do teatro (sujeito à lotação). No final do espetáculo, os artistas do Celeiro das Antas realizarão bate-papo com o público, compartilhando detalhes da produção cênica e do fazer artístico.

O teatro e as demais artes oferecem ferramentas pedagógicas transversais a várias disciplinas. É com este objetivo que o projeto Mediato - Diálogo com Espectadores está em atividade desde maio, com ações educativas de mediação teatral voltada a estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Ao todo, são atendidas oito escolas públicas do Gama e de Santa Maria. Agora, as apresentações do Celeiro das Antas encerram esta nona edição do projeto, onde as escolas contempladas vão receber transporte gratuito para o teatro.

Integração entre teatro, professores e alunos

A Mediato entende que o processo de formação de novos públicos para as artes vai além de oferecer a gratuidade a espetáculos, por isso propõe uma programação integrada para estudantes e professores. Além das atividades de mediação teatral e do transporte às sessões do espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão, será disponibilizado aos professores e professoras um material educativo complementar. A ideia é gerar desdobramentos pedagógicos nas aulas pós-projeto.

Sobre a Mediato Iniciativa de mediação artístico-cultural que promove encontros entre o público e a Arte. Coordenada por duas especialistas em mediação artística, tem o propósito de conectar estudantes às experiências que integrem arte, cultura e cidadania, e garantir o acesso a experiências com a arte e os bens culturais. Em 12 anos de existência, mais de 48 mil alunos de 123 escolas do DF foram atendidos, por meio de programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial. Desde 2014, a iniciativa desenvolve o projeto “Mediato - Diálogo com Espectadores”, sendo precursora na abordagem de mediação para o teatro no Centro-Oeste. Sinopse do Espetáculo Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, é uma comédia fantástica que aborda o amor por meio de quatro histórias que se desenrolam em uma noite de verão, quando equívocos e desencontros geram situações cômicas. A montagem é do Celeiro das Antas, prestigiado grupo teatral de Brasília, com 30 anos de trajetória. Nesta montagem, o corpo dos atores é o material básico para a construção de todas as situações, inclusive a trilha original composta para o espetáculo. É encenada por quatro atores com formação na arte da comicidade e do teatro físico. Recurso público a serviço do público A 9ª edição do projeto Mediato Diálogo com Espectadores é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura - FAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

PROGRAME-SE Mediato - Diálogo com Espectadores

Sessões gratuitas de Sonho de Uma Noite de Verão, com o grupo Celeiro das Antas

QUANDO: 3, 8 e 24 de junho e 6 de julho

HORÁRIO: 9h30 e às 15h

LOCAL: Teatro Paulo Gracindo - SESC Gama Entrada: franca

Classificação: livre

Site: www.mediato.art.br

Contato: contato.mediato.art@gmail.com

Redes sociais: www.instagram.com/mediato.art - @mediato.art

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...