"MACACO - RELATO A UMA ACADEMIA"

Após bem sucedidas apresentações virtuais, o espetáculo promove o encontro presencial, celebrando 25 anos de parceria entre ator e diretor.

Foto: Alonso Martinez

‘MACACO - Relatório a uma Academia’ é uma adaptação do diretor Beto Brown, a partir do conto de Franz Kafka, “Relatório a uma academia”, publicado em seu primeiro livro, em 1917, e interpretada pelo ator Eduardo Andrade.


Franz Kafka é um dos nomes importantes na literatura moderna, autor de, entre outros, ‘Metamorfose’ e ‘O Processo’. Mesmo passados cem anos, Kafka escreveu uma história, moderna, contemporânea, com ficção e ironia.


O ator Eduardo Andrade, que leva essa adaptação para a cena presencial, carrega uma vivência de mais de trinta anos como palhaço. Eduardo é ator, cenógrafo, artista plástico e palhaço profissional desde 1988. Membro da primeira formação da Intrépida Trupe e do grupo Irmãos Brothers, ficou conhecido como o palhaço Dudu. Além de formado em Desenho Industrial pela UERJ e mestre e doutor em design pela PUC do Rio de Janeiro, onde atualmente é pesquisador.


“Essa fábula genial e intrigante, pensada como montagem teatral, sofreu mudanças pela pandemia e foi apresentada como audiovisual. Hoje montamos num cenário de retomada da cena teatral, buscando a intensidade do encontro presencial, mostrando, como no texto, que a sobrevivência está cada vez mais relacionada a nossa capacidade de adaptação aos novos tempos”, explica Eduardo.


O texto conta a história de um macaco que é capturado na África, no começo do século passado, e levado para Hamburgo, a fim de ser exibido num zoológico. Durante sua viagem, dentro de uma pequena jaula num navio a vapor, percebe que, pela primeira vez em sua vida, não tem saída e morrerá se não encontrar uma. Observando os marujos do navio consegue desenhar e construir uma virada que o transformará totalmente. Através de muito esforço consegue uma façanha de que não se tem notícia de outro caso parecido: chega à formação média de um europeu intelectual.


QUEM FAZ

Texto: Franz Kafka

Adaptação e direção: Beto Brown

Atuação: Eduardo Andrade

Iluminação: Djalma Amaral

Cenário e Figurino: Teca Fichinski

Trilha Sonora: Marcos Kuzka

Direção e preparação corporal: Tatiana France

Visagismo/maquiagem: Rose Verçosa

Direção de produção: Rosane Cartier

Produção executiva: Beto Brown - beto.brown@gmail.com

Programação visual/Designer: Danielle Martins

Fotos: Alonso Martinez

Contrarregra: João Elias

Assessoria de imprensa: Luiz Menna Barreto (21) 99872-5534

PROGRAME-SE

‘Macaco - relatório a uma academia’

Casa de Cultura Laura Alvim - Av. Vieira Souto, 176 – Rio de Janeiro

Telefone: 2332-2015

Temporada de 8 a 30 de outubro

Sextas e sábados às 19h

Ingresso: R$50 inteira (R$ 25 meia)

Duração: 50 minutos

Link de vendas - https://www.sympla.com.br/eventos?s=o+praze&tab=eventos

AS MAIS LIDAS DA SEMANA... 

1/3