top of page

MAITÊ PROENÇA CHEGA A BRASÍLIA COM A PEÇA "O PIOR DE MIM"

Com texto de autoria da própria atriz e sob a direção de Rodrigo Portella, em O Pior de Mim Maitê Proença revisita memórias em uma obra sensível e tocante.

Foto: Dalton Valério

Como em um íntimo diálogo com a plateia, Maitê parte de histórias pessoais para falar de todas as histórias, dos mecanismos desenvolvidos para proteger de dores do passado. “É sobre aquela porta dos fundos por onde todos escapamos quando ninguém está olhando, e levantamos muros onde gostaríamos de ter construído pontes”, explica. Pelas bordas dessas histórias universais, vão surgindo temas atuais como a nova mulher de 60, machismo e outros preconceitos. Numa clara opção pela alegria, a atriz enche de esperança temas que parecem não ter solução.

 

Indicada ao prêmio Cesgranrio, como melhor texto, e Cenym, como melhor monólogo, ambos em 2022, para Miguel Arcanjo Prado, membro APCA, a obra apresenta uma “atriz com farta capacidade de comunicação não só em sua atuação como também na dramaturgia que constrói, mostrando seu domínio das palavras e da poesia que emana delas”.

 

“Meus dramas familiares não têm nenhuma importância. A peça é sobre todos nós e o que fazemos com o enredo que nos foi dado. Refiro-me à minha própria história porque é a única que tenho, e ela me dá autoridade pra tratar dos assuntos que abordo na peça”, diz a atriz e autora.

 

A elaboração do texto teve como ponto de partida registros guardados da atriz e que resultaram em um livro de mesmo nome, lançado pela Editora Agir. “Nossas histórias pessoais são distintas, mas a forma que reagimos quando fragilizados é muito semelhante”, afirma Maitê em sua obra literária. O livro vai estar à venda no foyer do teatro nos dias de apresentação e será autografado pela autora.

QUEM FAZ

Texto e atuação: Maitê Proença | Direção e concepção cênica: Rodrigo Portella | Ator/câmera: Renato Krueger | Direção musical: Marcello H. | Cenário: Maitê Proença e Rodrigo Portella | Iluminação: Rodrigo Portella | Produção: Celso Lemos | Realização: Realejo Produções

 

PROGRAME-SE

[Teatro confessional] O Pior de Mim, com Maitê Proença

Local: CAIXA Cultural Brasília

Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4

Dias: 19, 20 e 21 de abril de 2024

Horário: sexta e sábado, às 20h e domingo, às 18h

Ingressos: R$ 15 (meia para clientes CAIXA e casos previstos em lei) e R$ 30 (inteira) | Vendas a partir das 13h de domingo (14 de abril) na bilheteria do teatro e pelo site https://bilheteriacultural.com/ depois 15h

Funcionamento da bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h

Duração: 60 minutos

Classificação: não recomendado para menores de 12 anos

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal - União e Reconstrução

Comentarios


bottom of page