• Editor

MARCELO NENEVÊ ABRE CURSO DE FORMAÇÃO EM TEATRO E PALHAÇARIA NO DF

Espaço Cultural Casa da Árvore recebe formação em teatro e palhaçaria ministra por Marcelo Nenevê.

Foto: Murilo Abreu

Brasília recebe pela primeira vez a formação em teatro e palhaçaria TEATRO/MÁSCARA - Shakespeare. Com 9 meses de duração, a atividade tem uma metodologia própria, que combina fundamentos do teatro popular e a obra do dramaturgo inglês William Shakespeare. A condução fica por conta do palhaço, ator, diretor, preparador de elenco e educador Marcelo Nenevê, do Circo sem Lona. As aulas e as apresentações acontecem no Espaço Cultural Casa da Árvore, na 813 Sul.


Marcelo Nenevê é brasiliense, mestre pela Universidade de Brasília (UnB) e membro do Núcleo Experimental em Movimento (NEM/UnB), além de membro do grupo de cultura popular Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Foi aluno de importantes mascareiros do Brasil e do mundo, como Tiche Vianna, do Barracão Teatro, de Campinas; a canadense Sue Morrison e Hajo Schüler, do grupo alemão Familie Flöez. Dirigiu o programa de TV Grande Circular e as peças Bistrô, Os Porcos e Lá - Viver em Quadrados, premiada no Festival de Teatro do Amazonas (FESTA) - e menção honrosa no Festival Internacional de Teatro de Setúbal, em Portugal. Colaborou com a criação da metodologia Nem eu, nem o mundo, do Núcleo Experimental em Movimento (NEM/UnB), que circulou por Brasil, Chile, Angola, Cabo Verde, Portugal e China.

Foto: Humberto Araújo

Além do dramaturgo inglês, a formação traz como diferencial uma metodologia de confecção e utilização de máscaras. Essa maneira de ensinar é comum em escolas ao redor do mundo, como na França e na Argentina, mas é ainda pouco utilizada no Distrito Federal. “Eu sou palhaço. Minha formação se deu pela máscara. As máscaras são instrumentos pedagógicos, que, ao contrário do imaginário coletivo, revelam mais do que escondem”, destaca o professor. O projeto contará ainda com três apresentações em formatos distintos: intervenção urbana, show de variedades (varieté) e montagem de espetáculo. Tudo isso para que os estudantes construam suas próprias produções e tenham um maior contato com o público. Devido à pandemia, as vagas serão limitadas a 12 pessoas. As matrículas estão abertas até o dia 14 de março.

PROGRAME-SE Formação em teatro e palhaçaria (TEATRO/MÁSCARA - Shakespeare)

16 de março a 2 de dezembro

Quartas e Sextas, das 19h às 22h Espaço Cultural Casa da Árvore (813 Sul) Mensalidade: R$ 180,00. Para bolsa social, consulte condições especiais.

Informações: (61) 98184-2193

Para possibilitar a inclusão de bolsas sociais, a mensalidade varia entre 120 e 180 reais

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...