"MAIO, ANTES QUE VOCÊ ME ESQUEÇA" NO TEATRO FELUMA

Nos dias 5 e 6 de dezembro, o Teatro Feluma vai receber o público, com toda segurança, para a estreia da peça “Maio, antes que você me esqueça”, com os atores Maurício Canguçu e Ílvio Amaral.

Qual o lugar do afeto, numa relação entre pai e filho, onde pouco coube a intimidade ao longo dos anos? Quando sobra intransigência, falta espaço para o encontro. E nesse contexto as heranças familiares vão muito além da construção de histórias, lugares e bens materiais. Uma doença que fragiliza a memória de uma vida é capaz de construir memórias afetivas entre o pai e o filho. Nesse espetáculo teatral, as memórias, lapsos, ressentimentos e descobertas tecem uma história, que nos lança numa sala, como testemunhas de um encontro dramático.


O espetáculo “Maio, antes que você me esqueça” comemora o aniversário de um ano do Teatro Feluma e é um presente que tem tudo a ver com o espaço.

O texto da peça foi escrito há mais de 10 anos pelo dramaturgo Jair Raso, que hoje é curador do Teatro Feluma. Ele atendeu a um pedido de Maurício e Ílvio, que pretendiam abordar o tema “Alzheimer”. Mas, o projeto não chegou a ser concretizado.

Neste ano, por causa da pandemia, vários projetos culturais foram feitos no país de forma on-line e os atores foram convidados para fazer uma leitura dramática em um evento cultural no Rio de Janeiro. Perceberam que era hora de tirar da gaveta o antigo projeto. Eles procuraram Jair Raso para começar os ensaios. Ao receberem outro convite para participar de um Festival de Teatro em Fortaleza, no Ceará, decidiram, junto com o autor, montar a peça.

Além da autoria da peça, Jair Raso acumula também as funções de diretor e iluminador. E ele conta com a ajuda da mulher, Andrea Raso, que atua como assistente de direção e é responsável pelo cenário e figurino. Com uma equipe tão envolvida, Jair Raso está certo de que o Teatro Feluma vai celebrar o primeiro ano de funcionamento em grande estilo.


As apresentações na capital mineira marcam também a estreia nacional do espetáculo, uma parceria importante com a produtora Cangaral nesse momento de reabertura do espaço para o teatro mineiro e o grande público.

Teatro Feluma completa 1 ano

O Teatro Feluma abriu as portas no dia 02 de dezembro de 2019, com a proposta de ampliar oportunidades para que artistas e produtores mineiros viabilizassem projetos culturais. Uma iniciativa da Fundação Educacional Lucas Machado, mantenedora da Faculdade Ciências Médicas (FCM-MG), que ao entregar ao grande público um espaço moderno, com tecnologia de ponta, buscou promover, também, a integração das artes ao ensino acadêmico.

Nesse aniversário de um ano, o Teatro Feluma tem muito o que comemorar. Frente a pandemia, manteve-se firme no propósito de promover conhecimento e cultura, fazendo do palco, espaço para as Lives. Nesse novo formato, lançou o Primeiro Festival de Teatro On-line Feluma e abriu portas para diversos eventos transmitidos de forma virtual.

QUEM FAZ

Texto e direção: Jair Raso

Atores: Ílvio Amaral e Maurício Canguçu

Assistente de direção, cenário e figurino: Andrea Raso

Foto: Raquel Guerra

PROGRAME-SE

Espetáculo: Maio, antes que você me esqueça.

Data: 05/12 (sábado ) às 21h e 06/12 ( domingo) às 19h

Local: Teatro Feluma, Alameda Ezequiel Dias, 275, Centro.

Ingressos: devem ser adquiridos pelo Sympla

AS MAIS LIDAS DA SEMANA...