top of page
  • davicdm

MAMULENGO FUZUÊ CELEBRA 15 ANOS COM NOVA EDIÇÃO DO PROJETO "TEATRO É POPULAR!"

A iniciativa irá circular por três RAs do Distrito Federal, indo ao encontro do público nos territórios de origem do grupo

Foto: Davi Mello

Em 2022, a companhia Mamulengo Fuzuê celebra 15 anos de carreira artística dentro da tradição do teatro popular de bonecos. Para comemorar onde o povo está, o grupo realiza a 3ª edição do projeto “Teatro é Popular!”, ocupando escolas públicas e espaços comunitários em Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. A circulação será realizada entre os dias 3 e 5 de novembro, oferecendo espetáculos gratuitos para pessoas de todas as idades.


Criado em 2007, a partir da convivência do brincante Thiago Francisco com mestres e artistas da cultura popular, o Mamulengo Fuzuê segue dando continuidade a brincadeiras e folguedos tradicionais, sobretudo ao teatro de bonecos. São 15 anos de uma estrada que parte de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, atravessando fronteiras e chegando a países como México e El Salvador. Após as duas primeiras edições do “Teatro é Popular!”, realizadas em 2011 e 2017, o grupo retoma o projeto em seus territórios de origem, buscando aproximar suas comunidades das matrizes culturais brasileiras.


As brincadeiras, como são chamadas as apresentações de mamulengo, são comumente acompanhadas de música ao vivo, executada por músicos e musicistas brincantes. O enredo, ainda que tradicional, é sempre adaptado a cada público e encenado por bonecos/personagens que representam tipos sociais e seres fantásticos do imaginário popular. Uma forma de expressão reconhecida como patrimônio cultural brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan.


Cada RA contemplada com o projeto sediará duas brincadeiras do Mamulengo Fuzuê, sendo uma em escola pública e outra aberta em espaços comunitários. Visando acessar públicos variados, os espetáculos nas escolas contarão com interpretação em Libras e serão distribuídos para atender estudantes do ensino fundamental, médio, especial e EJA. No dia 03/11, o pouso será na EC 66 do Sol Nascente/Pôr do Sol e no CEM 304 de Samambaia. Já no dia 4, o projeto ocupa o Centro de Ensino Especial 02 de Ceilândia.


A terceira edição do Teatro é Popular! é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Ao final de todas as atividades, será lançado um videodocumentário, com legendas closed caption.


Histórico do grupo

Mamulengo Fuzuê é brincadeira aprendida com as tradições, é palhaço na rua, é boneco na tolda, é teatro popular que celebra a arte para despertar a transformação. O parto do grupo aconteceu no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF), no ano de 2007, quando o brincante ceilandense Thiago Francisco foi iniciado pelos bonequeiros Chico Simões (Mamulengo Presepada) e Walter Cedro (Mamulengo Sem Fronteiras). Desde sua origem, o cortejo dessa família segue Brasil adentro e mundo afora, firmado na convivência com mestres e mestras tradicionais. O grupo é composto pelo bonequeiro Thiago Francisco e pelos músicos e brincantes Maísa Arantes, Rene Bomfim, Layza Almeida, Gilson Alencar e Inácio Francisco.


PROGRAMAÇÃO ABERTA

03/11 - 09h45: Casa Azul (Samambaia)

04/11 - 14h: Instituto do Carinho (Ceilândia)

05/11 - 10h: Instituto Mãos Solidárias (Sol Nascente)


PROGRAME-SE

Teatro é Popular - 3ª edição

Celebração Mamulengo Fuzuê 15 Anos

ONDE: Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol - escolas e espaços comunitários

QUANDO: de 03 a 05 de novembro (verifique a programação)

ENTRADA: franca com classificação indicativa livre

Comments


bottom of page